First Listen: Karol Conká se prepara para o amanhã em "Tempos insanos" (Foto: Divulgação)
in ,

First Listen: Karol Conká se prepara para o amanhã em “Tempos Insanos”

O POPline ouviu em primeira mão “Tempos Insanos”, a nova música de Karol Conká, e traz detalhes para você com exclusividade. O tom de celebração deu lugar ao de sobriedade. Uma das artistas mais conscientes de sua geração faz o alerta aos seus para que estejam preparados “para o que vem amanhã“.

Não é tempo de festa para Karol Conká, que retorna com single mais sóbrio e que traz alerta às futuras gerações (Foto: Divulgação)

Claro que este “amanhã” faz referência ao futuro incerto que nos aguarda. Quando Karol Conká lançou o último single “Pronto pro Rolê”, o Brasil ainda não tinha sido atingido em cheio pela pandemia do novo coronavírus. Mas passados cinco meses, o país contabiliza mais de 60 mil mortes pelo Covid-19 e vive um dos piores momentos de sua história política.

É por isso que a cantora não quer deixar o momento que estamos vivendo passar sem que ela colabore de alguma forma. Desde os protestos em apoio ao movimento Black Lives Matter, até as injustiças que infelizmente sempre fizeram parte do nosso país, a nova música carrega muitos dos sentimentos que tem acompanhado a artista nos últimos tempos.

“Tempos Insanos” conta com a produção de WC no Beat e traz Conká explorando os tons graves da voz em uma vibe mais soturna. Conforme os versos vão se desenrolando, o rap fica mais furioso e a velocidade aumenta.

Eles me dizem
Vai, então mostra o que tem
Você paga a quem
Diga como faz
Quem protege seus bens
Te rouba também
Te passa pra trás
E quem dispara não sabe quem cai
Quem entra, quem sai
Quem paga mais

São 2 minutos e 27 segundos onde Conká passa a mensagem de se fortalecer com os acontecimentos da vida. Sempre em primeira pessoa, a faixa é autorreferencial como boa parte da obra construída por ela. “Minha proteção começa pela manhã / Me preparo pro que vem amanhã“, canta no refrão.

Em 1982, Lulu Santos previa que os tempos modernos nos brindaria com um “novo começo de era / de gente fina, elegante e sincera“. Entretanto, se a profecia do gênio do pop não se confirmou, Conká assume a missão de alertar sobre o amanhã desta geração para que não “deslizem” nesses tempos insanos.

Mais do que nunca, “é preciso estar atento e forte“.

Videoclipe

Karol Conká é uma notável artista visual. Apesar de estarmos em tempos de isolamento social – o que dificulta as gravações -, o clipe de “Tempos Insanos” também é um recorte de arte, que brinca com cores, elementos e efeitos visuais, de forma extravagante e impactante como todos os trabalhos da artista.

Com direção de Arthur Carratu e Haruo Kaneko, tudo foi pensado para dar a força que a música pede. Conká atua em pequenos cômodos pintados de forma artística, onde são projetados recortes de jornal com mensagens e muitos efeitos de pós-produção. Algumas cenas em preto e branco conferem um toque de elegância.

A edição ágil faz com que precisemos pausar o clipe seguidas vezes para não perdermos cada detalhe, cada mensagem que surge na tela em fração de segundos. Por fim, um videoclipe que prova que é possível aliar boas sacadas e uma estética finíssima.

Live e valorização de artistas pretos

A live que Karol Conká fará nesta sexta-feira (3/7), a partir das 21h em seu canal no YouTube, também foi batizada de “Tempos Insanos” e ganhará, obviamente, a primeira apresentação ao vivo da nova música.

E ao que parece não será uma transmissão simples. A cantora quer fazer algo novo, valorizando o trabalho de artistas visuais pretos, divulgando músicas de outras cantoras pretas e também receber participações especiais, interagindo bastante com o público e com outros artistas.

Escrito por Daiv Santos

Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo se reúnem em live de “O Grande Encontro”

Ludmilla divulga capa e detalhes de “Cobra Venenosa”