in ,

Muito além da música: TikTok é ferramenta para emplacar livros entre best-sellers

Jovens leitores viram ‘booktokers’, emplacam virais no TikTok, e aquecem mercado literário no Brasil e no mundo.

(Fotos: TikTok @theagoneiva e @patzzic)

A força do TikTok para o mundo da música, todo mundo já conhece. Músicas novas ou antigas despontam nas paradas a todo momento por conta de virais de dança ou desafios no aplicativo chinês. Mas o TikTok também se tornou um impulsionador do mercado literário. Como as paradas do Spotify ou da Billboard, os rankings de best-sellers – no Brasil e no mundo – também são impactados pelo potencial viral dos vídeos curtos. As editoras estão atentas.

>> Conheça 10 livros que viralizaram no TikTok!

Muito além da música: TikTok é ferramenta para emplacar livros entre best-sellers
(Fotos: TikTok)

“Os Dois Morrem no Final”, livro do norte-americano Adam Silvera, foi publicado recentemente no Brasil pela Intrínseca depois de viralizar no aplicativo. “A gente viu ele despontando no TikTok lá fora e descobriu que os direitos estavam disponíveis no Brasil”, conta a editora de aquisições Talitha Perissé. O romance foi catapultado para a lista dos mais vendidos aqui no país. “A gente não consegue dar a certeza de que o TikTok carregou ele para cima, mas consegue dizer que sem dúvida ajudou a chamar nossa atenção”, pontua.

Muito além da música: TikTok é ferramenta para emplacar livros entre best-sellers
(Fotos: TikTok)

O livro, inclusive, vai virar uma série sob os cuidados do mesmo criador de “Bridgerton”. Não é um caso isolado. Recentemente, a Netflix anunciou que fará um filme baseado em “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, romance de Taylor Jenkins Reid. O livro é um dos queridinhos dos usuários no TikTok, o que ajudou a alavancar suas vendas. Os vídeos postados sobre Evelyn Hugo acumulam 250 milhões de visualizações no app.

Leia mais:

Outro exemplo: “Vermelho, Branco e Sangue Azul”, que vendeu mais de 54 mil exemplares no país em 2021 e vai virar filme no Prime Video. Vídeos envolvendo o título em português acumulam mais 97 milhões de reproduções no TikTok. Já o título em inglês – “Red, White and Royal Blue” – passa de 538 milhões de visualizações.

@newjazzgirll Amei fazer esse 💃🏻 {ib : @m(alu)oony } #fypシ #booktok #booktokbrasil #vermelhobrancoesangueazul #vbsa #rwrb #queerbooks ♬ original sound – Moony

Casos como o de “Jake Livingstone” estão no radar das editoras. Olhar o que dá o que falar no TikTok lá fora se tornou mais uma função para editoras de aquisição no Brasil. “A gente está de olho em tudo o tempo todo. Mas, na Intrínseca, uma das nossas diretrizes sempre é: o livro precisa ser bom”, ressalta Talitha Perissé. Mas, se há tantos leitores falando que é, vale sempre prestar atenção, é claro.