banner com link para rádio globo
Facebook Reels: como os criadores podem ganhar dinheiro?
Facebook Reels: saiba como os criadores podem ganhar dinheiro. Foto: Divulgação/Meta
in

Facebook Reels: como os criadores podem ganhar dinheiro?

“Estamos focados em tornar os Reels a melhor maneira de criadores serem descobertos, se conectarem com o público e ganharem dinheiro”, afirma o comunicado da Meta

Enfim, o Facebook Reels expandiu essa semana (22) a disponibilidade para iOS e Android em mais de 150 países em todo o mundo. A rede social também apresentou as melhores maneiras de ajudar os criadores a ganhar dinheiro, além de novas ferramentas de criação e mais lugares para assistir e criar Facebook Reels, configurando mais um avanço da rede social de Mark Zuckerberg em estabelecer uma concorrência direta ao TikTok.

Leia Mais:

Atualmente, os vídeos representam quase metade do tempo que as pessoas passam no Facebook, e os Reels são o formato de conteúdo que mais cresce no Facebook e no Instagram.

“Estamos focados em tornar os Reels a melhor maneira de criadores serem descobertos, se conectarem com o público e ganharem dinheiro. Também queremos tornar divertido e fácil para que as pessoas encontrem e compartilhem conteúdos relevantes e divertidos”, disse o comunicado da Meta.

Facebook Reels: como os criadores podem ganhar dinheiro?
Facebook Reels: saiba como os criadores podem ganhar dinheiro. Foto: Divulgação

Diferentes maneiras de monetização com os Facebook Reels

O Facebook está criando uma variedade de oportunidades para os criadores ganharem dinheiro com seus Reels. Nos Estados Unidos, o programa Reels Play bonus, parte do investimento de US$1 bilhão em criadores de conteúdo, paga até US$ 35.000 por mês a criadores qualificados, com base nas visualizações de seus Reels qualificados ao programa.

Esses bônus ajudaram criadores a financiar sua criação de Reels e a entender melhor quais tipos de conteúdo funcionam melhor no Facebook. Nos próximos meses, a rede social promete que irá expandir o programa de bônus para mais países, para que mais criadores possam ser recompensados ​​por criar Reels apreciados por suas comunidades.

Com base na expertise em ajudar criadores de conteúdo a obter uma receita significativa com a monetização dos produtos, como anúncios in-stream e Estrelas, o Facebook também está criando opções de monetização direta para os Facebook Reels por meio do compartilhamento de receita de anúncios e suporte aos fãs. A empresa anunciou que está expandindo os testes de anúncios de sobreposição dos Reels do Facebook para todos os criadores de conteúdo nos Estados Unidos, Canadá e México e para mais países nas próximas semanas.

A plataforma está iniciando com dois formatos: anúncios em banner, semitransparentes em sobreposição na parte inferior de um vídeo do Reels no Facebook, e anúncios em figurinhas: um anúncio gráfico estático que pode ser colocado por um criador em qualquer lugar do seu Reels. Esses anúncios sem interrupções permitem que os criadores ganhem uma parte da receita gerada pelo anúncio.

Qualquer criador nos Estados Unidos, Canadá e México que faça parte do programa de anúncios in-stream está automaticamente qualificado para monetizar seus Reels compartilhados publicamente com anúncios. Até meados de março, esses testes serão expandidos para criadores em quase todos os países onde os anúncios in-stream estão disponíveis.

Facebook Reels: como os criadores podem ganhar dinheiro?
Facebook Reels. Foto: Divulgação

Os criadores de conteúdo poderão saber mais sobre os anúncios de sobreposição no blog Meta for Creators. A rede social de Mark Zuckerberg também começará a testar as Estrelas nos Facebook Reels nas próximas semanas, para que as pessoas possam comprar e enviar estrelas enquanto assistem aos Reels para apoiar os criadores. Tanto os anúncios de sobreposição quanto as Estrelas são projetados para que, à medida que mais pessoas visualizem e se envolvam com os Reels no Facebook, a monetização dos criadores possa aumentar.

Além disso, também foram lançados controles de adequação à marca, incluindo Listas de Editores, Listas de Bloqueio, Filtros de Inventário e Relatórios de Entrega para Anúncios em Banner e Figurinhas em Reels do Facebook em todas as regiões em que estão disponíveis, dando aos anunciantes mais controle sobre como seus anúncios aparecem em locais em que não consideram adequado para a marca ou campanha de um criador de conteúdo.

Em acréscimo, o Facebook também está testando anúncios em tela cheia e imersivos junto com os Facebook Reels desde outubro do ano passado e eles serão lançados globalmente nos próximos meses. Assim como com o conteúdo orgânico no Facebook, as pessoas podem comentar, curtir, visualizar, salvar, compartilhar ou ignorá-los.

Mais ferramentas de edição de Reels

Além dos recursos anunciados no ano passado, criadores de todo o mundo poderão acessar:

  • Remix: crie seu próprio Reel junto com um reel já existente e compartilhado publicamente no Facebook. Ao criar um Remix, você poderá criar um Reel que inclua, na íntegra ou em partes, o reel de outro criador.
  • Reels de 60 segundos: Faça reels de até 60 segundos
  • Rascunhos: Em breve você poderá criar um reel e escolher “Salvar como rascunho” abaixo do botão Salvar.
  • Video Clipping: Nos próximos meses, planejamos lançar ferramentas de recorte de vídeo que facilitem este processo para os criadores que publicam vídeos gravados ao vivo ou de longas durações, para testar diferentes formatos.
Facebook Reels: como os criadores podem ganhar dinheiro?
Saiba como criar um Facebook Reels. Foto: Divulgação/Meta

Crie e descubra Reels em novos lugares

Nas próximas semanas, o Facebook lançará as seguintes atualizações para facilitar a criação e descoberta de Reels em novos lugares:

  • Reels nos Stories: Você pode compartilhar Reels públicos nos Stories no Facebook, facilitando o compartilhamento dos seus Reels favoritos com os seus amigos, dando aos criadores mais visibilidade e alcance. Você também poderá criar Reels a partir de Stories públicos já existentes.
  • Reels no Watch: Você poderá assistir e criar Reels diretamente na aba Watch.
  • Topo do Feed: Estamos adicionando um novo rótulo de Reels na parte superior do Feed para que você possa criar e assistir facilmente aos Reels com apenas alguns cliques.
  • Sugestões de Reels no Feed: Em alguns países, estamos começando a sugerir Reels de produtores que você ainda não segue, mas que podem te interessar, em seu Feed.

De acordo com o Facebook, a rede social também explorando maneiras de tornar mais fácil para os criadores compartilharem Reels tanto para o público do Facebook quanto para o do Instagram, como na opção de publicação cruzada.

Você poderá encontrar os Facebook Reels em seu Feed, Grupos e na aba Watch. Ao visualizar um Reel, você poderá seguir o criador diretamente do vídeo, curtir e comentar ou compartilhá-lo com amigos.

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Escrito por Láisa Naiane

Lina alerta Eslô sobre votos: “Quem apanha não esquece”

Gloria Groove leva Lady Leste pro Rio em show no festival Será Q Abre?