Qual a diferença entre Direito Autoral e Cachê
Descubra a diferença entre Direito Autoral e Cachê. Foto: Pixabay
in

Qual a diferença entre Direito Autoral e Cachê?

Confira mais uma explicação dos bastidores do mercado musical no Guia MM do POPline.Biz é Mundo da Música

Com a retomada dos shows, esse é o momento ideal para esclarecer que Direito Autoral e Cachê, são remunerações distintas e todo artista deve ficar atento a isso! Principalmente para quem está iniciando a carreira musical agora, se você ouvir: “paguei ao Ecad, seu cachê é esse”, como uma justificativa para negociar o valor do seu cachê, saiba que esse discurso está errado.

Direito Autoral x Direito Conexo: diferenças e como funciona a distribuição dos valores

Qual a diferença entre Cachê e Direito Autoral?

O cachê pago aos artistas e músicos é a remuneração pelas horas de trabalho dos profissionais que ali estão, enquanto o pagamento do direito autoral é destinado aos criadores e profissionais envolvidos na criação e gravação das músicas tocadas em eventos, casas de festas, clubes e restaurantes, entre outros estabelecimentos. ​

Portanto, se o artista cantar uma música de outros autores em seu show, ele deve receber seu cachê pela apresentação artística e os responsáveis pelo evento, devem pagar ao Ecad pela utilização da música no espaço.

Qual a diferença entre Direito Autoral e Cachê
Descubra a diferença entre Direito Autoral e Cachê. Foto: Unsplash

Leia Mais:

Como os valores a pagar são calculados?

O valor cobrado não varia em função do tipo de comércio, mas sim da forma de utilização da música (ao vivo ou mecânica), da área sonorizada do local e do ramo de atividade.

Estabelecimentos comerciais, emissoras de rádio e cinemas, por exemplo, contam com critérios de cobrança diferentes devido à natureza de suas atividades e da sua utilização musical. O cálculo do direito autoral é feito com base nos critérios estabelecidos no Regulamento de Arrecadação, definido pelas associações de música que administram o Ecad, e está disponível para consulta no site do Ecad.

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Escrito por Láisa Naiane

Caldeirão: Gaby Amarantos apresenta hit dos anos 60 no “Sobe o Som”

Personagem de O Esquadrão Suicida é confirmada em Adão Negro