Menu
in

Gilberto Gil é eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras

Gilberto Gil ocupará a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras, antes ocupada pelo acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho

Foto: @_fernandoyoung_/Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (11) a Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu o novo ocupante da cadeira número 20 do quadro de membros efetivos: o cantor e compositor Gilberto Gil, de 79 anos, é o novo imortal da entidade. Eleito com 21 votos, Gil concorreu à eleição o poeta Salgado Maranhão e o escritor Ricardo Daunt. A vaga ficou disponível após o falecimento do acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, em maio do ano passado.

“Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, declarou o Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi.

O artista também celebrou a entrada na Academia Brasileira de Letras em uma publicação nas redes sociais.

Obra Imortal de Gilberto Gil

São ao todo quase 60 discos e em torno de 4 milhões de cópias vendidas, tendo sido premiado com 9 Grammys. Entre Lps, CDs e DVDs, como: Expresso 2222, Refazenda, Viramundo, Refavela, Realce, UmBandaUm, Dia Dorim, Raça Humana, Unplugged MTV, Quanta, Eu Tu Eles, Kaya N`Gandaya, Banda Dois, Fé na Festa, Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo com Orquestra, entre tantos outros, Gil criou uma vasta e abrangente obra musical e audiovisual.

Um de seus mais recentes trabalhos, Gilbertos Samba, é uma reinterpretação de canções gravadas por João Gilberto e uma homenagem do “discípulo para o mestre”. Em 2015 e 2016 celebrou com Caetano Veloso os 50 anos de carreira em um show histórico – Dois Amigos, Um Século de Música – registrado em CD e DVD. Em 2017 a Trinca de Ases foi lançada a mesa: Gil, Nando Reis e Gal Costa percorreram os palcos das principais cidades do Brasil e da Europa. Registrado também em CD e DVD.

Em 2018, lançou o álbum “Ok, Ok, OK” que traz a família, a doença que experimentou e o questionamento do posicionamento que a sociedade lhe exige. O álbum foi vencedor do Grammy Latino em novembro de 2019 na categoria Melhor Albúm de Música Brasileira.

Gilberto Gil ocupará a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras. Foto: Divulgação

Leia Mais:

Cada novo projeto de Gil tem suas formas consolidadas em diversas turnês pelo mundo. Todo disco vira show e muito show vira disco. Sempre disposto a realizar turnês nacionais e internacionais para cada novo projeto, Gil é presença confirmada anualmente nos maiores festivais e teatros da Europa. Realizou diversas turnês pelas Américas, Ásia, África, e Oceania. Gil tem um público cativo em seus shows no exterior, desde suas primeiras apresentações internacionais em 1971, a partir da sua marcante participação no festival de Montreux, em 1978.

Em 2002, após sua nomeação como Ministro da Cultura, Gil passa a circular também pelo universo sócio político, ambiental e cultural internacional. No âmbito do Minc, em particular, desenha e implementa novas políticas que vão desde a criação dos Pontos de Cultura até a presença protagonista do Brasil em Fóruns, Seminários e Conferências mundo afora, trabalhando temas que vão desde novas tecnologias, direito autoral, cultura e desenvolvimento, diversidade cultural e o lugar dos países do sul do planeta no mundo globalizado.

Suas múltiplas atividades vêm sendo reconhecidas por várias nações, que já o nomearam, entre outros, de Artista da Paz pela UNESCO em 1999, Embaixador da FAO, além de condecorações e prêmios diversos, como Légion d’ Honneur da França, Sweden’s Polar Music Prize, entre outros. Um Embaixador musical único, movido pela convicção cultural e agora, Imortal pela Academia Brasileira de Letras.

Compartilhe:

Sair da versão mobile