Foto: Divulgação/CD Baby
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Descubra 10 dicas para quando começar a distribuir sua música

Para auxiliar os artistas, a CD Baby, distribuidoras DIY, separou dicas e ferramentas que todo artista precisa saber

Todo artista sabe que preparar a música para ter um lançamento de sucesso e primordial. Sempre que o artista lança uma nova música, ele não quer que ela esteja apenas disponível em plataformas como Spotify e Apple Music, ele quer que as pessoas façam mais que simplesmente notar a sua música. Cada novo lançamento deve ser um alicerce para carreira, algo que o ajude a alcançar mais ouvintes e gerar mais receita.

Para auxiliar os artistas, a CD Baby, considerada uma das maiores distribuidoras DIY do mundo, separou 10 dicas e ferramentas que todo artista precisa saber quando começar a distribuir sua música. Segundo a empresa, há uma grande diferença entre lançar uma nova música, e fazer com que ela realmente tenha um impacto.

Depois de criar a arte da capa, masterizar sua música e enviar todos os seus metadatos para distribuição, é hora de promover e monetizar essa nova música.

Confira mais dicas no Guia MM:

Confira 10 maneiras de aproveitar ao máximo seu próximo lançamento:

1. Reivindique ou atualize seus perfis de artista em plataformas de streaming
As vitrines são importantes. Muitas vezes você decide entrar em uma loja (ou não) com base em sua impressão da vitrine e iluminação de uma loja. O mesmo ocorre com plataformas de música. Dado que a maioria das pessoas ouvirá sua música em um dos grandes serviços de streaming, você precisa reivindicar e personalizar seus perfis para causar a melhor impressão.

Segundo a distribuidora, dentro das plataformas, cada um dos painéis de artistas possuem recursos ligeiramente diferentes, mas seu objetivo é o mesmo: promover sua música, fazer upload de recursos visuais que combinem com a vibração de sua música, usar quaisquer ferramentas promocionais disponíveis e analisar os dados para tomar decisões de marketing musical mais inteligentes.

2. Obtenha seu posicionamento garantido do Spotify Release Radar
Contanto que você tenha distribuído sua música e seguido todos os passos com antecedência, você pode levar sua música para o Radar de Lançamento de todos os seus seguidores.

Esse mesmo processo também sinaliza sua música para consideração editorial e dá a você a oportunidade de fornecer metadados musicais adicionais, como gênero, instrumentação, humor e artistas “semelhantes a sons”, aumentando as chances de sua música ser recomendada para os ouvintes certos.

Dado que existem milhares de outros lançamentos sendo lançados para o Spotify, todos os dias, o caminho mais confiável é o Release Radar!

“O Spotify diz que sua música precisa ser entregue a eles pelo menos sete dias úteis antes da data de lançamento. Mas, uma vez que leva um pouco de tempo para processar tanto no Spotify quanto no distribuidor, recomendamos que você se inscreva para a distribuição bem antes disso”, revela a CD Baby.

Além disso, muitos especialistas em gerenciamento de música, RP e A&R recomendam que você lance sua música com ao menos 30 dias de antecedência. Em outras palavras, dê a si mesmo bastante tempo.

3. Carregue um Spotify Canvas antes do lançamento
Canvas são vídeos verticais que se repetem enquanto as músicas são reproduzidas no aplicativo Spotify. Como somos atraídos por recursos visuais, o formato comprovou que impulsiona todos os tipos de métricas de engajamento de streaming.

Conheça 10 dicas para obter sucesso com o Spotify Canvas

Como um Spotify Canvas tem no máximo 8 segundos de duração, não precisa ser um grande compromisso em termos de produção de vídeo. O que é realmente ótimo, é que agora você pode enviá-los por meio do Spotify para Artistas com bastante antecedência antes da data de lançamento.

4. Divulgue sua música com Show.co (GRATUITO)
Show.co é um conjunto de ferramentas de marketing musical usado por grandes gravadoras e artistas gigantes, como Maroon 5 e Tove Lo.

