Gilberto Gil, Elza Soares e BNegão se unem em live a favor da causa indígena
Gilberto Gil, Elza Soares e BNegão participam de live do "Festival Demarcação Já Remix". Foto: Gilberto Gil (@_fernandoyoung_), Elza Soares e BNegão (Divulgação)
in

Gilberto Gil, Elza Soares e BNegão se unem em live a favor da causa indígena

Liderada pelo DJ MAM, a 5ª edição do Festival Demarcação Já Remix acontece até o dia 11 de setembro, em formato digital, com debates focados em questões do meio ambiente e muita música

Gilberto Gil, Elza Soares e BNegão se unem em live a favor da causa indígena. O “Festival Demarcação Já Remix”, projeto do DJ MAM contará com uma live no sábado, 11 de setembro, no canal do YouTube do cantor Gilberto Gil, às 21h, comandada por DJ MAM e com a presença de mais de 30 artistas, como Elza Soares, Bnegão, Dona Onete, Rodrigo Sha, Djuena Tikuna, Jonathan Ferr, Felipe Cordeiro e outros.

Após abertura no Dia da Amazônia, com um ato cultural e político, de reparação histórica aos povos originários,no Museu do Amanhã e a presença do Coral Guarani Tenonderã, o Festival, que nesta edição conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro ofertará, ao longo desta semana, uma programação intensa de painéis para debates sobre a causa.

Gilberto Gil, Elza Soares e BNegão se unem em live a favor da causa indígena
DJ MAM e Coral Guarani Tenonderã na abertura do Festival Demarcação Já Remix, na Praça Mauá (05.09.2021). Foto: Felipe Scapino

Participam das conversas artistas e autoridades, entre eles a líder indígena Sônia Guajajara, o artista multimídia indígena Kadu Xukuru, o ator Paulo Betti, o cantor e compositor Pedro Luis, o Secretário Municipal de Meio Ambiente do Rio, Eduardo Cavalieri e o Secretário Municipal de Cultura do Rio, Marcus Faustini.

Serão seis painéis, que acontecerão até sábado (11), sempre às 18 horas, com transmissão pelo Instagram do Festival. Entre os temas abordados, questões como ‘Meio Ambiente e Cultura’, ‘A Temática indígena e ambiental nas telas’ e ‘NFT Socioambiental’.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por #FestivalDemarcaçãoJáRemix (@festivaldemarcacaojaremix)

A live de encerramento será exibida no formato de programa de TV, com DJ MAM, direto do Museu do Amanhã, convidando os artistas a se juntarem à causa. As participações serão por meio de canto, música, clipe, fala. Gilberto Gil, apoiador do festival, cedeu seu canal para transmissão e participará através dos clipes “Demarcação Já” e “Do Guarani ao Guaraná”. O público poderá contribuir durante a live, através de QR Code, para a APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e para o Coral Guarani Tenonderã.

Programação Festival Demarcação Já Remix – Painéis

Local: Instagram Festival Demarcação Já Remix
Horário: 18h

Data: 7 de setembro, terça-feira

MEIO AMBIENTE E CULTURA: DO RIO CARIOCA À AMAZÔNIA
Convidados: Marcus Faustini (Secretário Municipal de Cultura do Rio), Tica Minami
Mediação: DJ MAM

Data: 8 de setembro, quarta-feira

A TEMÁTICA INDÍGENA E AMBIENTAL NAS TELAS
Convidados: Paulo Betti, Zahy Guajajara e Felipe Scapino
Mediação: DJ MAM

Data: 9 de setembro, quinta-feira

NFT SOCIOAMBIENTAL: GREEN NFT, MÚSICA E CRYPTOARTE INDÍGENA
Convidados: Raphael King (Brasil NFT), Byron Mendes (Metaverse Agency) e Fausto Vanin
Mediação: DJ MAM

Data: 10 de setembro, quinta-feira

FUTURISMO INDÍGENA: A ARTE E O TERRITÓRIO DA ANCESTRALIDADE AO POP
Convidados: Ziraldo Artes Produções Julia Vidal e Kadu Xukuru
Mediação: DJ MAM

Data: 11 de setembro, sábado

COMPOSIÇÃO ENGAJADA
Convidado: Carlos Rennó
Mediação: DJ MAM

Live Demarcação Já Remix

Data: 11 de setembro
Local: YouTube Gilberto Gil
Horário: 21h

Line-up confirmado: Gilberto Gil, Elza Soares, Ziraldo, Sonia Guajajara, BNegão, Dona Onete , Letícia Sabatella, DJ MAM, Coral Guarani Tenonderã, Digitaldubs, Oskar Metsavaht, Djuena Tikuna, Felipe Cordeiro, Jonathan Ferr, Zahy Guajajara, Pedro Luis, Carlos Rennó, Yaka Sales P, Andre Vallias, Rodrigo Sha, Paka Noke Koi, Batman Zavareze, VJ Carol Santana, Eric Marky, DJ Flavya, DJ Raiz, Kadu Xukuru, Manie Dansante, Silvan Galvão, Patricia Bastos, Banda Conceição, Roberta Carvalho e Aíla.

Sobre o Festival Demarcação Já Remix

O festival é uma extensão da campanha “Demarcação Já”, criada pelo Greenpeace e pelo Instituto Socioambiental, em 2017, a partir da canção de mesmo nome dos compositores Carlos Rennó e Chico César.

Seu videoclipe e remixes lançados nas plataformas digitais por DJs e grandes nomes da MPB como Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Maria Bethânia, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Céu e Tropkillaz já ecoaram mais de 100 milhões de vezes a frase de ordem “Demarcação Já”. Cancelada por falta de verba, a 5ª edição acontecerá agora em setembro.

Sobre DJ MAM – O Curador

Curador de séries fonográficas e festivais como o Sotaque Carregado, o Demarcação Já Remix, o Carnaval Remix e o inédito Amazônia Remix, DJ MAM mixa o Brasil às pistas globais. Prêmio Noite Rio de melhor DJ de MPB, já tocou em 15 países, tendo colaborações com Gilberto Gil, Dona Onete e BNegão. MAM é compositor e intérprete da trilha oficial do Rio de Janeiro, “Oba Rio” e do tema de 80 Anos do Cristo, “Redentor”.

Seu álbum autoral Sotaque Carregado e remix Sotaque ReCarregado foram indicados ao Prêmio da Música Brasileira e chegaram ao Top 20 World Music Charts Europe. Em 24 anos, seu selo, programas de rádio e festivais deram palco a mais de 500 nomes como Elza Soares, Hermeto Pascoal, Gaby Amarantos e BaianaSystem. Sua empresa foi indicada a diversos prêmios como o SIM São Paulo – Semana Internacional da Música 2020, Brasil Criativo e Profissionais da Música nas categorias criatividade, inovação e transformação social.

Escrito por Láisa Naiane

Gil do Vigor em festival LGBT: “Relembrei minha festa do líder”

Vitória! Pai de Britney Spears abre petição para acabar com tutela