banner com link para rádio globo
TikTok realiza campanha global para prevenir bullying online
Foto: TikTok, #CultiveGentileza/Divulgação
in

TikTok lança campanha global para prevenir bullying online

A campanha do #CultiveGentileza reúne uma série de vídeos criativos que visam aumentar a conscientização sobre o bullying online

O TikTok lança campanha global para prevenir bullying online, a #CultiveGentileza. De acordo com a plataforma, essa ação que iniciou hoje (9) vem sendo preparada nos últimos meses, mas, acontece enquanto a plataforma se pronunciou recentemente sobre morte do filho da cantora Walkyria Santos, Lucas, de 16 anos, que tirou sua vida na última semana (3) após receber comentários maldosos devido a um vídeo publicado na plataforma.

“Somos movidos por nossa paixão em manter um ambiente acolhedor para nossa comunidade global, e durante o ano passado apresentamos uma série de recursos que visam promover a gentileza e prevenir o bullying”, diz o TikTok.

A campanha do #CultiveGentileza reúne uma série de vídeos criativos que visam aumentar a conscientização sobre o bullying online e como todos nós podemos escolher a gentileza.

“No TikTok, valorizamos a confiança de nossa comunidade e trabalhamos duro para mantê-la, cultivando uma atmosfera inclusiva. O bullying prejudica a natureza do nosso aplicativo, construída com base na confiança, atingindo de forma negativa a confiança das pessoas nelas mesmas. Estamos cientes de que, embora as interações no aplicativo possam parecer inofensivas para alguns, o impacto das experiências online das pessoas nem sempre desaparece quando elas fecham o aplicativo”, diz o comunicado da plataforma.

TikTok realiza campanha global para prevenir bullying online
Foto: TikTok/Unsplash

Leia Mais:

Como parte do compromisso contínuo de promover a gentileza online, o TikTok lança em sua conta @masterclassbr uma série de vídeos animados que contam as histórias reais e pessoais de seis criadores cujos estilos de animação distintos complementam suas experiências diversas.

Através dos vídeos, esses criadores talentosos oferecem perspectivas sobre como combater o bullying, mostram o impacto não intencional que esse comportamento prejudicial pode ter e nos lembram por que é importante trabalharmos juntos para evitá-lo.

  •        Em Bloqueie os agressores, @milkymichii revela como ela lida com duetos rudes e não gentis.
  •        Por meio da introspectiva “Por que você faria isso?”, @recokh compartilha como suas inseguranças estão por trás do desejo de ser cruel com os outros e como navegar por esses sentimentos.
  •       Com Comentários que quero guardar, @kellyemmrich mostra como superar os comentários negativos, concentrando-se nas comunidades positivas sobre ela.
  •         Em Afaste-se, @amyrightmeow dá conselhos sobre o que fazer quando as pessoas intencionalmente deturpam seus pensamentos.
  •        Em “Poder das Palavras”, @rosie.gif explora o impacto que as micro agressões podem ter e pede para que as pessoas pensem antes de postar e compartilhar.
  •        Por meio de “O que não queremos ver”, @king.science incentiva as pessoas a tratarem umas às outras com cuidado e compaixão.

Ao usar seus estilos de animação e vozes distintas, e se revelando no final dos vídeos, esses criadores transmitem uma mensagem importante: por trás de cada conta está um ser humano real que merece ser tratado com gentileza e respeito.

Espalhando gentileza no TikTok

As comunidades TikTok prosperam quando a gentileza e o cuidado estão em primeiro lugar. Vídeos usando hashtags relacionadas à gentileza, incluindo #amor, #respeito e #apoio, conquistaram mais de 400 bilhões de visualizações e geraram quase 50 bilhões de criações de vídeo em todo o mundo. 

Stickers e efeitos criativos de coração também estão entre os recursos de produtos mais populares no TikTok para celebrar a gentileza. Eles foram adicionados a mais de 2 bilhões de vídeos globalmente no ano passado, com nossas comunidades nos Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, Brasil e México usando-os ao máximo. Apenas no Brasil, foram mais de 450 milhões de vídeos. 

“Estamos empenhados em promover o bem-estar e um comportamento online positivo, à medida que nos esforçamos para tornar possíveis experiências significativas e agradáveis para todos. Isso inclui trabalhar para remover contas e conteúdos relacionados ao assédio e ao bullying. Bullying não é tolerado no TikTok e trabalhamos para combatê-lo por meio de nossas políticas, recursos e parceiros, como a SaferNet no Brasil, conforme continuamos a defender abordagens abrangentes para a segurança online”, diz o TikTok.

Na última semana, o TikTok iniciou testes com formato Stories na plataforma. A confirmação do teste piloto acontece na mesma semana em que a proposta similar “Fleets” do Twitter foi desativada. Com o projeto piloto, o “TikTok Stories” pretende explorar outras maneiras para a sua comunidade dar vida a ideias criativas.

Escrito por Láisa Naiane

The Masked Singer Brasil: Rodrigo Lombardi tomou um susto com o convite

Olivia Rodrigo bate Billie Eilish em feito raro na Hot 100 da Billboard