Foto: divulgação Lorde
in ,

Como a curadoria do line-up diferencia o Primavera Sound de outros festivais

Festival chega pela primeira vez ao Brasil em outubro e entrega uma programação diferenciada promovendo a cultura musical brasileira.

Como se destacar no mercado de shows mundial com um line-up diferenciado? A resposta está no primeiro fundamento do poder da música: a conexão entre as pessoas. Foi já com essa ideia que o Primavera Sound surgiu em 2001 em Barcelona (Espanha) e chega à 2022 com sete edições espalhadas pela Europa, Estados Unidos e América Latina.

> Saiba tudo sobre os ingressos do Primavera Sound

"Criado em Barcelona". Detalhe do painel de LED do festival Primavera Sound de 2017
“Criado em Barcelona”. Detalhe do painel de LED do festival Primavera Sound de 2017 / Foto: Getty Images (uso autorizado POPline)

No Brasil, São Paulo será palco da primeira edição nacional do Primavera Sound entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro. Além dos shows que acontecerão no Distrito Anhembi, a programação garante apresentações fora do ponto focal, conectando pessoas de diferentes faixas etárias, preferências musicais e poder aquisitivo diferentes.

Leia mais:

Esse é o grande diferencial. Em São Paulo, três palcos fora do Distrito Anhembi receberão artistas de diversos gêneros musicais em shows que se estendem de 31 de outubro até 4 de novembro.

Boogarins, Céu, Dead Fish, Liniker, Juçara Marçal, Jup do Bairro, Ratos de Porão, Tuyo, Urias, por exemplo, fazem o grande esquenta para os fãs de música trazendo diversidade de sons e estética.

O início

O festival surgiu de maneira tímida em Barcelona ainda nos anos 1990, mas foi em 2001 que os organizadores apostaram em um formato que mobilizou quase toda a cidade: diferentes palcos espalhados por diferentes bairros e que enalteciam pontos culturais importantes do país.

No ano seguinte, o evento já dobrava a capacidade de atendimento ao público e a quantidade de atrações. O LCD Soundsystem, por exemplo, foi revelado no festival e o The White Stripes despontava em 2003 como uma das maiores revelações do ano.

Conte uma história

Nos últimos 20 anos, o circuito de festivais mudou bastante. Saiu a ideia apenas de uma concentração de artistas para uma experiência. No entanto, nada em uma enorme arena vai adiantar sem a sensação de pertencimento dos fãs que ali estiverem. A comunidade local é essencial para a realização do evento.

O festival envolve os fãs até na divulgação do line-up. Você percebeu esse detalhe importante no vídeo de anúncio?

E é aí onde entra o Primavera na Cidade.

O line-up

Mais do que entregar ao público o que está em alta ou nomes já consagrados, o festival quer ampliar seus horizontes musicais.

Em 2017, por exemplo, Rosalía era uma das últimas artistas no pôster do evento com centenas de nomes. Pelo mesmo processo passaram outras atrações do Primavera Sound, hoje já com um espaço maior na indústria, como por exemplo, Jorja Smith, Glass Animais e Rina Sawayama.

Rosalía e equipe nos bastidores do Primavera Sound. Foto: Facebook (rosalia.vt)

O Primavera Sound leva em conta também a criação de um line-up mais igualitário. Na programação do Distrito Anhembi, por exemplo, há pouco mais de 30 artistas masculinos anunciados contra 28 femininos. Uma iniciativa que nasceu em 2019 e ainda se mantém em todas as edições do festival.

O intercâmbio musical também é algo importante. Elza Soares, Jaloo, Pabllo Vittar e Arnaldo Antunes também foram convidados para o Primavera Sound de Porto, em Portugal, e de Barcelona, na Espanha.

Primavera Sound São Paulo

O line-up completo do Primavera Sound já foi anunciado e os ingressos estão à venda. Arctic Monkeys, Björk, Interpol, Gal Costa, Travis Scott, Lorde, Charli XCX, Terno Rei e Mc Drika, por exemplo, são apenas alguns dos nomes presentes.

As vendas acontecem online e também na bilheteria oficial (Estádio do Morumbi – Bilheteria 5 / Portão 5 – em São Paulo).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Escrito por Amanda Faia

Ela existe! Quem é Dona Pureza, vivida por Dira Paes no cinema?

Tudo que sabemos sobre a festa de debutante da Melody!