in ,

Passaporte – Anouk: A maior roqueira da Holanda


Ela pode não ter vencido o Eurovision 2013, mas Anouk com certeza foi um dos grandes nomes da competição deste ano, inclusive arrancando gritos do público sempre que estava no palco (e até quando não estava).

Cantora, compositora, produtora e roqueira, Anouk é talvez o maior nome da música da Holanda e um dos maiores nomes musicais da Europa.

anouk_lead

Problemática
A vida de Anouk nem sempre foi das melhores. Sua alma roqueira provavelmente foi construída em sua adolescência rebelde, quando foi usuária de drogas, fugiu da casa de seus pais aos 14 anos e morou em diversos abrigos diferentes.

Foi também nessa adolescência problemática que Anouk deu seus primeiros passos na música, uma paixão que foi passada para ela por sua mãe, que era cantora de blues.

Com 15 anos ela já cantava em casamentos e em 1994 ela começou a frequentar o conservatório Rotterdam Conservatory, que ela largou dois anos depois. Foi quando ela conheceu o líder da banda Golden Earring, Barry Hay, que acreditou em seu talento e a entregou seu primeiro sucesso, a música “Mood Indigo”.

Together Alone
Já em 1997, Anouk lançou seu primeiro álbum, o “Together Alone”, que rendeu a ela inúmeros prêmios e grande sucesso nas paradas musicais holandesas.

O álbum rendeu à Anouk três singles de sucesso, “Nobody’s Wife”, “It’s So Hard” e “Sacrifice”, além de ter ultrapassado as fronteiras da Holanda e ter alcançado ótimas posições em diversos países da Europa.

Sólida carreira
A partir daí, Anouk pode se orgulhar de ter construído uma sólida carreira musical na Holanda, chegando até outros países da região, como a Bélgica.

Seus álbuns de estúdio, um total de oito, sempre se deram bem nas paradas musicais tanto da Holanda como da Bélgica e a Anouk pode também se orgulhar de uma extensa lista de prêmios, não só nos dois países, mas também em várias partes da Europa, incluindo dois MTV Europe Music Awards por Melhor Artista da Holanda, em 2005 e 2006.

Eurovision 2013
Sua participação no Eurovision 2013 foi um espetáculo à parte. A música “Birds”, claramente inspirada na musicalidade de artistas como Lana Del Rey, tornou-se um sucesso em várias partes da Europa e sua performance no palco da competição era sempre aclamada pelo público.

Antes da grande final do Eurovision 2013, Anouk lançou seu novo álbum, intitulado “Sad Singalong Songs”, com destaque para “Birds” em sua tracklist.

No final, Anouk terminou na 9ª colocação, mas com a certeza de que sua participação na competição não foi em vão.

Roqueira? Popstar?
Anouk é uma das artistas holandesas mais premiadas por suas performances ao vivo. Suas turnês são sempre destaques nas premiações da Holanda e da Bélgica, principalmente, e sua musicalidade é em sua grande parte Rock ‘n’ Roll.

Mas Anouk transcende esse rótulo de roqueira. Seu estilo musical é descrito como uma combinação de Joan Osborne, Melissa Etheridge e Alanis Morissette, mas Anouke também é conhecida por experimentar em outras áreas, como no soul, funk e hip-hop.

Atitude de roqueira, ótima voz e um talento que ultrapassa as fronteiras de seu país. Essa é Anouk.