in , ,

Passaporte – Clarice Falcão: Nadando contra a maré da atual cena eletrônica nacional


Podemos viajar todo o mundo, conhecendo os maiores, os mais importantes e os novos nomes da música nos quatro cantos do planeta, mas temos sempre que olhar para o Brasil, essa terra maltratada (um pouco de drama não faz mal a ninguém), para também conhecermos o que está rolando em nosso país.

E hoje iremos conhecer essa moça que, em meio a toda a crescente cena eletrônica nacional, vai nadando contra essa maré e se mantendo verdadeira à sua arte: Clarice Falcão.

claricefalcao

Aí você se pergunta: E MPB agora tem espaço no POPLine? Claro. MPB é popular. Se é popular, claro que é Pop. Mas vamos deixar o papo chato de lado e conhecer mais um pouco dessa menina que está chamando a atenção de muita gente.

Primeiro: A Atriz
Os primeiros passos artísticos de Clarice Falcão foram nas artes cênicas. Também pudera, Clarice é filha do cineasta pernambucano João Falcão e da roteirista e escritora carioca Adriana Falcão.

Em meio a esse caldeirão cultural que é sua família, Clarice, nascida em Recife, capital do estado de Pernambuco, teve seu primeiro trabalho no filme “O Segundo Minuto”, lançado em 2006.

Mas foi só no curta-metragem “Laços”, de roteiro assinado por sua mãe, que Clarice conseguiu seu maior destaque. O filme foi lançado em 2007 e ganhou o primeiro lugar do concurso de curtas do Google, o “Project Direct”, promovido pelo YouTube. O filme chegou a ser exibido no Festival de Cinema de Sundance.

Televisão
Com o sucesso do curta “Laços”, Clarice Falcão fez a transição da telona para a telinha em 2008, na novela “A Favorita”. Clarice interpretou a personagem Mariana, filha de Catarina, interpretada por Lília Cabral.

A partir daí, Clarice apareceu em diversas produções da televisão nacional, incluindo a minissérie “As Brasileiras”, da Rede Globo.

Agora, a música
Musicalmente falando, Clarice Falcão compõe músicas com sons experimentais e sua primeira aventura nesse mercado foi na trilha sonora do filme “Lisbela e o Prisioneiro”, filme de Guel Arraes, onde cantou a música “Para o Diabo os Conselhos de Vocês”, trilha do casamento de Lisbela.

Mas foi só em 2012 que Clarice realmente resolveu lançar algum material próprio, ao disponibilizar no iTunes o EP “Clarice Falcão”.

Composto por quatro canções, cheias de histórias de suas experiências amorosas com uma boa pitada de ironia, Clarice se destacou por construir com suas composições narrativas bem humoradas e por sua voz doce e melodia suave, algo bem diferente do atual pop/eletrônico nacional.

O EP conseguiu alcançar a 5ª colocação da lista dos mais vendidos no iTunes Brasil.

Monomania
Já em 2013, mas precisamente no dia 30 de abril, Clarice Falcão lançou seu primeiro álbum, que ganhou o título de “Monomania”.

Composto por 14 faixas, incluindo a versão em inglês da música “Fred Astaire”, o álbum rapidamente ganhou destaque no iTunes Brasil.

E atualmente…
Atriz, cantora, compositora e roteirista tem muito trabalho e Clarice Falcão não para. Você pode vê-la com mais frequência na série de humor para a internet “Porta dos Fundos”, na série do Multishow “O Fantástico Mundo de Gregório” e no programa Elmiro Miranda Show, do canal TBS.

Recentemente Clarice também foi responsável pela trilha sonora do filme “Apenas O Fim” e readaptou a peça “Confissões de uma Adolescente”, onde também atua.

Pode apostar: 2013 deverá ser um ano onde veremos muito de Clarice Falcão. Seja na TV, na música, no cinema, no teatro…