in ,

Passaporte POPLine: Momento nostalgia – Holly Valance


Após dez viagens ao redor do mundo para conhecer um pouco mais de artistas fora do “mainstream” da música Pop, eis que retornamos à Austrália em uma viagem cheia de nostalgia.

Na terra de Kylie Minogue, uma outra atriz e cantora, que estreou na série “Neighbours”, assim como a própria Kylie, se destacou no início dos anos 2000. Seu nome é Holly Valance.

Foi em 1999, com apenas 16 anos, que Holly estreou na série “Neighbours”, uma espécie de “Malhação” da Austrália. Holly ficou apenas três anos na série, deixando seu papel como Felicity Scully para se dedicar a sua carreira musical.

Em 2002, o primeiro single de Holly foi lançado. A música “Kiss Kiss”, regravação em inglês do sucesso “Simarik” do cantor turco Tarkan (sim, aquela música do beijinho). A música estreou direto no topo das paradas de singles na Austrália e no Reino Unido e muitos acreditam que o clipe de “Kiss Kiss” ajudou nessa rápida escalada. No vídeo, Holly aparece completamente nua com alguns efeitos digitais estrategicamente colocados para disfarçar sua nudez.

Holly continuou o sucesso com seus dois singles seguintes, as músicas “Down Boy” e “Naughty Girl”, que mesmo com um desempenho menor se comparado à “Kiss Kiss”, ainda manteve Holly no Top 10 no Reino Unido e no Top 20 australiano.

Seu primeiro álbum, que continha seus três primeiros singles, intitulado “Footprints”, foi lançado em outubro de 2002 e se deu bem nas paradas, alcançando o 9º lugar no Reino Unido e o 15º na Austrália.

Segundo álbum “cult”
Foi com o segundo álbum, intitulado “State Of Mind”, que Holly Valance encontrou um nicho de mercado até então inexplorado: o electropop.

Hoje o estilo mais usado pelos maiores artistas do mundo, mas em 2003 o electropop ainda era algo pouco conhecido e pouco aceito pelo público.

Mesmo alcançando o 8º lugar na parada de álbuns do Reino Unido, o álbum “State Of Mind” foi considerado um fracasso de vendas, fazendo com que seu contrato com a Warner Music fosse reconsiderado e a cantora acabou por se separar da empresa.

Com apenas um single lançado, a música título do álbum, o “State Of Mind” se tornou, anos depois, um dos trabalhos mais admirados pelos seguidores da cultura “cult”, o que hoje podemos chamar de “indie”.

De volta à atuação
Em 2004, com o fracasso de seu álbum “State Of Mind”, Holly Valance voltou a se dedicar à sua carreira como atriz. Foi para os Estados Unidos e apareceu em diversas séries de televisão, como “CSI: Miami”, “Prison Break” e “Entourage”.

No cinema, as participações mais importantes de Holly Valance foram nos filmes “Pledge This!”, onde contracenou com Paris Hilton, e “DoA: Dead or Alive”, inspirado em um videogame.

Apesar de dedicada à atuação, Holly Valance não deixou sua carreira musical de lado e participou de algumas músicas de outros artistas, como em 2005 nas músicas “Back The Camel Up” e “Body Request”, presentes no álbum “The Handler” do cantor americano Har Man Superstar.

Os fãs da cantora continuam esperançosos por seu retorno, que durante 2011 parecia cada vez mais próximo, com sua participação no programa “Strictly Come Dancing” (o “Dança dos Famosos” do Reino Unido), onde terminou em 4º lugar.

Com uma carreira musical curta, Holly Valance é uma das provas que mesmo com talento, beleza, música boa e sucesso, nem sempre uma carreira no mundo da música Pop é duradoura.