Paulo Gustavo sai de cena aos 42 anos como mais uma vítima da Covid-19 (Foto: Fernando Souza)
in ,

Paulo Gustavo morre aos 42 anos por complicações da Covid-19

Humorista estava internado desde o dia 13 de março em hospital no Rio de Janeiro

Notícia triste para o mundo das artes. Paulo Gustavo morreu nesta terça-feira (4) aos 42 anos. O ator e diretor fluminense estava internado desde o dia 13 de março no Hospital Copa Star, na zona sul do Rio de Janeiro, mas não resistiu às complicações decorrentes da Covid-19.

Paulo Gustavo deixa o esposo Thales Bretas e os filhos Gael e Romeu, de 1 ano e 8 meses (Foto: Reprodução Instagram/@paulogustavo31)

O humorista necessitou entrar em ventilação mecânica invasiva no dia 21 de março, para preservar a respiração durante quadro de complicação respiratória grave. Devido à evolução do quadro, Paulo Gustavo foi submetido à terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea).

A Oxigenação por Membrana Extracorpórea é uma técnica utilizada em pessoas com falência cardiovascular ou pulmonar. É feita através do uso de uma bomba para fazer circular o sangue por meio de um “pulmão artificial” fora do corpo, regressando depois à corrente sanguínea.

No dia 7 de abril, Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo, recorreu ao Instagram para pedir novas doações de sangue aos fãs para repor as bolsas usadas nas transfusões de sangue que o humorista foi submetido. Contudo, no dia 11 o hospital emitiu uma nota onde afirmava que Paulo sofreu com hemorragias, que se somaram as outras complicações impostas pela doença nos dias anteriores. A equipe médica classificou o quadro como “crítico”.

Após uma sensível melhora no fim de abril, a equipe médica detectou uma fístula broncovenosa, uma abertura entre os pulmões e as veias. Isso faz com que bolhas de ar entrem na corrente sanguínea, causando uma embolia, insuficiência cardíaca e lesões cerebrais. O último boletim médico, emitido na noite desta terça-feira (4), dizia que o quadro do ator era “irreversível”.

Após esgotarem todos os recursos possíveis, Paulo Gustavo foi mais um brasileiro a perder a luta para o Covid-19 e veio a óbito às 21h12 desta terça-feira (4).

Uma carreira de sucesso na TV, no teatro e recordes no cinema

Paulo Gustavo caracterizado como Dona Hermínia, seu personagem mais famoso (Foto: Reprodução Instagram/@paulogustavo31)

Nascido e criado em uma família de classe média da cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros formou-se na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) no início de 2005, junto de nomes conhecidos do grande público como Fábio Porchat e Marcus Majella.

Mas o reconhecimento nacional veio através do monólogo Minha Mãe É uma Peça (2006), inspirado em dona Déa Lúcia Amaral, mãe do ator. O sucesso da peça acabou chegando às telonas em 2013 e tornou-se o filme mais assistido no Brasil naquele ano. Posteriormente vieram outras duas continuações (em 2016 e 2019), que ultrapassaram o sucesso do primeiro longa e quebraram recordes de bilheteria.

Além disso, o ator esteve nos palcos com espetáculos como Hiperativo, dirigido por Fernando Caruso, e 220 Volts, onde interpretava divas pop como Beyoncé e dava vida a personagens como Dona Hermínia, Bicha Bichérrima e Senhora dos Absurdos. Estreou na produção para TV o sitcom Vai que Cola, no Multishow, em 2013. Dois anos depois levou o projeto para as telonas.

Casou-se em 20 de dezembro de 2015 com o dermatologista Thales Bretas. Após a perda de um casal de filhos através de uma barriga de aluguel, pensaram em desistir da paternidade. Mas em 18 de agosto de 2019, em uma postagem em seu Instagram, o humorista anunciou o nascimento dos filhos do casal, Romeu e Gael, de barrigas de aluguel diferentes.

LEIA MAIS:

> Quadro de Paulo Gustavo é “irreversível”, diz boletim médico

> Tatá Werneck sobre Paulo Gustavo: “Ele está vivo”

> Paulo Gustavo está em estado grave após sofrer embolia pulmonar

> Internado com Covid-19, Paulo Gustavo sofre com “complicações hemorrágicas”

> Marido de Paulo Gustavo atualiza sobre estado de saúde do ator

> Marido de Paulo Gustavo faz campanha por doação de sangue

> Novo boletim indica melhora no quadro de Paulo Gustavo

> Paulo Gustavo tem piora no tratamento contra Covid-19

> Paulo Gustavo apresenta “sinais de recuperação” ao tratamento contra Covid-19

> Marido de Paulo Gustavo comemora recuperação do ator

> Covid-19: Paulo Gustavo é intubado

> Internado com Covid-19 há uma semana, Paulo Gustavo apresenta melhoras; diz boletim

> Covid-19: Tatá, Anitta e Maísa na corrente pela recuperação de Paulo Gustavo

> Paulo Gustavo segue internado e seu marido pede orações

> Paulo Gustavo está internado após contrair Covid-19

Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Daiv Santos

BBB 21: fãs se hospedam no mesmo hotel que BBBs para tietá-los

BBB 21: fãs se hospedam no mesmo hotel que BBBs para tietá-los

BBB: Gilberto receberá maior honraria da cidade de Paulista, onde foi criado