Karen Francis está em uma nova fase da sua carreira. Com um pop solar, a música “Expectativa” foi lançada nessa quarta-feira (22). A canção é o segundo single do seu primeiro disco, que está em fase de finalização. A direção do videoclipe da canção é de Demi Brasil.
Leia Mais:
- Coletânea ‘Seletivas Se Rasgum 2021’ apresenta talentos da música amazônica
- Primavera Sound Barcelona e Porto adiantam sucesso da edição brasileira
- Como a curadoria do line-up diferencia o Primavera Sound de outros festivais
Em entrevista exclusiva para o POPline.Biz É Mundo da Música, a cantora amazonense conta sobre o novo single, o lançamento do seu primeiro álbum, a sua trajetória na música e as suas participações em grandes festivais ainda neste ano, como o Se Rasgum e o Primavera Sound.
“Expectativa’ é um som gostoso, com uma pitada de referências afro-brasileiras. Meus últimos trabalhos foram mais voltados pro R&B, mas esse vem com uma energia dançante, mais enérgica, que faz a gente querer se mexer”, conta a artista.
“Criando a ‘Expectativa’”
“A ideia da música é falar sobre os sentimentos que andam juntos com a expectativa numa relação quase romântica, e o clipe vem pra mostrar tudo isso de uma forma descomplicada, sabe? Mostrar o cansaço que rola quando esperamos por alguém, mas também a atitude de não esperar mais, de entender que não vale mais a pena”, conta Karen. “Parafraseando o que Nina Simone disse, ‘é saber levantar da mesa quando o amor não está sendo servido'”, complementa Karen.
A canção foi produzida em maior parte de maneira remota, devido à pandemia da covid-19. A produção e mixagem é assinada por Tico Pro, que também é responsável pelo instrumental. Já a direção artística ficou sob encargo da cantora amazonense Elisa Maia.
A cantora assina parte do roteiro e da direção de arte do clipe, que foi gravado em estúdio e em alguns pontos de Manaus, como a entrada da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o viaduto da Av. Darcy Vargas. As gravações foram feitas em duas diárias e reuniu um elenco de figurantes formado, principalmente, por artistas negros e indígenas.
Mas, afinal, quem é Karen Francis?
Karen Francis é uma das representantes da nova MPB e do R&B contemporâneo produzido no Norte do Brasil. Nascida em Maués, no interior do Amazonas, a sua voz potente, a lírica sensível e a musicalidade estão impressas nas melodias da cantora, compositora e instrumentista.
Embora tenha nascido no interior do Amazonas, a cantora cresceu na capital, em Manaus. Parte do seu processo de musicalização foi influenciado pelos seus pais. A sua mãe, natural de Moçambique, trouxe na bagagem os ritmos africanos e um jeito próprio de cantar, já o seu pai, missionário, foi cantor em grupos de pagode.
A cantora aprendeu a tocar violão aos 9 anos. Quando completou 11, se mudou para Nova Olinda do Norte, Amazonas, e começou a se apresentar em igrejas, escolas e eventos da cidade. Aos 13 anos, ela já compunha suas primeiras músicas.
No período na adolescência, a paixão pelo mundo da música ficou mais forte, até que, em 2017, já determinada a seguir carreira musical, começou a cursar Licenciatura em Música na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
A paixão pelo mundo da música não bastava, Karen Francis fez “Acontecer”
Aos 18 anos, em 2018, a cantora lançou o EP de estreia, “Acontecer”, gravado e produzido em Blumenau, Santa Catarina. Com cinco composições próprias, que passeiam entre o MPB e o pop, discorrem sobre dramas amorosos, o desejo de libertar a si mesma e o outro.
Desde então, ela tem transformado em canções suas experiências enquanto mulher negra e lésbica na periferia de Manaus. Estão presentes nas suas composições discussões sobre dramas amorosos, desejos, ancestralidade e negritude.
Karen encerrou o ciclo iniciado três anos atrás com o projeto “Acontecer – Ao Vivo” e começou a preparar o terreno para o lançamento de seu primeiro álbum, que já conta com o single “Confissão”. Com participação de Anna Suav, foi produzido dentro da programação das Seletivas Se Rasgum Amazônia Legal, do Festival Se Rasgum, no Pará.
As parcerias de Karen Francis
A cantora já colaborou com outros nomes que fortalecem a música no Norte, como o rapper Ian Lecter e o grupo Saravá. Além disso, foi presença nos palcos da Mostra de Música Canção da Mata do Sesc/AM e no projeto Sofar Sounds. Karen também se apresentou em festivais como “Até o Tucupi”, “Somas”, “Virada Sustentável” e “Passo a Paço”.
> Como a curadoria do line-up diferencia o Primavera Sound de outros festivais
2022: O ano de Karen Francis
A cantora antecipa que o seu primeiro álbum está em fase de finalização e deve ser lançado ainda neste ano. Além disso, Francis estará presente nos palcos do Festival Se Rasgum, que acontecerá no Pará e, também, no Primavera Sound, em São Paulo.
O quadro “Quem é” do POPline.Biz é Mundo da Música que traz nomes que estão dando o que falar no mercado como MD Chefe, Tasha e Tracie, John Amplificado, Gabrá, Gabriela Gomes, João Gomes, Duquesa, Jessé Aguiar, Luan Estilizado, Ruivinha de Marte, Lukinhas, Kant, Zé Vaqueiro, Malu, Diego & Victor Hugo, Krawk, Vitor Fernandes, Rai Saia Rodada, Nattan, MC Dricka, Luthuly, Marina Sena, Joel Carlo, Melly, Juçara Marçal, Taty Pink, Danny Bond, Luccas Carlos e mais.