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Spotify cresce 16% e atinge 180 milhões de assinantes em 2021

Spotify cresce 16% e atinge 180 milhões de assinantes em 2021. Foto: Divulgação

O Spotify divulgou o seu Relatório Q4, referente ao último trimestre de 2021, e que aponta os resultados da plataforma de streaming. Em comparação com o ano anterior, o Spotify cresceu 16% e alcançou 180 milhões de assinantes, enquanto que o número de usuários ativos mensais (MAUs) cresceu 18% e atingiu o marco de 406 milhões de usuários.

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Encerramos 2021 com fortes resultados no quarto trimestre, liderados pelo desempenho superior em MAUs, impulso contínuo em nosso negócio de assinaturas e resultados de publicidade significativos. Olhando para trás não apenas nesse trimestre, mas nos últimos anos, estamos cada vez mais animados com os investimentos que temos feito e ver progressos significativos em várias de nossas iniciativas. À medida que avançamos para 2022 e além, as oportunidades à nossa frente são grandes e vemos uma enorme quantidade de ‘campo verde’ no horizonte”, diz o CEO do Spotify, Daniel Ek.

Daniel Ek, CEO Spotify. Foto: Divulgação/Spotify

Usuários ‘Freemium’ do Spotify

O Spotify observou um crescimento anual de dois dígitos em todas as regiões com força particular na região denominada de “Resto do Mundo”, que foi liderada por fortes resultados na Índia e na Indonésia. A América Latina também superou as expectativas da plataforma em relação ao crescimento de Usuários ‘Freemium’, gratuitos e suportados por anúncios.

Em 1º de dezembro de 2021, o Spotify lançou pelo 7º ano consecutivo o “Spotify Wrapped”, a retrospectiva do Spotify, em um campanha para usuários presentes em 103 mercados. Coletivamente, 120 milhões de MAUs se envolveram com o conteúdo do Wrapped no quarto trimestre de 2021 (aumento anual de 29%) e houve um forte crescimento anual no engajamento em todas as regiões e demografias.

Relatório Q4 Spotify 2021, Total de Usuários Mensais Ativos por Região. Foto: Reprodução/Spotify

A campanha foi tendência em todo o mundo com quase 60 milhões de ações da Wrapped entre histórias e cartões, desencadeando níveis significativos de consumo em duas playlists: “O teu Top de 2021” e “Seus Artistas Revelados”, que foram responsáveis por quase 8% total de horas de consumo na plataforma dentro de 48 horas após o lançamento.

Usários Premium do Spotify

Os assinantes Premium cresceram 16%, em uma comparação anual, para 180 milhões no trimestre, acima dos 172 milhões do último relatório Q3 e perto da extremidade superior da faixa de orientação. Todas as regiões contribuíram para o crescimento, lideradas por Europa e América Latina em uma base absoluta comparativa entre os trimestres.

Relatório Q4 Spotify 2021, Total de Usuários Premium por Região. Foto: Reprodução/Spotify

Neste trimestre também o Spotify adicionou várias grandes parcerias promocionais, incluindo:

  • Xiaomi (Pré-carregamentos do aplicativo do Spotify no atual segundo maior fabricante de telefones do mundo);
  • Shopee (oferecendo testes de 3 meses com a plataforma de comércio eletrônico número um no Sudeste Asiático);
  • Visa (oferecendo testes de 3 meses em Índia para titulares de cartões de crédito e débito);
  • TecToy (Spotify pré-carregado em dispositivos móveis TecToy no Brasil e 3 meses de testes disponíveis para clientes TecToy que fazem um áudio ou tecnologia compra de produtos do portfólio).

Spotify e TecToy fecham parceria no Brasil

Além disso, o Spotify renovou a parceria de revendedores com a KPN, a Operadora de telecomunicações líder na Holanda.

Receita gerada pelo Spotify

A receita geral de € 2.689 milhões (cerca de R$16,3 milhões) cresceu 24% Ano a Ano (A/A) no quarto trimestre (ou 20% A/A em moeda constante) e estava acima do limite superior de nossa faixa de orientação devido à força significativa em publicidade e movimentos cambiais favoráveis.

A receita de Usuários Premium cresceu 22% A/A para € 2.295 milhões – cerca de R$ 13,9 milhões – (ou 18% A/A moeda constante), enquanto a receita suportada por anúncios foi particularmente forte, crescendo 40% A/A para € 394 milhões – cerca de R$ 2,3 bilhões – (ou 34% em moeda constante Y/Y).

Dentro do Premium, a receita média por usuário (“ARPU”) de € 4,40 (cerca de R$ 26,6 reais)  no quarto trimestre aumentou 3% A/A (ou 1% moeda constante A/A). Excluindo o impacto do câmbio, o Spotify viu um benefício para o ARPU principalmente a partir dos aumentos de preços das mensalidades.

Spotify foi lançado em seis novos mercados durante o último trimestre de 2021. Foto: Reprodução/Spotify

A receita suportada por anúncios atingiu um recorde de 15% da receita total no trimestre e continuou a se beneficiar de impressões vendidas mais altas, CPMs aumentados e demanda crescente no Spotify.

A força da receita de Podcasts foi liderada pela Spotify Audience Network, onde
a plataforma viu um aumento significativo no inventário em conjunto com o aumento dos CPMs. Adicionalmente, a receita de podcast se beneficiou de um forte crescimento nos estúdios Spotify existentes e dos acordos exclusivos de licenciamento.

Durante o trimestre, o Spotify anunciou a aquisição da Whooshkaa, plataforma de tecnologia de podcast que oferece uma ferramenta especializada para as emissoras de rádio transformarem seu conteúdo de áudio existente em conteúdo de podcast sob demanda. Esta tecnologia será integrada na plataforma do Megaphone que pretende trazer mais conteúdo de terceiros para a Spotify Audience Network, conectar anunciantes a mais audiências e permitirem que as emissoras de rádio expandam seu alcance e aumentem a monetização.

Confira o relatório completo do Spotify para investidores, em inglês, acessando aqui. 

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