in ,

Passaporte – Inna: Uma das maiores forças do cenário musical eletrônico da Europa

A Europa sempre foi uma força a ser reconhecida no mundo da música eletrônica, sendo palco das maiores festas do gênero, seja em Ibiza ou em Saint Tropez. E uma dessas forças vez da Romênia e não é o Drácula. É Inna.

308700

Nascida Elena Alexandra Apostoleanu, a hoje cantora conhecida como Inna obteve suas influências musicais muito cedo em sua vida, já que tanto sua mãe como sua avó eram cantoras e se apresentavam em pequenos clubes e festas locais, na cidade de Mangalia, na Romênia.

Já em sua adolescência, Inna resolveu ouvir uma grande variedade de gêneros musicais, que incluíam Christina Aguilera, Beyoncé, Celine Dion e Whitney Houston, mas seu gênero preferido sempre foi electro house.

Aos 16 anos, Inna começou a se dedicar à música, tendo aulas de canto e se destacando bastante com seu alcance vocal. Mas foi só em 2007, aos 21 anos, que Inna conseguiu chamar a atenção do produtor Marcel Botezan e finalmente conseguiu um contrato com uma gravadora, a Roton.

Quente!
Antes de lançar seu primeiro single como Inna, a cantora adotou o nome artístico Alessandra e concorreu, com duas músicas em parceria com o trio de produtores Play & Win, na seleção nacional romena para o Eurovision 2008.

Não conseguindo a vaga, Inna assumiu seu atual nome artístico e ainda com o trio Play & Win deu início a um projeto de house music, que levou ao lançamento de seu primeiro single, a música “Hot”.

Lançada em novembro de 2008, a música “Hot” rapidamente alcançou o Top 5 na Romênia e partiu para o sucesso no resto da Europa e no Oriente Médio, alcançando o primeiro lugar na Espanha e na Hungria.

Em 2009, Inna aproveitou o sucesso do single “Love” e das músicas promocionais “Fever” e “On and On”, os vários prêmios no MTV Romania Music Awards e o sucesso em diversos países europeus e anunciou seu primeiro álbum, que leva o nome de seu primeiro single, o “Hot”.

Nos Estados Unidos, em 2010, Inna alcançou o topo da lista Hot Dance Airplay com a música “Hot” e conseguiu um contrato com a gravadora Ultra Records. Já no Reino Unido, a música alcançou o 8º lugar na principal parada de singles e chegou ao topo da lista de Dance Music por lá.

Mas foi só com seu quarto single, a música “Amazing”, originalmente gravada por Anca Badiu, que Inna finalmente alcançou o topo da parada de singles na Romênia. A música se tornou o maior sucesso da carreira da cantora em seu país natal e também alcançou ótimas posições ao redor da Europa, como o primeiro lugar na Bulgária e o terceiro na Rússia.

Segundo álbum
Durante sua performance no 2010 Romanian Music Awards, Inna apresentou sua nova música, intitulada “Sun Is Up”, que se tornou o primeiro single de seu segundo álbum, o “I Am The Club Rocker”, lançado em 2011.

Mais uma vez, Inna conseguiu grandes conquistas com sua música e o álbum “I Am The Club Rocker” ainda gerou os singles de “Club Rocker” e “Un Momento”.

Festa sem fim
Já na primeira metade de 2012, Inna divulgou em seu canal oficial no YouTube as músicas “Ok”, “Alright”, “Tu şi Eu”, “Crazy Sexy Wild” and “INNdiA”, que antecederam o lançamento do single “Caliente”, primeira composição assinada por Inna e o primeiro single do álbum “Party Never Ends”.

A música não conseguiu repetir o sucesso das suas antecessoras e sofreu para entrar no Top 100 da parada de singles romena.

Sem deixar se abalar, Inna rapidamente lançou mais dois singles, as músicas “Tu şi Eu”, em romeno, e “INNdiA” e anunciou o lançamento do “Part Never Ends” para 2013.

“Party Never Ends” foi lançado em março deste ano e conta com a música “More Than Friends”, uma parceria de Inna com o rapper porto-riquenho Daddy Yankee.

Ai se eu te pego!
As influências musicais de Inna são muitas e incluem David Guetta, Kelly Rowland, Kylie Minogue, Shakira, Rihanna, Britney Spears e Lady GaGa. Mas talvez, uma das “influências” mais inusitadas de Inna seja Michel Teló.

Quem se lembra do vídeo remix de Inna, cantando em português, para o sucesso do cantor sertanejo brasileiro?

Futuro
Com o rendimento abaixo do esperado do álbum “Party Never Ends”, Inna já avisou aos seus fãs que já está em estúdio preparando seu próximo álbum.

As gravações do quarto álbum da carreira da cantora romena estão acontecendo em Los Angeles, na Califórnia, e deverá ser lançado já no início de 2014.

E a festa com Inna não para…

Escrito por Kavad Medeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Jason Derulo lança novo single, “The Other Side”

Franquia do “The Voice” quer lançar versão para crianças nos Estados Unidos