Warner Chappelj assina curadoria musical de série da Amazon
Foto: Série "Dom", Amazon Prime Video/Divulgação
in

Warner Chappell assina curadoria musical de série da Amazon

O departamento de sincronização da Warner Chappell Brasil, composto pelas executivas Flavia Cesar e Nathalia Macedo é o responsável pela estratégia do catálogo musical

A série brasileira original Amazon Prime Video, “Dom”, que foi lançada mundialmente na sexta-feira (4), teve a curadoria musical assinada pelo departamento de sincronização da Warner Chappell. A editora tem 85% das músicas licenciadas na série, entre elas, estão: “Minha Alma” (O Rappa), “Creep” (Radiohead), “I’ve Got You Under My Skin” (Cole Porter), “Na Sombra De Uma Árvore” (Hyldon) entre outras.

O POPline.Biz é Mundo da Música conversou com Flavia Cesar, Manager, Strategic/Commercial/Film Sync Licensing da Warner Chappell Brasil que participou do projeto e organizou a estratégia de catálogo juntamente com Nathalia Macedo, Licensing Coordinator da Warner Chappell Brasil. No diálogo, apontamos os bastidores do trabalho meticuloso de curadoria musical que consistiu em 4 meses de imersão.

Flavia Cesar e Nathalia Macedo, executivas da Warner Chappel Brasil que coordenaram a curadoria musical da série "Dom" da Amazon Prime Video
Foto: Flavia Cesar e Nathalia Macedo, executivas da Warner Chappel Brasil que coordenaram a curadoria musical da série “Dom” da Amazon Prime Video/Divulgação

O convite para participar da série surgiu da Produtora Executiva do filme, Ramona Bakker, que já tinha trabalhado com o Manager Director da Warner Chappel Brasil, Marcel Klemm, na Globo; e enxergou uma oportunidade de utilizar a expertise de catálogo e do mercado de filmes da Editora.

“Marcel nos apresentou, e eu e Nathalia começamos a trabalhar, vendo cena por cena, pesquisando músicas, um trabalho longo e de muito conhecimento do catálogo da Warner Chappell. O processo levou cerca de 4 meses para ser finalizado”, revela Flavia.

Com oito episódios de uma hora cada, a série “Dom” conta com Breno Silveira como Diretor e Showrunner, produção pela Conspiração e foi lançada em mais de 200 territórios exclusivamente no Prime Video.

Diante do catálogo licenciado, as executivas aproveitaram os ganchos do roteiro para saber quais as músicas que se encaixariam melhor em cada cena.

Tivemos que entrar de cabeça na série, foram muitos finais de semana, vendo e revendo cada cena, cada marcação. Muitas reuniões com o pessoal da Conspiração que nos trazia a visão do Breno Silveira, que já era um caminho. É uma série datada, também tivemos que ficar atentas a isso, não era possível colocar, por exemplo, músicas de 2000 na fase da série que se passa na década de 1970. Foi preciso entender, estudar cada década e ver as melhores músicas que se encaixavam na cena“, revela Flavia.

Para conseguir sincronizar tantas obras, também é necessário ter uma grandiosa e atualizada gestão de dados desses autores, que precisam estar de acordo com as respectivas liberações. Flavia revelou como foi esse processo e o cuidado da Editora nesse setor.

“Temos um contato muito próximo com os nossos autores, eles são a Warner Chappell, o setor de Copyright trabalha na base de dados fazendo sempre a atualização dos contatos. O setor de A&R, que é o responsável pelas contratações, também nos ajudou muito com a ponte com os autores. Nenhuma obra foi licenciada sem anuência do autor ou do seu representante. Temos um cuidado muito grande com a parte do Direito Moral. O autor precisa estar ciente da negociação, do projeto e estar de acordo com ele, isso vale também para as obras internacionais”, destaca a executiva.

Depois dessa experiência, a Manager Strategic aponta mais oportunidades no setor que está em constante crescimento, como aponta uma pesquisa recente do Instituto Qualibest, indicando que o consumo de streaming no Brasil já é superior ao de TV a cabo.

“2021, 2022 e 2023 serão anos de um crescimento grande no mercado nacional. São várias produções em andamento. Já fomos contactados para outros trabalhos iguais a esse  nós estamos prontas para os novos projetos, representando nossos autores e nosso incrível catalogo. Nossa meta é ser a empresa número um em solução musical para nossos clientes“, diz Flavia.

Dom, série brasileira na Amazon Prime Video

Dom é um drama inspirado na história real de Victor, um policial que dedicou sua vida à guerra contra as drogas, e seu filho Pedro, dependente químico que ficou conhecido como um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro.

A série conta a trajetória de Pedro, um garoto da zona sul carioca que descobre a cocaína ainda na adolescência e acaba se tornando o líder de uma quadrilha de criminosos que dominou as manchetes dos jornais cariocas no começo dos anos 2000.

A produção conta também a trajetória de Vitor Dantas, pai de Pedro Dom, um mergulhador sem grandes ambições na vida que ainda na juventude faz uma descoberta no fundo do mar, reporta às autoridades e acaba entrando para o serviço de inteligência da polícia. A produção mostra a jornada de pai e filho que seguiram caminhos totalmente opostos, frequentemente espelhando e complementando um ao outro, enquanto ambos lidam com situações que deixam a linha entre certo e errado cada vez mais tênue.

Além de Gabriel Leone e Flavio Tolezani, o elenco é composto por Filipe Bragança, Raquel Villar e Isabella Santoni, Ramon Francisco, Digão Ribeiro, Fabio Lago, Julia Konrad, André Mattos, entre outros. Dom conta com direção de Vicente Kubrusly e Breno Silveira, que também liderou o time de roteiristas formado por Higia Ikeda, Fabio Mendes, Carolina Neves e Marcelo Vindicatto. A série é produzida por Renata Brandão, Breno Silveira e Ramona Bakker, da Conspiração. Antonio Pinto é responsável pela trilha sonora.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Escrito por Láisa Naiane

Anitta é vista em gravação em área de lazer no Rio de Janeiro

Anitta é vista em gravação em área de lazer no Rio de Janeiro

“Bicycle”: música + carta + tradução da música do RM do BTS