banner com link para rádio globo
Tasha & Tracie | Foto: @stefflima
in

Quem é Tasha e Tracie, irmãs gêmeas revelação do rap nacional?

Com mais de 5 milhões de visualizações no canal do YouTube, a dupla acabou de participar do novo álbum da cantora Gloria Groove

Aos 26 anos, as irmãs gêmeas Tasha e Tracie Okereke estão despontando no rap nacional e deixando sua marca na cena.  As cantoras são as responsáveis pela criação do movimento “Expensive Shit” – nome homônimo ao blog que mantém – que visa a valorização da autoestima e da autonomia dos jovens negros, que vivem nas periferias, por meio de conhecimento, arte, moda e informação.

Leia Mais:

A dupla tem ganhado cada vez mais espaço em veículos de comunicação, inclusive internacionais, à partir do seu principal lema: “Somos arte, rua, África e não damos a mínima pras suas etiquetas”, conceito criado por elas e que difunde a moda urbana como forma de expressão e resistência, somada à criatividade, característica que elas transbordam.

Com mais de 5 milhões de visualizações no canal do YouTube e mais de 430 mil ouvintes mensais no Spotify, a dupla acabou de participar do novo álbum da cantora Gloria Groove, o aclamado “Lady Leste“. As irmãs dividem os vocais com Glória em “Pisando Fofo”.

As irmãs Tasha e Tracie ao lado da Gloria Groove | Foto: Acervo Pessoal

“Foi incrível demais porque acompanho ela e curto o trabalho desde os primeiros sons, foi a realização de um sonho a gente sempre quis fazer um som com ela!”, revela Tracie

Tasha concorda e completa: “Era uma meta na nossa carreira que aconteceu naturalmente e com identificação, o que fez melhor do que a gente imaginava, estamos muito felizes de fazer parte desse álbum histórico”.

Mas, afinal, quem é Tasha e Tracie? Qual a sua história? As cantoras são o destaque de hoje do “Quem é” – quadro do POPline.Biz é Mundo da Música que traz nomes que estão dando o que falar no mercado como John AmplificadoGabráGabriela GomesJoão GomesDuquesaJessé AguiarLuan EstilizadoRuivinha de MarteLukinhasKant, Zé VaqueiroMaluDiego & Victor HugoKrawk, Vitor Fernandes, Rai Saia RodadaNattanMC DrickaLuthuly, Marina Sena, Joel Carlo, Melly, Juçara MarçalTaty PinkDanny BondLuccas Carlos e mais.

Acompanhe os artistas que estão se destacando na indústria musical acessando nosso Instagram, @poplinebizmm.

Quem é Tasha e Tracie?

O principal estímulo das garotas, cuja mãe é brasileira e o pai nigeriano, começou dentro de casa e de maneira inusitada. “Quando mais novas, nossos pais não tinham dinheiro para comprar as coisas para a gente. Aprendemos a garimpar nossas roupas em brechós e transformá-las à partir das nossas ideias, ancestralidade e gostos”, afirma Tasha Okereke. À partir daí, elas traçaram um projeto de vida e um modelo de negócio que tem como meta a emancipação e a valorização da cultura negra e periférica.

Elas atuam como DJs, diretoras de arte, designers e palestrantes, mas as irmãs se denominam ativistas periféricas e recusam qualquer outro tipo de rótulo. “Não queremos nos limitar. Todo o nosso trabalho giram em prol da luta dos homens e mulheres negras”, afirma Tracie Okereke.

Tasha e Tracie | Foto: @stefflima

Tasha e Tracie foram as primeiras brasileiras a figurar no portal “Afropunk”, referência mundial em estilo, elas também participaram da versão brasileira da websérie da ID “Beyond the Beauty With Grace Neutral”. Além disso, foram as vencedoras do concurso “Melissa Meio-Fio” – promovido pela marca de calçados e com votação popular via internet – e organizaram um desfile com criações próprias inspiradas nos orixás do Candomblé, religião de matriz africana.

A ação foi documentada e tornou-se exposição no Festival Internacional de Arte de São Paulo, o SP-Arte 2017. Logo depois, participaram da campanha “RevolutionAirs”, da multinacional Nike, ao lado de nomes como Rafaela Silva, Karol Conka e Preta Gil.

Sobre seus lançamentos musicais, após o aclamado “Rouff” em 2019, a dupla de artistas lançou em 2021 o esperado “Diretoria”, composto por 6 faixas, produzidas por Pizzol, Mu540, Devasto, CESRV direção artística de DonCesão e lançado pelo selo Ceia Ent.

“Enxergamos “Diretoria” como um pé na porta. A gente tentou passar um recado que somos MC’s, sem essa de RAP de Mina. Com esse EP conseguimos passar a mensagem e agora podemos entrar em outros assuntos e vibes assim como falar de sensibilidade, que são os próximos passos”, comenta Tasha.

Em “Diretoria”, seguem presentes alguns samples de funk e brasilidades, como é o caso da música que leva o nome do trabalho, “Diretoria”, carregada de referência às escolas de samba. “Nas reuniões sobre o EP, Cesão pensou nessa ideia e como a família da Nicole vem da cultura do carnaval, resolvemos trazer essa referência, motivo pelo qual a capa do disco nos mostra de outra forma”, complementa Tasha.

As letras carregam falas sobre conquistas e empoderamento, discurso esse alinhado com toda trajetória da dupla na música e no lifestyle. Ao contrário do primeiro EP “Rouff”, esse novo trabalho trouxe “sensações mais divertidas. Apesar de ser um disco mais denso, nos sentimentos mais soltas. Tudo acaba sendo político quando é uma pessoa marginalizada fazendo, mas a diferença é que estamos sobrecarregadas com tudo que tem acontecido no mundo e por isso a gente se propôs a colocar nosso momento numa proposta mais divertida”, complementa Tracie.

Também em 2021, a dupla foi selecionada pelo #YouTubeBlack Voices (Fundo Vozes Negras). O programa tem o objetivo de promover perspectivas mais autênticas e diversas, celebrando a cultura negra, o YouTube. Tasha e Tracie estão listadas ao lado de artistas como Jonathan FerrLiniker e Rico Dalasam

Atualmente, as irmãs integram o selo musical Ceia Ent. e são colunistas no Uol Tab e dividem seus dias entre a escrita, confecção de roupas, discotecagem em festas, militância e o desenvolvimento de projetos em prol do Jardim Peri, quebrada da Zona Norte paulistana, em que nasceram e onde vivem até hoje.

Escrito por Rafa Ventura

Renatinha: filha do rapper Sidoka nasce e viraliza na web

Matthew McConaughey quer fazer "Magic Mike 3"

Matthew McConaughey quer fazer “Magic Mike 3”