in ,

Passaporte – Prince Royce: Nem só de reggaeton vive a América Latina


Ahh o Caribe. Região de muito sol, praia, rum e reggaeton. Esse é um dos muitos ritmos musicais que caracterizam a região, mas nem só de reggaeton vive a América Latine e um dos destaques dos outros tirmos caribenhos é um norte-americano filho de dominicanos e muito orgulhoso de suas origens, chamado Prince Royce.

slide-prince-royce-5

Filho de pais dominicanos, Prince Royce nasceu nos Estados Unidos mas sempre teve orgulho de suas raízes e ritmos musicais característicos da região original de seus pais.

Tanto é que, assim que começou a dar os primeiros passos em sua carreira musical, Prince Royce resolveu investir em um dos ritmos mais famosos originados no caribe: o reggaeton.

Junto com seu amigo Jose Chusan, ele formou a dupla Jino and Royce e chegou a se encontrar com executivos da Atlantic Records. Porém, em 2007, o reggaeton já não tinha assim tanta força e Prince Royce então se decidiu por ficar em outro ritmo latino: a bachata.

Primeiro álbum
Já em 2010, sob a tutela de Sergio George, que foi responsável pelo contrato de Prince Royce com a Top Stop Music, o primeiro álbum do cantor chegou às lojas.

Descrito como uma mistura de bachata com pop e R&B, o álbum “Pince Royce” estreou na 15ª posição da lista de álbuns latinos da Billboard.

O álbum deu à Prince Royce sua primeira indicação aos Billboard Latin Music Awards em 2010, na categoria “Best Contemporary Tropical Album”. Mas foi em 2011, com seis indicações na mesma premiação, saindo vitorioso em três categorias, que Prince Royce se destacou.

Foi ainda em 2011 que Prince Royce retornou à Atlantic Records, agora com contrato assinado para o lançamento de seu primeiro álbum em inglês. No mesmo ano, ele participou da música “Ven Conmigo”, do rapper Daddy Yankee, saiu em turnê com Enrique Iglesias e Pitbull e apareceu na lista das 50 pessoas mais bonitas da revista “People em Español”.

Segunda fase
Em 2012, Prince Royce foi além da bachata ao lançar seu segundo álbum, “Phase II”, que vai do ritmo que o deixou famoso até o mariachi, estilo musical clássico do México.

Com músicas em inglês e em espanhol, o “Phase II” logo alcançou o topo da lista de álbuns latinos da Billboard e no iTunes.

O álbum ainda deu a ele mais três indicações ao Grammy Latino e recebeu certificado de platina nos Estados Unidos e em Porto Rico apenas seis meses após seu lançamento.

O presente
Atualmente, Prince Royce já não é mais apenas um cantor bem sucedido de bachata. Ele agora aparece como um dos mentores da versão latina e infantil do “The Voice”, o “La Voz Kids”.

Seu terceiro álbum em espanhol será lançado pela Sony Music Latin e seu álbum totalmente em inglês chegará às lojas sob o selo da RCA Records.

Para dar início a um ótimo ano de 2013, Prince Royce foi honrado com o prêmio de Compositor Latino do Ano no BMI Awards.

Parcerias
Além de uma carreira de sucesso sob seu próprio nome, Prince Royce também aparece em músicas de vários artistas. Além de sua participação na faixa “Ven Conmigo”, de Daddy Yankee, Prince Royce também é destaque nas músicas “El Verdadero Amor Perdona”, da banda Maná; “Te Perdiste Mi Amor”, de Thalía; e “No One Compares”, de Jessica Sanchez.

O futuro
Com o crescimento do reconhecimento da música bachata não só no mundo latino, mas também fora dele, o ano de 2013 promete ser bastante recompensador para Prince Royce, que assim como Romeo Santos, carrega o orgulho dos amantes de bachata ao redor do planeta.