O mascote Eddie em arte do álbum "Senjutsu" / Foto: Divulgação
in ,

Iron Maiden lança “Senjutsu”, o 17º álbum de estúdio

Disco é o primeiro em seis anos da banda.

Iron Maiden está de volta com o lançamento de “Senjutsu”, o 17º álbum de estúdio da banda inglesa, nesta sexta-feira (3). O projeto duplo, com 82 minutos, é o primeiro em seis anos e foi gravado em Paris, na França, com a ajuda do produtor de longa data Kevin Shirley, e foi co-produzido por Steve Harris.

“Senjutsu” chega roteado de grandes expectativas, a começar pela ação que antecedeu ao anúncio. O Iron Maiden criou um grande caça ao tesouro com os fãs para que eles encontrassem pistas sobre o tema do projeto. Pistas foram distribuídas não só pelas redes sociais da banda, como também de amigos e parceiros de trabalho.

O primeiro single, “The Writing On The Wall”, saiu no dia 15 de julho no mesmo dia que “Senjutsu” era oficialmente anunciado. “Stratego”, a segunda música revelada, saiu no dia 19 de agosto.

Leia mais

O álbum “Senjutsu” – numa tradução simplificada, algo como técnicas sábias – foi gravado em Paris. “Lá é um lugar que tem uma vibração muito descontraída. As instalações ali são perfeitas para as nossas necessidades; a construção já foi um cinema e tem um pé direito super alto, então tem uma ótima acústica”, disse Steve em nota oficial.

“Há algumas canções muito complexas nesse álbum para as quais um árduo trabalho foi necessário para que chegássemos exatamente na sonoridade que gostaríamos, então o processo era muitas vezes desafiador, mas Kevin é ótimo em registrar a essência da banda e eu acho que valeu muito o esforço! Estou muito orgulhoso do resultado e mal posso esperar para que os fãs possam escutá-lo”.

“Nós o gravamos no início de 2019, durante uma pausa na turnê Legacy, então nós pudemos maximizar nossa turnê, porque ainda tínhamos um grande período para a preparação de arte para a capa e de vídeos especiais. Claro que a pandemia postergou mais as coisas – mais até do que planejamos – ou seriam essas estratégias?!”, deixou no ar Bruce Dickinson.

Assim como o último disco da banda “The Book of Souls” (2015), está disponível em formatos físicos; CD duplo e vinil triplo, além de outros bundles deluxe.

Iron Maiden no Rock in Rio

Iron Maiden em foto promocional para o álbum “Senjutsu” / Foto: Divulgação/John Mcmurtrie

A turnê do álbum “Senjutsu” vem ao Brasil ano que vem. O Rock in Rio 2022 confirmou a banda como a grande headliner do dia do metal, um dos mais aguardados de toda edição. Para o Palco Mundo, seguem escaldados os mesmos nomes que já estavam programados para agitar a galera antes do adiamento pela pandemia: Iron Maiden, Dream Theater, Megadeth e Sepultura.

O disputado dia do metal é o responsável para abrir o Rock in Rio, marcado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, na Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio. E, apesar da maioria dessas bandas serem conhecidas do RIR, vem novidade por aí: o Sepultura, por exemplo, vai fazer uma dobradinha com a Orquestra Sinfônica Brasileira, no show intitulado “Sepultura in Concert”.

Os ingressos serão liberados para compra no dia 21 de setembro.

Escrito por Amanda Faia

Casa de Cardi B em Atlanta é afetada por furacão

Casa de Cardi B em Atlanta é afetada por furacão

Músicas de Olivia Rodrigo e Lady Gaga viram nomes de rodovias

Músicas de Olivia Rodrigo e Lady Gaga viram nomes de rodovias