O público ainda nem esqueceu o espetáculo proporcionado pela Grande Rio neste Carnaval e a escola de samba já divulgou seu enredo para 2023. O homenageado desta vez será ninguém menos que Zeca Pagodinho. Além de ser um dos maiores artistas brasileiros, suas letras sobre o subúrbio do Rio de Janeiro, a velha Baixada Fluminense e a religiosidade popular também chamaram a atenção da escola.
LEIA MAIS:
- Carnaval 2022: Famosos vibram com a primeira vitória da Grande Rio!
- Não é o diabo! Saiba quem é Exú, orixá homenageado pela Grande Rio
- Exú abre caminhos para o primeiro título da Grande Rio no carnaval carioca
Os rumores da escolha de Zeca Pagodinho como mote do próximo enredo surgiram logo após a Grande Rio ter sido coroada a campeã do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro. No entanto, a confirmação veio nesta quarta-feira (4), através das redes sociais.
“Agora, sim, é oficial! O enredo da Grande Rio para o carnaval de 2023 irá reverenciar o universo musical de Zeca Pagodinho, artista cuja obra é um olhar para os subúrbios, a “velha Baixada”, as festas de rua, a religiosidade popular“, diz o texto divulgado pela escola de samba.
“A ideia da homenagem partiu dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora que, juntamente com a sua equipe de criação, já estão desenvolvendo a narrativa e o visual do próximo desfile. Para eles, falar de Zeca é falar de um Rio de Janeiro não-oficial e de uma cidade de Duque de Caxias que tem orgulho de suas memórias“, completa a nota.
LEIA MAIS:
- Duda Beat, BaianaSystem e Zeca Pagodinho se apresentam no festival Turá em SP
- Zeca Pagodinho notifica candidato a vereador que usava seu nome
- Zeca Pagodinho pede que usuário do Twitter não associe sua imagem a Jair Bolsonaro!
Apesar de Zeca Pagodinho ser carioca e portelense, é impossível negar a relação bem próxima que o artista tem com Duque de Caxias, município onde fica a sede da Grande Rio. Além da amizade com dirigentes e componentes da escola, ele já desfilou pela agremiação em 2007. Inclusive, o enredo daquele ano fazia reverência ao sambista.
Vale lembrar que Zeca Pagodinho tem um sítio em Xerém, que fica em Duque de Caxias, bastante conhecido e que já serviu até para gravações de DVD do sambista. Além disso, quando o município sofreu com as chuvas de verão em 2013, Zeca esteve presente – debaixo de chuva – para ajudar os moradores que perderam seus pertences. Ou seja, nada mais justa esta homenagem, né?