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Conheça 3 maneiras simples para fortalecer a base de fãs
Conheça 3 maneiras simples para fortalecer a base de fãs. Foto: Divulgação
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Conheça 3 maneiras simples para fortalecer a base de fãs

Descubra maneiras assertivas e simples que os artistas podem fazer para fortalecer a conexão com o fandom

A importância dos fãs não é segredo para nenhum artista, seja em qual estágio da carreira estiver posicionado. Aqui, o conceito do artigo “1.000 Fãs Verdadeiros” (1.000 True Fans) escrito por Kevin Kelly será utilizado como a base para qualquer profissional do entretenimento que deseja que o seu projeto musical seja conhecido por ainda mais pessoas, mas, que a qualidade é mais importante do que a quantidade.

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De acordo com Kelly, para ser um criador de sucesso, você não precisa de milhões. Você precisa apenas ter, em média, 1.000 fãs verdadeiros. Para o escritor, um “verdadeiro fã” é definido como a pessoa que compra qualquer coisa que o artista produz. Esses fãs obstinados vão se deslocar por horas e milhares de quilômetros para ver o ser artista preferido cantar; eles comprarão as versões de capa dura, brochura e audível do seu livro; eles vão comprar sua próxima estatueta sem ser vista; eles pagarão pela versão em DVD “best-of” do seu canal gratuito no YouTube; eles virão à mesa do seu chef uma vez por mês. Se você possui cerca de 1.000 fãs verdadeiros como esse (também conhecidos como superfãs), Kelly acredita que você pode ganhar a vida – se estiver contente em ganhar a vida, mas não através, necessariamente, de uma fortuna.

E se o profissional analisar de forma realista o mercado, vai perceber que o Digital facilitou a realidade de milhões de seguidores no Instagram ou mais de 1 milhão de ouvintes mensais nas plataformas digitais e em um clipe no YouTube, por exemplo, mas, apesar de mais comum, a realidade de “verdadeiros fãs” é ainda específica para quem souber fazer o trabalho de base.

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Maneiras simples para fortalecer a base de fãs

1- Converse e seja cada vez mais próximo do seu fã

Em geral, as estratégias são para que a música alcance mais pessoas. Mas, depois que essas pessoas são alcançadas, qual a sua tática? Não adianta manter um perfil no Instagram com milhares de seguidores se você não se envolver com eles.

Então, utilize as ferramentas das plataformas ao seu favor: lives, direct, comentários, curtidas, ligações, entre outros. Explore a sua criatividade para conhecer e ficar próximo dos seus fãs. Faça perguntas: como eles conheceram a sua música? A sua arte é um elo de conexão para que o fã também se identifique com o artista, que possui características únicas.

Conheça 3 maneiras simples para fortalecer a base de fãs
Conheça 3 maneiras simples para fortalecer a base de fãs. Foto: Unsplash

2- Não abra mão dos boletins informativos

Como você acredita que os fãs acompanham as suas novidades? Que tal criar uma Newsletter, um canal no WhatsApp ou Telegram para compartilhar o seu dia-a-dia ou informações ainda inéditas aos fãs? Crie grupos fechados e explore as comunicações internas da sua própria carreira.

Quem acompanha um artista, de forma geral, quer estar perto e apoiar o seu trabalho. Use recursos que são simples e gratuitos para que os fãs estejam envolvidos com os próximos passos. Mas, para isso, você também precisa conhecê-los. Estude as métricas que as plataformas e redes sociais proporcionam, para entender quais as melhores estratégias de comunicação que podem ser criadas.

Por exemplo, se seu público for mais jovem, qual a plataforma que ele costuma utilizar? Se comunica através de memes e gifs? Aqui, o importante é que você se comunique dentro da realidade do seu público, mas, sem perder a sua identidade. Lembre-se: as pessoas querem te conhecer verdadeiramente e não uma versão do que você acredita que elas gostariam, por causa de cases de sucesso terceiros.

3- Desenvolva ferramentas de exclusividade aos fãs

Que tal levar os fãs para a gravação do seu videoclipe ou algo mais simples, como enviar uma carta autografada? Pense em maneiras de privilegiar quem acompanha e torce diariamente pelo seu trabalho, independentemente de qual estágio da carreira você esteja.

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Um dos ativos mais importantes da atualidade é a atenção, principalmente diante do universo de informações no qual estamos imersos diariamente. Se uma pessoa deu atenção ao seu trabalho, sua música, crie formas de retribuir e colocá-los como parte do processo. Mais do que apenas pedir por streams nos Stories do Instagram, crie formas para que os fãs se envolvam com a sua história.

Essas dicas simples independem do estágio e do poder aquisitivo disponível para investir na sua carreira, mas, tratam-se de observar com atenção e cuidado, para um dos principais protagonistas da sua trajetória: o fã. Dê esse passo e inicie uma nova fase na sua trajetória.

 

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Escrito por Láisa Naiane

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