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Conheça 10 diferenciais indicados pelo Instagram e Facebook para conteúdos

Através de dois criadores das plataformas, Instagram e Facebook reúnem dicas para engajar verdadeiramente a comunidade nas plataformas
Conheça 10 diferenciais para conteúdos indicados pelo Instagram e Facebook
Conheça 10 diferenciais para conteúdos indicados pelo Instagram e Facebook. Foto: Unsplash

Afinal, quais são os diferenciais para criação de conteúdo no Instagram e Facebook? Os criadores Brendan Jordan (491 mil seguidores no Instagram, 376 mil seguidores no Facebook) e Kurt Tocci (436 mil seguidores no Instagram, 1,4 milhão de seguidores no Facebook) falaram abertamente sobre sua experiência em encontrar e nutrir uma comunidade nas plataformas da Meta e além. Brendan é ator, maquiador e defensor LGBTQIA+ e Kurt é um comediante que costuma usar humor e memes para transmitir seu ponto de vista.

Embora tenham criado nichos diferentes para si mesmos, ambos concordaram com as 10 dicas e truques a seguir para os criadores de conteúdo verem seus assuntos e vozes sendo ouvidas. Ambos também enfatizaram a importância da amizade e da orientação: buscar mais conversas como a que lideraram, fazer amizade com outras pessoas em seus respectivos campos e apoiar-se em colegas para orientação e conselhos. “Há espaço para todos”, disse Brendan.

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1. Seja fiel a si mesmo

Siga seu instinto e crie conteúdo que seja você, que fale com seu personagem e sua paixão. Quando você começa a fazer suas próprias coisas, disse Kurt, você entra em um relacionamento com o público e isso ajuda a orientar o tipo de conteúdo que você coloca no mundo. Torna-se orgânico, natural, uma extensão do que você já faz no dia-a-dia.

Brendan acrescentou que sempre que tentou forçar algo, nunca deu certo. “Seguir meu próprio caminho enquanto me inspirava em outros antes de mim, funcionou”, disse ele, e acrescentou que conceber uma base é importante, mas evoluir também é importante. “Tudo evolui, e tudo bem.”

2. Experimente novos recursos

As plataformas de mídia social introduzem constantemente novos recursos para estimular a criatividade dos criadores. Recentemente, por exemplo, o Instagram introduziu a função de Remix e Collabs e o Facebook lançou o Reels globalmente. O conselho de Kurt e Brendan para os criadores é “experimentá-los todos. A única maneira de aprender um novo recurso é usá-lo.”

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Além disso, explicou Kurt, ele notou que quando uma plataforma introduz um novo recurso, ela incentiva seu uso e, portanto, pular em um novo formato, ou seja, bobinas ou uma música de tendência, pode ajudar seu conteúdo a ser descoberto por um novo público. Ele também descobriu que tirar um minuto extra para gravar imagens de capa independentes e carregá-las como uma miniatura ajuda bastante. “Ele adiciona um brilho, parece mais limpo e as pessoas reconhecem a qualidade”, disse ele.

3. Use o que você tem

Ambos os criadores concordaram que equipamentos sofisticados ou softwares de edição profissionais não são necessários, especialmente para pessoas que são apaixonadas por criação de conteúdo e estão apenas começando. Use seu telefone, teste aplicativos diferentes e continue experimentando.

“Você precisa ser versátil com conteúdo curto e longo”, disse Kurt, e redirecionar o conteúdo entre plataformas e formatos é uma maneira de ele verificar essas caixas. Brendan acrescentou que dividir um vídeo de formato longo em clipes verticais rápidos para bobinas ou histórias ajuda a destacar mais partes desses vídeos.

4. Concentre-se na capacidade de relacionamento

“Pense em um cenário que se relacione com o maior número de pessoas possível e transforme isso em um vídeo que seja o mais fácil [de entender] possível”, disse Kurt. Aproveite as experiências cotidianas que você tem, os lugares que frequenta, as pessoas com quem faz amizade ou os pensamentos que passam pela sua mente.

“Siga sua paixão”, acrescentou Brendan. “As chances são de que outras pessoas tenham a mesma paixão ou estejam curiosas para aprender mais sobre isso.”

