banner com link para rádio globo
Quais os melhores formatos de áudio para o YouTube e Spotify
Quais os melhores formatos de áudio para o YouTube e Spotify? Foto: Unsplash
in

Quais os melhores formatos de áudio para o YouTube e Spotify?

De forma geral, os serviços de streaming naturalmente comprimem os áudios enviados às plataformas, conheça as melhores práticas para o YouTube e Spotify

Afinal, quais os melhores formatos de áudio para enviar às plataformas do YouTube e Spotify? De forma geral, os serviços de streaming naturalmente comprimem os áudios enviados às plataformas, principalmente para evitar mudanças bruscas de volume aos consumidores. Essa redução é chamada de “Penalidade de Loudness” – quanto maior o nível em que a música é masterizada, maior a penalidade. Porém, cada serviço possui a sua prática específica para a aplicação das penalidades.

Leia Mais:

A empresa MeterPlugs criou uma ferramenta gratuita chamada “Loudness Penalty: Analizer”, na qual os artistas e produtores musicais poderão selecionar qualquer arquivo WAV, MP3 ou AAC e, em segundos, a plataforma oferece uma medida precisa da penalidade de volume para sua faixa com referência aos serviços de streaming de música mais populares, além de permitir que você visualize como soará aos ouvintes em uma comparação fácil com o seu material de referência.

O arquivo de música não será carregado, o que significa que este processo é seguro e anônimo. Para acessar a ferramenta acesse aqui. Confira abaixo as melhores práticas de envio das faixas de áudio orientadas pelo YouTube e Spotify.

Quais os melhores formatos de áudio para o YouTube e Spotify
Descubra quais são os melhores formatos de áudio para o YouTube e Spotify? Foto: Unsplash

YouTube: formatos de áudio

As diretrizes a seguir referem-se às faixas de áudio que você envia ao YouTube. Essas diretrizes descrevem as especificações de formatação que produzem a qualidade mais alta para reprodução de áudio no YouTube e para corresponder as faixas de áudio àquelas de vídeos enviados por um usuário.

Observe que uma faixa de áudio poderá ser reproduzida no YouTube somente se você optou por incluir essa faixa no programa AudioSwap do YouTube. Em geral, a plataforma recomenta o envio de áudio com a qualidade mais alta possível.

  • Formatos de arquivo compatíveis:
    • Áudio MP3 em contêiner MP3/WAV
    • Áudio PCM em contêiner WAV
    • Áudio AAC em contêiner MOV
    • Áudio FLAC
  • Taxa mínima de bits de áudio para formatos com perda: 64 kbps
  • Duração audível mínima: 33 segundos, excluindo silêncio e ruído de fundo
  • Duração máxima: nenhuma

Spotify: formatos de áudio

Envie seus arquivos de áudio nos formatos FLAC ou WAV (o Spotify recomenda usar o FLAC). Quando a plataforma recebe seus arquivos de áudio, são realizados os seguintes processos:

  • Verificação se eles não estão corrompidos e se o formato e o recipiente são conhecidos.
  • Transcodificação do arquivo em diferentes formatos finais de acordo com nossas opções de qualidade do áudio:
    • Ogg/Vorbis (96, 160, 320 kbps)
    • AAC (128, 256 kbps)
    • HE-AACv2 (24 kbps)
  • Cálculo da intensidade do lançamento como um todo e das faixas individualmente com o padrão ITU 1770.

O Spotify também criptografa os arquivos de áudio antes de disponibilizar na plataforma.

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Escrito por Láisa Naiane

Eliminação dupla? Gustavo teme saída de amigo do BBB22

Pabllo Vittar se emociona nos Stories antes de show no Coachella