Os podcasts estão crescendo no gosto popular a cada dia. Às vezes, pode ser difícil descobrir quais oferecem análises e informações atualizadas sobre a indústria musical, que está em constante mudança. Por isso, o Spotify listou sete dos principais programas que são transmitidos na plataforma e que contribuem para destrinchar sobre a cena.
Leia Mais:
- Spotify lança podcasts em vídeo no Brasil
- Mano a Mano: Podcast de Mano Brown ganha 2ª temporada no Spotify
- Spotify amplia oferta de rankings de música e podcasts
Spotify: “The New Music Business” com Ari Herstand
Após o lançamento em 2016 de seu best-seller “How To Make It in the New Music Business”, Ari Herstand decidiu transformar o seu livro em um podcast. “The New Music Business” mergulha em como o setor funciona, incluindo monetização de NFTs de música. Além disso, aborda assuntos como o gerenciamento de artistas, licenciamento de sincronização, entre outros. Com o podcast, Herstand ganhou o prêmio Webby de “Melhor Podcast de Música” em 2021.
Spotify: “Music Industry Blueprint” com Rick Barker
O “Music Industry Blueprint” dá conselhos diretos do mercado musical. Apresentado por Rick Barker, ex-empresário da Taylor Swift e empreendedor no setor, o programa foi criado usando a plataforma gratuita de criação de podcast Anchor do Spotify, o programa oferece episódios gratuitos que incluem convidados como a CEO do Blue Avenue Music Group, Jenny Powers, e especialistas que debatem sobre as tendências. Além disso, o MIB também possui recursos pagos somente para assinantes.
Spotify: “The Business Side of Music”
O apresentador Bob Bender compartilha suas experiências como gerente de turnê e produtor de festivais para artistas e compositores independentes que buscam entender sobre a cena musical. A cada semana, o podcast “The Business Side of Music’‘ recebe convidados que dividem abertamente suas vivências no mercado da música.
Spotify: “Behind the Music Business”
Depois de sete anos trabalhando na Sony Music Publishing, Danny Champion lançou o “Behind the Music Business”, em 2018, para conversar com pessoas que trabalham no setor sobre as suas funções e perspectivas.
Spotify: “Music Is My Business”
“Music Is My Business” oferece conselhos sobre o mercado musical. Com a apresentação de Anthony Clint Jr., produtor musical que trabalhou com nomes como Tamar Braxton e tem participações em programas como “Keeping Up With the Kardashians” e “Catfish” da MTV. O podcast é como uma sessão de coaching, uma vez que Clint Jr. compartilha dicas sobre como garantir a colocação de TV/filme, a importância do licenciamento de música e como fazer uma boa produção.
“Best Advice”
O “Best Advice” explica a importância dos impostos e explica porquê é necessário entender a contabilidade da música. Repleto de informações sobre como gerenciar o lado comercial da música, o programa recebe artistas de sucesso. A série de conversas é apresentada por Kim Taylor Bennett.
Spotify: Sessões do Co.Lab
O “Co.Lab Sessions”, do Spotify for Artists, explica desde A&R até explorar monetização de produtos e colaborações de marcas. O programa conta com especialistas de todo o setor para conversas aprofundadas sobre tópicos importantes para artistas que trabalham. Os convidados incluíram todos, desde vencedores do Grammy e executivos de gravadoras, até empreendedores inovadores de jogos e merchandising.