in ,

DESPECHÁ: Rosalía rompe dominação nacional entrando no top 10 do Spotify Brasil

A música tem vários motivos para ter grande sucesso. Entenda!

Foto: Divulgação

Rosalía lançou na quinta-feira (28) o seu novo single “DESPECHÁ“, que já vinha sendo muito aguardado pelos fãs. A estreia em #7 no Spotify Global provou o sucesso, mas teve uma outra parada que sua posição alta foi inesperada: justamente a do Brasil.

Leia Mais:

Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images

“DESPECHÁ” estreou no top 10 da lista “Top 50 – Brasil com 539.847 plays em nosso território. Para um país que consome majoritariamente as música nacionais, cantadas em português, esse é um feito e tanto para uma música internacional cantada em espanhol.

Se não fosse por Harry Styles com “As It Was“, Rosalía seria a única artista internacional no top 50. Isso é uma grande prova de sua força entre os brasileiros.

Veja como está o top 10 do Brasil:

Foto: Spotify

Estudos apontam que o Brasil é um dos países que mais escutam músicas feitas por seus próprios artistas. Há muitos motivos para isso. Somos um país de território continental, o único falando em português no meio de nações que falam espanhol.

Enquanto nos outros países as músicas dos vizinhos circulam facilmente, por conta do idioma, por aqui, as faixas nacionais são as mais consumidas internamente e com grandes números. Ao mesmo tempo, elas são mais difíceis de serem exportadas.

Rosalía entrando no top 10 do Brasil foi algo atípico. Aliás, o fato de ser em espanhol ainda é mais interessante, já que o idioma é menos aceito por aqui do que o inglês, que geralmente domina as músicas internacionais em destaque no país.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por POPline 🎧 (@portalpopline)

O motivo de tanto sucesso é também o poder de um viral. Antes mesmo de ser liberada na íntegra, “DESPECHÁ” já fazia sucesso nas redes sociais. Só no TikTok, por exemplo, mais de 190 mil vídeos utilizando o trecho oficial do single foram publicados, isso sem mencionar os tantos outros que usaram outras versões do áudio. Alguns já trazem coreografias, enquanto outros mostram apenas memes ou situações do cotidiano embaladas pela faixa.

Outro possível motivo é que Rosalía está prestes a desembarcar no Brasil com a “Motomami World Tour”. O show será único e acontecerá em menos de 1 mês, em 22 de agosto. A demanda por ingressos foi grande, tanto que a produção teve que mudar o local da apresentação, buscando uma casa de shows que comportasse mais pessoas. Inicialmente anunciado para acontecer no Tokio Marine Hall, o show passou para o Espaço das Américas, agora Espaço Unimed.

De qualquer forma, “DESPECHÁ” é uma música incrível!

Escrito por Caian Nunes

Processo de Bob Dylan por assédio sexual contra menor é arquivado

Dylan O'Brien pode aparecer de surpresa em "Teen Wolf: O Filme", mas ele nega

Dylan O’Brien pode aparecer de surpresa em “Teen Wolf: O Filme”, mas ele nega