in

Spotify adquire a terceira empresa de podcasts em 2019; plataforma pretende investir cerca de US$500 milhões no setor

Reprodução

Reprodução

O Spotify segue com investimento em uma área que pretende ser uma das grandes suas frentes: podcasts.

Já comentamos aqui no MM sobre o planejamento da plataforma no setor, tendo em vista que o número de ouvintes aumentaram 175% no último ano, de acordo com a empresa. Agora, o Spotify anuncia que está adquirindo a Parcast, um estúdio de podcast de entretenimento com roteiros – a terceira aquisição de empresas de podcasts apenas em 2019.

 width=

A empresa aponta que no Brasil e no México, “o formato ainda está sendo descoberto, novos podcasts são lançados a cada dia”.

Segundo informações da Variety, os termos financeiros do acordo não foram divulgados. O Spotify espera que a aquisição seja concluída no segundo trimestre de 2019. A Parcast não levantou nenhum financiamento externo; O fundador e presidente Max Cutler e seu pai, o produtor de rádio Ron Cutler, foram os únicos investidores, de acordo com um relatório do Podcasting Business Journal.

No mês passado US$337 milhões para comprar duas empresas de podcasting: a produtora Gimlet Media e a fornecedora de serviços Anchor FM. A Spotify disse a investidores que espera investir entre US$ 400 milhões e US$ 500 milhões em podcast este ano.

“A adição da Parcast à nossa crescente lista de conteúdo de podcast irá promover nossa meta de se tornar a principal plataforma de áudio do mundo”, disse Dawn Ostroff, diretor de conteúdo do Spotify, ao anunciar o acordo. “Os podcasts de crime e mistério são um dos principais gêneros para nossos usuários e a Parcast teve sucesso significativo ao criar séries de sucesso enquanto construía uma base de fãs leal e crescente”.

“Em três anos, criamos uma casa de produção que cresceu exponencialmente e atingiu os fãs de mistério e crime real, especialmente mulheres, em todos os 50 estados e em todo o mundo. Temos o orgulho de nos unir ao serviço de streaming de assinatura de áudio mais popular do mundo e obter acesso a um dos maiores públicos do mundo”, disse Cutler, da Parcast, em um comunicado. “Juntamente com o Spotify, nossa capacidade de escalar, crescer e ampliar a marca única e personalizada de conteúdo que criamos está repleta de possibilidades fantásticas”, completa.

A Parcast, fundada em 2016, lançou 18 séries de podcasts premium até hoje e tem mais de 20 programas em desenvolvimento que devem ser lançados ainda este ano. A startup foca nos gêneros de mistério, crime, ficção científica e história – com uma audiência que é mais de 75% feminina.