O Instagram anunciou que a partir de maio os criadores e colecionadores selecionados já podem compartilhar seus colecionáveis digitais – artes, imagens e vídeos, música ou cartões comerciais – como “tokens não fungíveis” (NFTs). A tecnologia blockchain possibilita impulsionar novas ferramentas para obter renda.
Leia Mais:
- Pharrell Williams lança ‘GODA’, uma plataforma NFT ‘fiel às vozes criativas’
- Milton Nascimento anuncia despedida dos palcos e turnê com ingressos em NFT
- Fotógrafa especialista em capas de álbuns é única brasileira em expo de NFT mundial
- Conheça o ‘checklist’ para ter sucesso com vídeos no Instagram e Facebook
- Instagram testa tela cheia no feed semelhante ao TikTok
Os NFTs são um tipo de criptomoeda que ajudam os criadores a terem mais controle sobre o seu trabalho, seu relacionamento com os fãs e na monetização. De acordo com a Meta, a equipe está analisando o que os criadores já estão fazendo nas tecnologias da empresa para melhorar a experiência e ajudar a criar mais oportunidades de lucro e levar os NFTs a um público mais amplo.
Como vão funcionar os colecionáveis digitais no Instagram?
A empresa começou a testar os colecionáveis digitais com uma parte de criadores e colecionadores dos Estados Unidos que poderão compartilhar NFTs no Instragram que eles criaram ou compraram. Veja o que o recurso inclui:
- Conectando uma carteira digital: Os criadores e colecionadores, quando estiverem conectados, poderão escolher quais NFTs de sua carteira gostariam de compartilhar na plataforma.
- Compartilhamento de colecionáveis digitais: Quando um criador ou colecionador postar um colecionável digital, ele terá um efeito cintilante e poderá exibir informações públicas, como uma descrição do NFT. Além disso, as postagens também serão visíveis em seu perfil.
- Marcação automática do criador e do colecionador: O criador e o colecionador podem ser atribuídos automaticamente na postagem colecionável digital (sujeito às suas configurações de privacidade).
> Descubra os Reels em alta do Instagram no #POPlineBizTrends
O Instagram e o universo das criptomoedas
Segundo a Meta, a criação do suporte para NFTs pode melhorar a acessibilidade, além de diminuir as barreiras à entrada e ajudar que o espaço da criptomoeda seja mais inclusivo para todos.
“As pessoas podem usar nossas ferramentas, para manter suas contas seguras e denunciar colecionáveis digitais que vão contra nossas diretrizes da comunidade”, apontou a empresa em um comunicado oficial.
Leia Mais:
- Facebook Reels: como os criadores podem ganhar dinheiro?
- Conheça 10 diferenciais indicados pelo Instagram e Facebook para conteúdos
Qual é o próximo passo?
A empresa ainda pretende lançar os colecionáveis digitais no Facebook e, também, permitir que as pessoas exibam e compartilhem seus colecionáveis digitais como adesivos nos Stories do Instagram.