YouTube: 9 em cada 10 brasileiros dizem aprender na plataforma. Em 2021, a plataforma se consolidou ajudando a população brasileira a se divertir, relaxar, mas também a aprender no período de distanciamento social. No país, 91% dos espectadores disseram que o YouTube os ajuda a aprender algo novo, com um conteúdo de alta qualidade (83%) e que não conseguem encontrar em nenhum outro lugar (74%).
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Os dados fazem parte da pesquisa Why Video 2021, encomendada à Talkshoppe pelo Google e realizada em julho de 2021 com 2000 entrevistados de 18 a 65 anos em todo o Brasil.
“O YouTube é a plataforma que as pessoas acessam para aprender e isso ficou ainda mais claro durante a pandemia, quando muitos EduTubers se destacaram e ajudaram estudantes a manter sua rotina de aprendizado”, explica Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.
Com 113 milhões de pessoas maiores de 18 anos no Brasil, de acordo com a ComScore, a audiência do YouTube não para de crescer. Dados internos da plataforma mostram que, no total, 2 mil canais nacionais já ultrapassaram a marca de mais de 1 milhão de inscritos — um aumento de 30% em relação a 2020.
O conteúdo desses criadores é determinante para que muitas pessoas decidam dedicar tempo à plataforma: 86% dos brasileiros acreditam que os vídeos postados por eles têm um alto valor para quem assiste, segundo indica a pesquisa Why Video.
Conexão com as marcas
A pesquisa também demonstra a relevância do YouTube para conectar marcas e audiências. Entre os entrevistados, 63% afirmam que ver conteúdo pago ou anúncios no YouTube faz com que fiquem mais propensos a comprar um produto da marca e 76% deles dizem que o conteúdo a que assistem no YouTube os ajuda a decidir o que comprar.
Os dados refletem os bons resultados gerados pelas campanhas de publicidade realizadas no YouTube ao longo do último ano. Segundo dados internos do Google, em 2020, anúncios em vídeos no YouTube ajudaram os anunciantes a registrarem cerca de 1,4 bilhão de conversões no mundo todo.
“No YouTube, as pessoas encontram o conteúdo que elas buscam e os criadores que amam, uma combinação que traz resultados para as marcas que se conectam de maneira significativa com nossa comunidade de usuários”, completa Coelho. “Por isso, ficamos honrados ao constatar na pesquisa que o YouTube é a plataforma de vídeo que faria mais falta na vida dos brasileiros caso deixasse de existir.”
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Novidades no YouTube Brandcast 2021
No Brandcast, evento tradicional do YouTube para o mercado publicitário brasileiro, no qual a plataforma apresenta seus principais resultados comerciais e novidades para o ano seguinte, o YouTube divulgou as apostas da frente de produções originais e inéditas da plataforma. Entre elas, estão títulos como a série documental Abre Alas, live e série especiais do YouTube Black e o trailer e data de estreia do primeiro Reality Show do Porta dos Fundos.
Futuro Ex-Porta
No dia 30 deste mês, chegam ao YouTube os dois primeiros episódios do primeiro reality show do Porta dos Fundos, o “Futuro Ex-Porta”. Foram mais de sete mil inscritos na competição que vai selecionar o mais novo integrante do time do Porta dos Fundos. A produção de oito episódios tem patrocínio do Magazine Luiza e conta com nomes como Fábio Porchat, Thati Lopes, Gregório Duvivier, Evelyn Castro, Antônio Tabet, Noemia Oliveira e João Vicente de Castro. O reality vai ao ar semanalmente, no canal do Porta dos Fundos no YouTube.
Creators Spotlight
Pela primeira vez no país, a live do #YouTubeBlack (em comemoração ao dia da Consciência Negra) será oferecida pelo YouTube Originals e dará o pontapé para uma série de episódios originais sobre criadores negros que fazem história Brasil afora. A partir da semana seguinte, os vídeos serão lançados nos canais dos criadores que terão suas histórias contadas, sendo eles: 10ocupados, UmBipolar, Papo de Preta, Ramana Borba , Jacy Carvalho e Dois por cento TV.
Abre Alas
Em dezembro deste ano, vai ao ar no canal da cantora Agnes Nunes o especial “Abre Alas”, uma homenagem da jovem cantora às mulheres pretas que abriram caminho no mercado musical e no país para outras artistas negras. Na série original produzida pela Conspiração e pela Hysteria, Agnes convida nomes como Sandra Sá, Preta Gil, Liniker, Tássia Reis e Margareth Menezes para compartilhar histórias, experiências e fazer música.
Outros dois YouTube Originals brasileiros já haviam sido lançados em 2021: a segunda temporada de Whindersson – Próxima Parada, que acompanhou o dono do segundo maior canal do país em uma aventura que reuniu amigos em um motorhome em uma jornada para se reconectar com o Brasil e celebrar comediantes da nova cena do humor nacional.
Além do projeto Crescendo com a Galinha Pintadinha, a primeira animação original feita em parceria com a plataforma de vídeos no Brasil, que teve uma estreia global, com o conteúdo disponibilizado em três idiomas: português, inglês e espanhol. A série de 13 episódios é estrelada pela Galinha Pintadinha Mini, versão da personagem famosa por contar histórias.
“O Brasil é um dos cinco principais países em que o YouTube está presente, quando falamos em consumo de conteúdo. São mais de 100 milhões de usuários brasileiros acompanhando seus artistas e criadores favoritos todo mês na plataforma. Para nós é um prazer investir em conteúdo nacional, já que o Brasil tem uma cultura tão rica e o entretenimento é tão valorizado localmente”, comenta Margie Moreno, diretora do YouTube Originals para América Latina.
Sobre o YouTube Originals
YouTube Originals são séries, longas, documentários, reality shows e especiais criativos, cativantes e premiados, sobre música, personalidades e aprendizado para fãs de todo o mundo. Destacando os criadores da plataforma em projetos de conteúdo original, as produções feitas em parcerias com o YouTube estão disponíveis em mais de 100 países.