Foto: Divulgação
in

Gilberto Gil participa de evento sobre democratização da tecnologia

Promovido pela ThoughtWorks, a live traz bate-papo sobre os impactos da tecnologia na sociedade

A ThoughtWorks, empresa de consultoria global de software,  convidou Gilberto Gil para participar de um debate sobre o papel da tecnologia no desenvolvimento da sociedade, nesta quinta-feira (16), às 19h, em seu canal no YouTube. o evento “ThoughtWorks Live com Gilberto Gil: Caminhos para a democratização da tecnologia”, será um bate-papo regado a músicas executadas ao vivo pelo cantor, direto do estúdio do músico no Rio de Janeiro.

Realizado pela consultoria em diversos países, dedicado a explorar as possibilidades criadas pelo avanço da tecnologia e as responsabilidades das organizações e sociedade nesse processo. A edição de 2021 será conduzida por Marta Saft, diretora-presidente da ThoughtWorks, em formato de bate-papo com Gilberto Gil, dividido em quatro blocos.  A cada bloco serão abordados temas como tecnologia como um direito social, incentivo ao código aberto, compromisso com desenvolvimento de soluções sustentáveis, entre outros temas.

“Nós acreditamos que a tecnologia é um grande facilitador para a construção de um futuro melhor. Em um momento em que falamos muito sobre transformação digital, não poderíamos deixar de promover a discussão sobre a lacuna no acesso à tecnologia. E ninguém melhor do que Gilberto Gil para participar dessa discussão conosco”, esclarece Karine Medeiros, Head de Marketing da ThoughtWorks.

Gilberto Gil vem criando canções sobre a tecnologia e a cibernética desde o final da década de 1960. Enquanto Ministro da Cultura, expandiu e aprofundou o debate sobre cultura digital e software livre. Ao longo dos anos, sua obra vem explorando o diálogo entre a arte e a ciência e provocando reflexões sobre os impactos do uso da tecnologia, seja nas letras – ora mais utópicas, ora mais críticas -, seja nas formas de lançamento de seus trabalhos.

Já a ThoughtWorks é uma empresa comprometida com a transformação social por meio da tecnologia. Entre suas ações mais recentes está o aplicativo iSUS, criado em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará, que busca ser um canal oficial para orientar, informar, educar, direcionar e identificar as necessidades e o trabalho dos profissionais de saúde do SUS que estão na linha de frente contra o Covid-19, de modo a melhorar o cenário da pandemia no Estado.

A consultoria também publicou recentemente, em setembro de 2020, o “Relatório de Transformação Social”, uma coleção de cinco artigos escritos por lideranças da ThoughtWorks de várias partes do mundo que abordam temas como contribuições para iniciativas de mudança social, o papel da indústria de tecnologia, diversidade e inclusão em tempos de pandemia, impacto climático da Covid-19 e agravamento da exclusão social.

 

Escrito por Rafa Ventura

Tem que Vigorar! Leia agora o livro do ex-BBB Gilberto Nogueira

Uma monja budista cantando música eletrônica? Ouça agora!