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Confira a estratégia de marketing por trás do lançamento de “LUME”, de Filipe Ret

Lançado pela Som Livre, o disco foi Top 3 no Spotify Global e tem cerca de 50 milhões de plays na plataforma

Filipe Ret em um fundo azul, identidade visual do álbum "LUME"
Filipe Ret. Foto: Divulgação/Som Livre

A Som Livre lança nesta terça-feira (12), às 21h, o videoclipe da faixa “Tudo Nosso”, do álbum “LUME”, de Filipe Ret em parceria com Anitta. As 11 faixas do disco, que foi disponibilizado nas plataformas em 16 de junho, entraram no Top 100 Brasil da plataforma do Spotify, alcançando o Top 3 em consumo global.

Anitta e Filipe Ret nas gravações do videoclipe da faixa “Tudo Nosso”. Foto: Steff Lima

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Com mais de 10 anos de carreira e 1 bilhão de streams no Spotify, Filipe Ret é um dos artistas mais vistos nas paradas musicais do Brasil atualmente. Antes do lançamento do seu novo álbum “LUME”, o trapper já aparecia em 7 músicas no Top 200 Brasil do Spotify. 

O lançamento do álbum “LUME”

“LUME” foi lançado com exclusividade no Spotify no formato Enhanced Album, tornando Ret o primeiro artista masculino brasileiro com o feito. O produto oferece uma imersão ao longo da audição com vídeos exclusivos, comentários e curiosidades extras sobre as faixas compartilhadas pelo artista. 

Lançamento no formato Enhanced Album de “LUME” no Spotify. Foto: Reprodução/Spotify

No Brasil, apenas a cantora Luísa Sonza já havia lançado um produto neste formato no ano passado e, no exterior, nomes como Lorde, Blackpink, Lady Gaga, Billie Eilish e The Beatles

A ação é uma parceria da Som Livre com o Spotify e veio acompanhada de uma campanha publicitária com mídia OOH em estações de metrô, terminais de ônibus, shoppings e ruas em São Paulo e Rio de Janeiro, mídia digital e conteúdos de social. Além de um dos espaços mais disputados do mundo: os telões da Times Square, em New York. 

Formato Enhanced Album de “LUME” no Spotify foi destaque na Times Square em New York. Foto: Divulgação/Som Livre

As músicas do álbum “Imaterial”, do cantor, lançado no ano passado,  até hoje se mantêm entre as mais ouvidas do país no Spotify. Com certificação de Platina, o disco coleciona cerca de 400 milhões de plays nas plataformas de áudio e vídeo e o lançamento de “LUME” chega com a premissa de superar esse recorde.

Em 24 horas, “LUME” alcançou cerca de 4 milhões plays no Spotify e duas semanas após o lançamento coleciona cerca de 50 milhões. Filipe Ret figurou como 2º maior artista brasileiro da plataforma no dia após a estreia, em 17 de junho, e como 134º artista brasileiro no ranking global, no dia 20 do mês passado, ultrapassando posições de destaque de artistas como Anitta e Marília Mendonça.

 “LUME” é o sexto álbum da carreira do trapper e o terceiro pela Som Livre, que é responsável por toda a estratégia de lançamento do produto audiovisual. A parceria com o Spotify faz parte do trabalho da gravadora que opera a partir de um mix de ferramentas, ações e investimentos de marketing diferenciados.

Mídia OOH do lançamento no formato Enhanced Album de “LUME” no Spotify. Foto: Divulgação/Som Livre

No YouTube, plataforma onde o trapper acumula quase 2 milhões de inscritos e mais de 660 milhões de visualizações, “LUME” contou com a produção de uma versão em vídeo do disco, na qual todas as 11 faixas ganharam formato de visualizers, com direção artística do designer Uno de Oliveira e com uma equipe 100% brasileira. Desde o lançamento do álbum, já são mais de 46 milhões de visualizações neste conteúdo.

Frame da faixa “Vermelho Fogo”, do álbum “LUME”, no Youtube. Reprodução/ YouTube

As ilustrações que podem ser definidas como o metaverso do Ret, em uma espécie de realidade paralela, retratam um Rio de Janeiro do futuro, com avatares místicos e um do próprio rapper, que participou de todo o processo criativo. Uno de Oliveira fala sobre o trabalho dos visualizers para o YouTube do rapper.

