Menu
in

Como funcionam as marcações de ‘conteúdo explícito’ na música?

Do “Parental Advisory” ao “E”, saiba como são e a importância das marcações de conteúdos explícitos na música da atualidade

Como funcionam as marcações de conteúdo explícito na música?. Foto: Divulgação

Você certamente já deve ter visto a marca “Parental Advisory Explicit Content” (Aviso aos Pais conteúdo explícito) ou simplesmente “E” nas plataformas digitais, em alguma faixa ou álbum. A logomarca “Parental Advisory”, conhecida mundialmente, foi criada em 1985 pela RIAA (Associação da Indústria Fonográfica dos EUA) como uma “espécie de alerta” aos pais para destacar as músicas que possuem a linguagem explícita.

Como escolher o melhor dia para lançar uma música?

A música considerada com “conteúdo explícito” é àquela que possui linguagem inapropriada para todas as idades, incluindo o uso de palavrões, descrições gráficas de sexo, violência ou uso de drogas, por exemplo. Atualmente, as plataformas digitais utilizam o símbolo “E” ou “EXPLÍCITO” para destacar as músicas que são enquadradas nas características descritas anteriormente. E alguns artistas utilizam a logomarca “Parental Advisory Explicit Content” na capa de Singles ou Álbuns.

Conteúdo Explícito na música, Playlist Top Músicas Brasil 2021 no Spotify. Foto: Reprodução/Spotify

Leia Mais:

As plataformas digitais incluem o aviso a partir as informações enviadas pelos detentores dos direitos sobre as músicas. Porém, se não houver a sinalização, os serviços notificam os detentores de conteúdo e avaliam negativamente as distribuidoras, selos e gravadoras, o que pode impactar em lançamentos futuros e, em alguns casos, podem haver punições legais a depender do território em que a música seja executada. Portanto, é fundamental que os artistas avisem antes de publicar o conteúdo e não deixem a cargo dos algoritmos das plataformas.

Uma característica comum dos serviços é permitir que os usuários façam filtros manuais sobre conteúdo explícito. Dessa forma, é possível bloquear faixas e álbuns que estejam sinalizados nas plataformas como “explícito”. É possível verificar se existem versões para todas as idades das músicas marcadas como explícitas, geralmente, os artistas têm optado em lançar as músicas nos dois formatos, o que é uma prática comum, sobretudo para músicas que tocam nas Rádios.

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Compartilhe:

Sair da versão mobile