Foto: sgcdesignco/Unsplash
in

Spotify cria plataforma para acelerar crescimento de podcasts no Brasil

Os criadores serão convidados para participar do Spotify Podcast Academy com base em dados de audiência e performance

O Spotify lançou uma plataforma intitulada “Spotify Podcast Academy“, um programa de aceleração de criadores que já produzem um podcast para elevar o nível, construindo um público maior e uma audiência mais engajada, tornando-se mestres em seu ofício e fortalecendo uma comunidade que cresce a cada dia.

Desde 2019, quando o Spotify anunciou seus primeiros investimentos no mercado de podcasts, muita coisa mudou. Foram lançados os primeiros podcasts Originais na plataforma, como o Café da Manhã; a plataforma Spotify For Podcasters, que serve como um dashboard de dados e insights para os criadores; além de inúmeros novos recursos e funcionalidades para criadores e ouvintes, como o mais recente Música + Papo.

Com todo esse crescimento da podosfera no Brasil, existem hoje milhares de shows e criadores incríveis apenas esperando uma oportunidade para construir uma audiência e se tornar o próximo grande sucesso. É por isso que o Spotify deu mais um passo para ajudar esses criadores a crescer mais rápido do que poderiam por conta própria.

“Estamos orgulhosos em lançar o Spotify Podcast Academy para dar mais apoio à comunidade de podcasters no Brasil. É uma oportunidade única para os criadores que não possuem ferramentas para implementar estratégias claras de desenvolvimento de programas e públicos possam ter acesso aos recursos de produção de alta qualidade do Spotify”, Javier Piñol, diretor do Spotify Studios na América Latina e US Latin.

Os criadores serão convidados pela plataforma a participar do Spotify Podcast Academy, com base em dados de audiência e performance de seus podcasts, especialmente se já utilizarem a Anchor, a plataforma do Spotify que torna fácil e divertida a criação e produção de podcasts em todo o mundo.

Leia mais:

“Se não fosse pelo Spotify Podcast Academy, a gente demoraria muito tempo pra chegar aonde está hoje, com a nossa base de fãs. No momento em que fazemos parte dessa comunidade do Spotify, a gente cria um lastro. Nós ganhamos mais reputação e autoridade desde que entramos no programa”, afirma Gui Neves, apresentador do podcast Biscoito.

O Spotify Podcast Academy visa estimular a comunidade de criadores e promover a aprendizagem coletiva. Todos os programas tornam-se exclusivos do Spotify e os criadores passam a fazer parte da comunidade de podcast mais vibrante da indústria, podendo trocar experiências e lições aprendidas ao longo das suas jornadas.

O objetivo é que a plataforma possa compartilhar o conhecimento da indústria de podcast com os criadores, por meio de aulas e workshops, suporte de comunicação, além de acesso ao ecossistema de ferramentas e plataformas do Spotify.

No lançamento do programa, também são revelados os podcasts que atualmente participam do Spotify Podcast Academy. São eles: Biscoito, Diário de um Jovem Moderno, Estamos Bem?, Indo e Voltando, Mundo Freak Confidencial, Para dar nome às coisas, PeeWeeCast, Podcat, Respondendo em Voz Alta e Santíssima Trindade das Perucas. Os podcasts poderão fazer parte do programa por um ou até no máximo dois anos. Esse período é fundamental para que o Spotify possa oferecer suporte para o crescimento do podcast.

Confira playlist:

Escrito por Rafa Ventura

E a Lary? Em “A Fazenda 13”, Bil admite interesse em Erika

BTS ameaça recorde de Taylor Swift

Quer se tornar um idol? BTS anuncia audições para Big Hit Music