 “O conceito inicial foi trazer o culto pros visualizers. Os fãs do Ret dizem que seus shows são cultos e isso tem uma perspectiva de divindade, iluminação e ascensão. Junto com isso, o trap carioca passa por uma fase excepcional, o lugar que essa história seria contada tinha que ser o Rio de Janeiro. Cada vídeo tem uma história particular, uma relação entre os crias, a música e o ambiente. Junto a isso, veio a minha necessidade de retratar o Rio no futuro, imaginar como seria a cidade daqui há alguns anos em um ambiente utópico. Muitas referências foram usadas, desde jogos, filmes de ficção científica, filmes nacionais e o recente movimento de cryptoart. A arte digital está sendo cada vez mais vista e difundida, é um mercado muito promissor para os artistas de 3D, ilustradores e designers. É muito importante realizar um projeto desse tamanho, no Brasil, 100% feito por brasileiros”, conta o diretor artístico.

 A Gerente de Marketing de Música Urbana da Som Livre , Karen Cavalcanti, explica que o objetivo da gravadora é tornar o Ret ainda mais conhecido nacionalmente. Assim, conquistando novas audiências e tendo suas músicas entre os maiores hits nacionais, furando a bolha do trap e o levando para o mainstream, tanto em termos de imagem como de consumo.

“Todo o nosso projeto de marketing está mirando em objetivos de ampliar a imagem do artista e gerar um alto índice de conversão em consumo no streaming e também em suas redes”, aponta Karen.

“LUME”: estratégia de marketing para as redes sociais e a parceria com marcas

Já no Twitter foi desenvolvida uma parceria para a criação de um emoji exclusivo em formato de avatar do rapper, que é ativado por meio da hashtag #LumeFilipeRet. Ainda na plataforma, o artista entregou uma série de conteúdos com exclusividade, como a divulgação dos feats e a capa do disco. Ret também interagiu com o público através de vídeos no formato Q&A e com presença marcada no estúdio do Twitter Spaces

Emoji exclusivo de avatar do rapper no Twitter para o lançamento de “LUME”

No TikTok, a gravadora investiu em conteúdos direcionados apenas para o público da plataforma, que foram gravados com Ret liberando curiosidades do álbum em vídeos produzidos e captados no estúdio da Som Livre, localizado no Rio de Janeiro.

Na cena publicitária, Filipe Ret fechou campanhas com empresas como Nike, Budweiser e Sprite. Além de ter a sua própria marca de roupas e acessórios vendidos online, na RetShop. 

“LUME”: “No escuro, toda luz afronta”

 O álbum “LUME” traz ao todo 11 faixas, com as participações de artistas como Anitta, MC Cabelinho, Poze do Rodo, L7nnon e Hariel, além de 2 rappers novos na cena urbana, Kayuá e Caio Luccas.

Criado no bairro do Catete, mais conhecido como TTK, aos 37 anos Ret traz nesse disco uma leitura sobre esse momento do rap, falando da vivência dos “cria”, como são conhecidos os meninos que nasceram e cresceram nas comunidades cariocas e forjaram um lifestyle muito particular, baseado em modos de vestir, falar e curtir a vida. O cantor tem inspirado e influenciado uma geração de jovens que se identificam com este jeito de ser e ampliam tendências.

Foto: @filiperet (Instagram)

“LUME”, a palavra que dá o nome ao álbum, significa fogo; jato de luz; brilhantismo; resplendor; sagacidade; manifestação de conhecimento. Com canções que expõem uma realidade sem retoques, o artista entrega um álbum que tem o trap como sonoridade base, mas também se mescla ao funk e recebe até influências do axé. 

Em “LUME”, Filipe Ret não apenas evoca os acontecimentos da vida real, sem filtros, mas também induz a uma reflexão que guia esse momento: “Até que ponto a gente recebe uma luz e até que ponto a gente é a própria luz?”, ele questiona.

Foto: Divulgação / @stefflima

O plano de mídia de “LUME”

As assessorias de imprensa do artista, Trovoa Comunicação, e da Som Livre, InPress Porter Novelli, trabalham em conjunto a partir de um plano de comunicação robusto que visa buscar visibilidade não só para o lançamento, mas também na construção da imagem do Filipe Ret e na visão de negócios da gravadora. Grandes matérias, entrevistas e destaques estão sendo trabalhados em meios de alcance nacional como programas de televisão, rádio, jornais, revistas, portais, podcasts, videocasts e por meio de influenciadores nas redes sociais. 