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5. Cuide-se primeiro

Brendan contou ao público do SXSW™ um pequeno segredo: quando está de bom humor e se sentindo bem, ele cria conteúdo suficiente para guardar para aqueles dias em que não tem vontade de criar conteúdo ou fazer muita coisa. Agrupar conteúdo o ajuda a evitar o esgotamento. “Cuide-se primeiro”, ele aconselhou, “sobre a carreira, sobre tudo. Quando você se sentir bem, faça o que puder. Quando você não – não faça.”

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Foto: Melyna Valle/Unsplash

6. Faça porque você ama

Kurt descobriu que quando ele mescla o que ele gosta de fazer na vida real (na vida real) com o conteúdo que ele cria, não parece trabalho. E porque não parece trabalho, ele não se vê sobrecarregado ou esgotado. O benefício adicional de criar conteúdo em torno do que você realmente ama e se apresentar através do seu conteúdo é que você é autêntico, o que é fundamental para se conectar com as pessoas.

“Quando se trata de conteúdo, faça por você e porque você gosta de fazer, não pelos números”, disse Kurt. “Não importa se você tem 1K, 5K, 10K ou até 100K [seguidores], porque o ‘K’ mais importante é a gentileza.”

7. Manter relacionamentos com o público

Brendan compartilhou que quando jovem, ele se viu assistindo criadores queer e percebendo que existem pessoas como ele por aí, mesmo que ele não tivesse muitas pessoas com quem se relacionar pessoalmente. Foi assim que se apaixonou pelas redes sociais, disse ele, como um espaço que tem potencial para fazer as pessoas sorrirem e espalharem amor. Até hoje, independentemente de sua contagem de seguidores, ele faz questão de responder às pessoas em DMs e comentários.

“Ter um relacionamento com seu público é grande”, reiterou Kurt, “você tem que manter esse relacionamento e expressar muita gratidão. Você está construindo uma família da internet – é mais do que uma conexão de seguidores.”

Envolver-se com pessoas que amam o que você faz também traz benefícios extras. O feedback e a contribuição deles podem ajudar a informar sua estratégia de conteúdo. Kurt disse que usa os adesivos de enquete e perguntas nos Stories, por exemplo, para saber mais sobre as preferências de seu público. “Não é sobre os números, é sobre a comunidade. É sobre bondade.”

“Eu tento ser a pessoa mais jovem que eu precisava”, acrescentou Brendan. “[A mídia social] é um lugar para ser você mesmo e não ser julgado por isso.”

8. Consistência é fundamental

Quer você publique diariamente, semanalmente ou em qualquer outro lugar, ambos os criadores concordaram que a consistência é importante.

Kurt descobriu que postar duas vezes por semana funciona para ele e sua estratégia é deixar cada conteúdo “respirar”. Ele não acredita em saturar a própria conta e, em vez disso, prefere dar ao público a chance de descobrir novos conteúdos que um criador publica sem sentir que está correndo para acompanhar. Além disso, ele analisa insights para determinar quando seu público é mais ativo.

Brendan descobriu que experimentar diferentes horários e horários aleatórios ajudou a informar sua cadência de postagem, se não por outro motivo, a não ser descartar, em comparação, horários que não funcionam tão bem. “Você nunca postará 100% no momento ‘certo’”, acrescentou, “assim como você nunca agradará 100% do tempo a todos”. Em vez disso, pratique consistência e paciência.

9. Faça sua pesquisa

Kurt disse que muitas vezes observa outros criadores de conteúdo e consome conteúdo em várias plataformas, o que ele vê como uma pesquisa que ajuda a informar sua próxima grande ideia. “Veja se você pode encontrar algo relacionável e versão para si mesmo, faça-o em seu próprio estilo”, disse ele. Ele novamente sugeriu usar o adesivo de perguntas nos Stories, cujas respostas às vezes despertam novas ideias de vídeo.

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Na mesma linha, Kurt disse que ainda acredita no poder das hashtags. Em sua experiência, fazer pesquisas prévias para entender quem usa uma determinada hashtag e com que finalidade pode ajudar seu conteúdo a ser descoberto por pessoas que podem se converter em seguidores.

10. Relaxe

Embora todos os itens acima possam parecer muito, Brendan lembrou aos colegas criadores que relaxar e respirar são importantes. “Lembre-se para que você está fazendo isso, por que, o que o fundamenta.” Se você sente que está em uma rotina criativa, observe os outros para se inspirar. Se as ideias ainda não fluírem, não force. “A inspiração está ao nosso redor, não pense demais”, finalizou Kurt.

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