in ,

Entrevista: Alessia Cara fala sobre sua vida pós-“Here”, fãs brasileiros e carinho por Drake, Taylor Swift e Coldplay


Já faz um ano que o mundo foi apresentado a essa música acima. “Here” introduziu a jovem canadense Alessia Cara no mercado e mudou completamente a vida dela. O single alcançou o 5º lugar na Billboard Hot 100, recebeu certificado duplo de platina nos Estados Unidos e ganhou VEVO Certified. Atualmente, ela colhe os frutos, abrindo shows da turnê do Coldplay e fazendo parceria com Troye Sivan.

Quando ganhou notoriedade, Alessia tinha 18 anos. No próximo dia 11, ela completa 20, “acordando em um lugar diferente a cada dia”. Nada mal, não é? No meio dessa agenda atribulada, a cantora conversou com o POPline e respondeu várias perguntas. Confira a entrevista abaixo:

Alessia_Cara_press_photo_2015

Você andou celebrando um ano de lançamento do single “Here”. O que mudou na sua vida nesse período?
Tudo mudou na minha vida. Foi uma completa mudança de 180º com relação ao que minha vida costumava ser. Eu acordo em um lugar diferente a cada dia, e isso é algo que nunca pensei que viveria. Eu definitivamente devo muito a essa música.

Você começou tocando violão e postando covers no Youtube quando tinha 13 anos. Muitos adolescentes no Brasil também têm canais no Youtube e fazem covers. Você tem alguma dica para conseguir mais visualizações e um contrato com uma gravadora?
O melhor conselho que posso dar é apenas fazer o conteúdo que você quer fazer. Você não precisa de ferramentas extravagantes ou uma apresentação especial para ser notado. Comece com o que você tem e seja PACIENTE. Essa é a chave.

Você assinou com a Def Jam quando estava com 18 anos. Consigo imaginar você vendo os amigos indo para a faculdade enquanto você fazia música. Você já pensou em cursar algo diferente de música e artes?
Sempre soube que queria seguir na música. Muito nova, já dizia para mim mesma que era isso que queria fazer, então eu sabia que a universidade não era o correto para mim. Foi duro no início, por causa das expectativas que algumas pessoas botavam em cima de mim, mas mantive minha posição o suficiente para perseguir no que queria.

pata-alessia-cara1

“Here” é uma música sobre odiar festas. Agora que você é famosa, deve ser convidada para muitas festas. Como lida com isso?
Na verdade, não sou convidada para tantas festas assim. Acho que pararam de me convidar por pensarem que vou estragar o clima ou algo assim. Eles provavelmente estão certos.

E quanto às premiações? Você foi indicada ao Billboard Music Awards, posou no tapete vermelho e tudo mais. Depois, as grandes festas com popstars. Você gosta desses eventos?
Gosto e não gosto. Amo os eventos reais por poder ver alguns dos meus artistas favoritos ao vivo, enquanto reconheço alguns dos grandes lançamentos do ano, etc. A única parte que eu poderia passar sem é o caos dos tapetes vermelhos e as câmeras por todos os lados. Eu ainda fico ansiosa, porque sou nova nisso.

Você está conhecendo muita gente, como a Taylor Swift. Quem foi uma pessoa que você amava antes de ficar famosa e teve a oportunidade de conhecer e de conversar?
Tive a chance de conversar com o Drake algumas vezes e fiquei olhando para ele por um tempo. Isso foi realmente legal. Ele é o mais legal. Agora tenho a chance de conversar com Chris Martin algumas vezes também, o que tem sido a realização de um sonho.

Alessia-Cara-Taylor-Swift-Interview-Part-2-830x531

E a Taylor Swift? Ela parece hiper legal.
Ela definitivamente é. Você não sente que está falando com uma celebridade quando conversa com ela. É como se tivesse uma conversa com seu amigo. Ela é muito boa em conseguir manter sua humanidade, eu acho, o que é difícil fazer se você é tão famoso quanto ela é.

“Here” foi Top 10 na Billboard Hot 100. Que outra música do seu álbum você gostaria que alcançasse esse tipod e sucesso?
Claro que eu vou dizer que todas elas (em um mundo perfeito)! Mas eu quero que o máximo possível de pessoas ouça e entenda “Scars To Your Beautiful”. Essa música significa muito para mim e é muito importante que mulheres, pessoas em geral, ouçam. Não falo nem sobre posições nas paradas, e sim sobre alcançar tantas pessoas quanto possível com essa canção.

Você falou em uma entrevista que existe uma diferença entre ser cantora e ser artista. Qual a diferença para você?
Muitas pessoas podem cantar, mas não são todas que podem derramar o que têm nas músicas, performances, ideias, fãs, etc. Eu acho que um verdadeiro artista é alguém capaz de fazer essas coisas. Tem a ver com criar algo significativo e seguir com isso.

alessia cara drake

Quem você considera artistas de verdade hoje em dia?
Acho que existem muitos artistas de verdade hoje em dia, o que é bom de ver. Realmente gosto de Troye Sivan, Ed Sheeran (dã), Drake (claro), twenty one pilots e Lorde, para nomear alguns.

E a turnê com o Coldplay, hein? Como isso aconteceu?
Coldplay! Outro grupo de artistas de verdade no sentido mais real. Nós temos o mesmo agente e acredito que Chris Martin perguntou sobre mim para ele. Recebi a notícia quando estava na minha própria turnê e fiquei tipo “bem, acho que vou ficar em turnê por algum tempo”>

Tem mais alguém com quem você gostaria de trabalhar, fazer uma parceria?
Eu realmente amo o Diplo e acho que seria legal. Também todos os outros que disse antes.

Vi que você já tem alguns fã-clubes brasileiros. Você recebe mensagens de brasileiros nas redes sociais?
Sim! Minha maior fanpage é comandada por brasileiros. Eles são incríveis, muito dedicados e apaixonados. Eu amo isso.

Como canadense, o que você sabe sobre o Brasil?
Sei que é bonito e provavelmente muito mais quente que o Canadá, então quero ir e explorar. Sempre quis ir.