A estreia do novo trabalho nos palcos aconteceu no festival CENA 2k22, em São Paulo. Além disso, Ret está indicado em duas categorias do MTV MIAW 2022, que acontece em julho: “Beat BR” e “Feat Nacional”, esta última pela música “Me Sinto Abençoado”, com MC Poze do Rodo.

Além do “LUME”, a parceria da Som Livre e do rap nacional

O rap tem sido um ritmo indispensável nos line-ups dos grandes festivais de música e em constante crescimento nos charts alcançando as primeiras posições. De acordo com Karen Cavalcanti, Gerente de Marketing de Música Urbana da Som Livre, a Som Livre investe há anos em seu núcleo de talentos de ritmos urbanos, como o rap e o funk.

“Hoje no nosso cast temos grandes nomes além do Filipe Ret, como Costa Gold, Kawe, Edi Rock, Bivolt, Haikaiss, Gaab, Dudu, MC Dricka e MC Caverinha. O rap e o funk falam para uma audiência jovem, diversa, engajada e politizada, que se identifica com a verdade de seus artistas. Seja para colocar uma lupa no que está de errado com a sociedade ou para celebrar os prazeres da vida, os versos falam do que precisa ser falado, sem rodeios. Para além do consumo em plataformas de música, grandes festivais como o Coachella, Rock in Rio, Lollapalooza e Primavera Sound enxergaram esse movimento e abriram seus palcos para o rap e o funk. Outros festivais locais também ganharam força, como o Cena, em São Paulo, e o Rep Festival, no Rio. Isso mostra a força e a popularidade do segmento rap, que só tende a crescer e a abrir palco para novos artistas e audiências”, aponta Karen Cavalcanti.

Foto: @filiperet (Instagram)/Divulgação

 Ainda de acordo com Karen Cavalcanti, a construção da estratégia de lançamento de álbum a equipe da gravadora foi pensada para se conectar com o público que consome trap, que vem conquistando fãs, que se identificam não só com as músicas, mas com todo o lifestyle que seus representantes carrega.

“A Som Livre possui um time profissional interno especializado em estratégias de lançamentos musicais englobando os núcleos de marketing, digital e artístico & repertório da gravadora, que se mantém em constante atualização diante das tendências nacionais e internacionais, que vem cada vez mais mudando a forma como se lança e se consome música. Com um olhar atento ao que acontece nas redes sociais e nas ruas, todo o lançamento de “LUME” foi pensado para se conectar com o público que consome trap, subgênero do rap que vem conquistando um número expressivo de fãs, que se identificam não só com as músicas, mas com todo o lifestyle que seus representantes carregam. Neste lançamento buscamos entender os códigos deste universo trap e exploramos linguagem, canais e mensagens que falam direto com esse fã”, destaca Karen.

O “papo reto” de “LUME” e o reencontro com o público

 O cantor conta que “LUME” é um disco de trap que percorre várias facetas e mostra a realidade como ela é, sem metáforas e sem papas na língua. 

“Quando a gente faz um trabalho artístico buscamos nos expressar. Acredito que não exista um debate específico, porque a gente quer promover o debate de uma forma mais geral. Neste momento, quero mostrar o poder que a cena rap tem, com os novos nomes e outros interessantes que já estão por aí”, afirma Filipe Ret.

Foto: @stefflima

Quanto à rotina de apresentações e a receptividade do público após flexibilização da pandemia da covid-19, com turnê de shows nacionais, internacionais e, também, nas redes sociais, Filipe Ret revela que se sente emocionado vendo as novas gerações marcando presença nos seus shows.

“Tá mó barato! Todos os shows cresceram, só que o que mais me emociona, por incrível que pareça, é algo que não está limitado ao meu artístico, é algo que vai além. O que me emociona é ver os shows dos moleques mais novos aumentando. O meu crescimento depende da cena também crescer, se ela não se desenvolver, nem tenho muito como evoluir. É muito bacana ver a cena prosperando, o dinheiro sendo democratizado e tanta gente na estrada”, diz Ret.

Foto: Divulgação / @stefflima