Warner Chappell renova acordo global com George Michael
Warner Chappell renova acordo global com o catálogo de George Michael. Foto: Getty Images
in

Warner Chappell renova acordo por catálogo de George Michael

“Esperamos continuar nosso relacionamento extremamente bem-sucedido e, o mais importante, manter o status e a integridade do trabalho de George por muitas gerações”, diz o advogado de George Michael

A Warner Chappell Music UK renovou seu acordo global com o catálogo de George Michael. De acordo com o Music Week, a renovação foi anunciada após a competição “acirrada” pelo catálogo do ícone da música, durante o atual boom no mercado de direitos autorais de músicas perenes.

Catálogos Musicais: bilhões de dólares movimentam mercado

O acordo fará com que a editora global continue a curar e nutrir o legado de um dos compositores de maior sucesso do mundo. O acordo – que continua uma parceria que se estende por mais de quatro décadas – abrange o trabalho solo de George Michael e as músicas que ele escreveu enquanto era membro do grupo “Wham!”.

O anúncio vem enquanto os fãs esperam ver o “Wham!’s Last Christmas”  no número 1 novamente, cinco anos após a morte de George Michael exatamente no dia do Natal de 2016. O álbum atingiu o ápice no final de 2020 – a primeira vez que alcançou esse pico desde seu lançamento em 1984. Seu ex-colega de banda Andrew Ridgley disse que era “uma prova de seu encanto e apelo atemporal” e um “tributo adequado ao gênio de composição de George”.

Warner Chappell renova acordo por catálogo de George Michael
Warner Chappell renova acordo por catálogo de George Michael. Foto: Kevin Winter/Getty Images)

Leia Mais:

George Michael estabeleceu uma audiência de streaming, incluindo 21 milhões de ouvintes mensais no Spotify, à medida que sua gravadora Sony Music continua a alcançar fãs novos e existentes com o catálogo de clássicos. A coleção Twenty Five teve 85.403 vendas até agora este ano (em grande parte devido ao consumo de streaming), de acordo com a Official Charts Company.

Ao longo de sua carreira, George Michael vendeu mais de 125 milhões de discos em todo o mundo. Ele liderou as paradas nos Estados Unidos oito vezes e teve sete canções No.1 no Reino Unido. Ele ganhou seis Ivor Novello Awards por sua composição e também recebeu três BRIT Awards e dois Grammy Awards.

A renovação do contrato ocorre no momento em que a Warner Chappell Music está fechando acordos com novos parceiros, de Roblox a Peloton, para permitir que seus compositores se beneficiem do uso de música nessas plataformas. Também tem expandido sua presença global, abrindo recentemente escritórios em cidades como Hanói e Xangai, para explorar o mercado asiático em rápida expansão.

“Essa abordagem estratégica oferece oportunidades de apresentar os clássicos atemporais de George Michael para ainda mais fãs de música”, disse o anúncio da Warner Chappell.

Chris Organ, advogado de George Michael e co-executor do George Michael Estate, disse: “Estamos genuinamente satisfeitos que, após muitos meses de discussões e negociações detalhadas, renovamos nossa associação de longa data com WCM, que começou no início dos anos 80. Vivemos em uma época de vendas e aquisições, e o interesse e a competição por este catálogo eram ferozes”, relatou.

George era um homem muito leal que valorizava e cultivava relacionamentos comerciais de longo prazo; mas queria ser lembrado como um grande compositor. Acreditamos fortemente que seu legado como compositor, e a proteção e aprimoramento deste catálogo estelar de músicas, é melhor servido por um relacionamento tradicional e prático com uma editora musical estabelecida”, destaca Organ.

“A atual estrutura e gestão da Warner Chappell Music é ideal para atingir esses objetivos. Esperamos continuar nosso relacionamento extremamente bem-sucedido e, o mais importante, manter o status e a integridade do trabalho de George por muitas gerações“, finaliza o advogado.

Guy Moot e Carianne Marshall, co-presidentes da Warner Chappell Music, acrescentaram: “George Michael é um dos maiores compositores de todos os tempos. Todos nós ainda sentimos falta de sua personalidade envolvente, mas ele deixou o legado mais incrível na forma de suas músicas e performances. Assumimos nossa responsabilidade de curar e promover seu catálogo de forma incrivelmente séria, porque mesmo as melhores músicas ainda precisam de campeões enérgicos”.

Com a música nas plataformas digitais, àquela canção que lembra bons momentos pode ser ouvida a qualquer instante. De “hits atemporais” o catálogo infinito de canções nos streamings, estão repletos de opções. E nos últimos meses, o mercado tem visto que os artistas que possuem álbuns e produções históricas que são sinônimo de plays. Saiba mais detalhes sobre esse mercado de catálogos musicais acessando aqui. 

Escrito por Láisa Naiane

10 referências a Rebelde (MX) e Rebelde Way (AR) no reboot da Netflix

10 referências a Rebelde (MX) e Rebelde Way (AR) no reboot da Netflix

Homem-Aranha: Jamie Foxx aumenta indícios de Garfield e Maguire no filme

Mulher lança spray de pimenta em crianças que deram spoiler de Homem-Aranha