Com Show.co você pode:

  • Aumente o número de seguidores do Spotify
  • Transmita streams e salva no Spotify
  • Aumente sua lista de e-mail
  • Aumente as exibições de vídeos do YouTube
  • Organize concursos de fãs e muito mais

5. Insira suas letras com MusixMatch
Quer que suas letras sejam entregues em plataformas como Instagram Reels, Amazon Music e muitos mais? Quer que seus fãs criem pequenos vídeos com letras nas histórias do Instagram, onde as palavras aparecem automaticamente na tela no ritmo da música?

Essa é a beleza de um serviço chamado MusixMatch. Certifique-se de ter verificado o MusixMatch, carregue suas letras e, quando sua música estiver disponível, certifique-se de sincronizar suas letras com o áudio. Quer saber como? Clica aqui!

Provedor de letras Musixmatch expande negócio para distribuição

6. Atualize suas redes sociais!
Lembre-se de utilizar os seus perfis nas redes sociais para continuar divulgando o seu som. Crie uma conexão com o seus seguidores e fãs. Agradeça quando sua música for compartilhada, comemore suas conquistas, conte um pouco sobre o seu processo criativo e faça lives!

7. Monetize sua música no YouTube, Instagram, Facebook e muito mais
É fácil pular muitos dos “extras” quando você está com pressa no processo de lançamento de música, mas volte um passo e certifique-se de que tudo está devidamente configurado para causar o maior impacto, e consequentemente ter melhores resultados financeiros – incluindo monetização de vídeo social.

Quando você monetiza sua música em plataformas sociais como YouTube, Facebook e Instagram, você ganha receita com o uso de sua faixa em vídeos nessas plataformas, mesmo que tenham sido criados ou enviados por outras pessoas.

Leia mais:

8. Registre-se no SoundExchange
Se você é o proprietário do seu fonograma, o artista principal da gravação ou um membro da banda, há royalties de desempenho digital adicionais que são gerados sempre que sua música for tocada na Internet e em rádio via satélite (Pandora, SiriusXM, etc.).

Mas, uma vez que esses royalties estão associados à gravação e não à música, eles não são considerados royalties autorais – portanto, sua associação de direitos autorais não poderá coletá-los. É aí que entra o SoundExchange. O SoundExchange irá coletar esse dinheiro e distribuí-lo aos artistas.

9. Crie ou atualize sua presença na web
Não está realmente presente online? Crie um site para sua música. Mas, se você já tem um site (e um bilhão de perfis sociais), é hora de atualizá-los com, pelo menos:

  • Novos anúncios de música
  • Novas fotos e vídeos de artistas
  • BIOS atualizadas

10. Planeje a promoção!
Quer que as pessoas se importem com suas músicas? Você tem uma ampla gama de opções. Agora é a hora de definir um rumo e produzir conteúdo. Vai enviar e-mails anunciando seu lançamento? Escreva esses e-mails com antecedência. Está planejando um monte de conteúdo social para sua semana de lançamento? Ótimo, crie esse conteúdo com antecedência. Gravando vídeos? Pense em todas as suas necessidades de vídeo, como:

  • Teasers verticais para stories
  • Vídeo da música
  • Art Tracks (Youtube)
  • Vídeo Performance
  • Lyric Video
  • Spotify Canvas (mencionado acima)
  • Backstage
  • Anúncios de vídeo na vertical, wide e quadrado

… E então comece a trabalhar criando esses vídeos muito antes de sua música ser lançada.

Por quê? Porque você ficará bem ocupado quando sua música for lançada. Não faltarão coisas para você fazer na semana do seu lançamento, especialmente se você quiser continuar respondendo a todos os comentários, e-mails, DMs, etc. Portanto, prepare o máximo que puder, o mais cedo possível.

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

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Escrito por Rafa Ventura

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