Os esforços bilionários do Spotify em aumentar a popularidade no consumo e apoio aos recursos que auxiliem criadores de conteúdo de áudio, seguem a todo vapor. A plataforma de streaming anunciou a aquisição das empresas Podsights e Chartable com o objetivo de melhorar a medição de Podcasts para anunciantes e insights para editores.
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De acordo com a eMarketer, a receita anual de publicidade em áudio digital nos EUA deve crescer para quase US$ 8 bilhões – e, desses, US$ 2,7 bilhões (cerca de R$ 14 bilhões) apenas para publicidade em podcast – até 2025. Baseado nesses dados, o Spotify acredita que o próximo passo para desbloquear esse crescimento é demonstrar o impacto da publicidade em áudio por meio de inovações em medição e atribuição para anunciantes e insights de público para editores.
O Podsights é um serviço de medição de publicidade de podcast que ajuda os anunciantes a medir e dimensionar melhor sua publicidade de podcast. Segundo uma pesquisa recente da Advertiser Perceptions, a medição e a atribuição continuam sendo os dois maiores desafios não resolvidos para os anunciantes de podcast. Como parte do Spotify, o Podsights poderá utilizar a tecnologia e a inteligência da plataforma para fornecer medições mais precisas e insights acionáveis para anunciantes de podcast em todo o mundo.
Enquanto que o Chartable é uma plataforma de análise de podcast que permite que os editores conheçam e aumentem seu público de podcast por meio de atribuição promocional e ferramentas de percepção do público. Com isso, o Spotify irá ampliar o conjunto de ferramentas da Megaphone com a integração dos insights do público do Chartable e ferramentas promocionais como SmartLinks e SmartPromos. Essas ferramentas prometem facilitar que os editores transformem os insights do público em ações, além de expandir seus ouvintes e, em última análise, ampliar seus negócios.
Investimentos Bilionários do Spotify em Podcasts
Em uma sessão de perguntas e respostas publicada no site de publicidade do Spotify, o CEO da Podsights, Sean Creeley, disse: “Esta é uma oportunidade realmente única de unir forças e acelerar a medição de publicidade de podcast globalmente.”
“Em última análise, para nós, tudo se resumia ao Podsights e ao Spotify compartilharem a mesma crença central: todos os grandes ecossistemas de mídia precisam de grandes medidas para prosperar. E é por isso que estamos aqui hoje”, afirma Creeley.
Khurrum Malik, chefe de marketing de negócios de publicidade do Spotify, acrescentou: “Estamos vendo muitos anunciantes procurando transferir mais orçamentos de mídia para podcasts e estão nos dizendo que, para aumentar seu investimento na categoria, eles precisam de mais medição e mais percepções.”
“Estamos empolgados em receber a equipe do Podsights no Spotify para ajudar a acelerar e melhorar a medição para anunciantes de podcast em todo o mundo. Acreditamos que uma melhor medição beneficiará todo o ecossistema e mal podemos esperar para começar com o Podsights”, afirma Malik.
No final do quarto trimestre de 2021, o Spotify tinha 3,6 milhões de podcasts na plataforma, um resultado acima dos 3,2 milhões no final do terceiro trimestre. O Spotify adquiriu a Megaphone, uma plataforma de publicidade e publicação de podcast, por US$ 235 milhões em novembro de 2020.
As novas aquisições marcam os últimos acordos alcançados como parte da estratégia de podcast bilionária do Spotify. A companhia também adquiriu a plataforma de tecnologia de podcast com sede na Austrália, Whooshkaa, em dezembro; e a de descoberta de podcast Podz, em junho de 2021. Outras empresas de podcast adquiridas pelo Spotify incluem Gimlet Media e Anchor, por US$ 343 milhões, em fevereiro de 2019, bem como Parcast e The Ringer.