Quais as diferenças entre single, EP, álbum e álbum deluxe?
Foto: Unsplash
in

Quais as diferenças entre single, EP, álbum e álbum deluxe?

Termos comuns no mercado da música, single, EP, álbum e álbum deluxe possuem características específicas

Quais as diferenças entre single, EP, álbum e álbum deluxe? Entre fãs e profissionais da música, todo mundo repete esses termos, mas, será que você realmente sabe as características deles e o quê os diferenciam? Descubra abaixo as suas principais classificações.

O que é um Single?

Conhecido como um dos formatos mais antigos de lançamento de uma música, a definição de um Single hoje é determinada pelas plataformas digitais, principalmente Apple Music e Spotify, que possuem descrições específicas. Para eles, por exemplo, um single pode ser formado por até três canções, desde que a duração completa do produto completo – ou seja, a soma do tempo de todas as faixas – não ultrapasse os 10 minutos. Além disso, essas faixas precisam possuir menos do que 30 minutos.

Para a Apple Music:

  • A faixa tem de uma a três (1-3) músicas;
  • O produto lançado possui 30 minutos ou menos, e cada uma das faixas possui menos de 10 minutos.

Para o Spotify:

  • Se for um lançamento com menos de 30 minutos;
  • Um lançamento musical com três (3) ou menos faixas.
Quais as diferenças entre single, EP, álbum e álbum deluxe?
Foto: Unsplash

O que é um EP?

O formato Extended Play (EP) é um lançamento musical com maior duração que o single, mas não tão longo quanto um Long Play (LP), de cerca de doze músicas ou um álbum. Os critérios para seu produto ser elencado nesta categoria são: ter entre 4 e 7 faixas com duração total de até 30 minutos. 

O que é um álbum musical?

Formato mais tradicional para a divulgação de músicas, o álbum precisa ter mais que 30 minutos de duração ou mais de 7 faixas. Ele pode ser dividido em volumes – que separam o álbum, mas, são trabalhos contínuos, ou seja, são produtos sequenciados, lançados em momentos distintos, mas que se somam ao conceito artístico da produção.

O que é um álbum deluxe?

Conhecida como uma “versão de luxo” de um álbum, o “Deluxe” compreende o lançamento de faixas bônus de uma produção. As músicas adicionais podem ser versões demo, gravações que ficaram fora do corte final da produção, registros ao vivo, entre outros.

Alguns artistas utilizam o álbum deluxe de uma forma estratégica, com novos materiais gráficos e também, novos produtos licenciados. Dessa forma, os fãs são convidados a adquirir uma versão limitada de um vinil, por exemplo.

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Escrito por Láisa Naiane

Filho de Michael Jackson comenta comparações do sucesso de Drake com o do seu pai

Tatá Weneck

Prêmio Multishow: saiba quando os indicados serão revelados