in

First Listen: Luis Fonsi traz romantismo de volta no álbum “Vida”


Antes de se tornar um fenômeno global com “Despacito”, Luis Fonsi já havia lançado nove álbuns. Quem conhece minimamente sua obra sabe que seu forte sempre foram as baladas românticas. “Despacito”, cujo clipe é o vídeo mais visto da história do Youtube, com quase seis bilhões de acessos, é uma curva no repertório do porto-riquenho. Como retomar a carreira depois disso, então? Luis Fonsi lançou outras músicas dançantes, como “Échame la Culpa” (com Demi Lovato), “Calypso” (com Stefflon Don) e “Imposible” (com Ozuna), alimentando um público novo. Mas seu mais recente single, “Sola”, já faz uma boa ponte para o que será seu próximo álbum, “Vida”, com lançamento marcado para 1º de fevereiro. Das oito canções inéditas, a maioria são melodramas românticos. As boas e velhas corta-venas.

“Sola” abre e fecha o disco (primeiro com a versão em espanhol, depois com a versão em inglês). É a primeira música não bailable que Luis Fonsi apresenta nesta fase de sua carreira. A recepção foi positiva: mais de oito milhões de acessos no clipe em quatro dias. Ele inegavelmente continua em alta e agora pode diversificar. “Vida” traz uma tracklist diversificada, visando um público plural, e já será lançado com a garantia de bilhões de streams, contabilizando os singles bombados.

São 15 faixas no total, incluindo remixes. “Le Pido al Cielo” é a terceira da lista. É romântica, melodiosa e facilmente reconhecível: você ouve e sabe que é Fonsi. Um dos versos diz “voy amarte cada noche cada vez más”. “Poco a Poco”, marcada pelo violão, também é uma declaração de amor. “Dime Que No Te Irás” é aquele dramalhão que ele sabe fazer como ninguém. A música dura quase 4min30 com aquela humilhação apaixonada – “quédate conmigo”, “no sé lo que haré sin ti” – que parece tema de casal de novela.

“Tanto Para Nada”, já apresentada em shows, é uma das mais diferentes do álbum, porque fica no meio do caminho entre as dançantes e as românticas. A letra ainda é sobre amor, mas a música tem outra pegada. É um caso parecido com o de “Más Fuerte Que Yo”, a décima do disco, não é um dramalhão sonoro, mas mantém a temática de relacionamento amoro, com uma batida mais para cima. “Ahi Estás Tu”, a última inédita da tracklist, é solar, quase Vitor Kley, com violão, e consegue falar de uma relação de maneira positiva (“como una luz, ahi estás tu”). Das novidades, há ainda “Apaga La Luz”, que é animada e dançante, mas super diferente de “Despacito”. Os versos dizem “noche para bailer, noche para gozar”. Também já foi apresentada em shows.

“Vida” evidentemente é uma busca de Luis Fonsi por equilíbrio entre o romantismo que é o traço principal de sua carreira e o pop dançante que lhe trouxe um sucesso comercial inédito, junto com um público novo.

TRACKLIST

1 Sola
2 Apaga la Luz
3 Le Pido al Cielo
4 Imposible
5 Poco a Poco
6 Dime Que No Te Irás
7 Échame la Culpa
8 Tanto para Nada
9 Despacito – Luis Fonsi & Daddy Yankee
10 Más Fuerte Que Yo
11 Calypso
12 Ahí Estás Tú
13 Despacito (feat. Justin Bieber) [Remix] – Luis Fonsi & Daddy Yankee
14 Calypso (Remix) – Luis Fonsi & Karol G
15 Sola (English Version)