WIU lançou no dia 30 de novembro o ‘Manual de Como Amar Errado’. O álbum de estreia saiu pelo selo 30PRAUM, com distribuição pela Sony Music. O rapper está na lista dos ‘10 Artistas Para Ficar de Olho em 2022’ do YouTube, disponibilizado pela plataforma em fevereiro deste ano, no gênero trap.
Leia Mais:
- WIU amadurece através de amores reais em “Manual de Como Amar Errado”, seu álbum de estreia
- Planeta Atlântida divulga programação por dia do festival em 2023; confira!
- João Gomes faz versão de “Felina”, novo hit de WIU e MC Ryan SP
Para começo de conversa, o artista enfatiza que “não existe amor sem amar errado”. Foram as experiências de WIU impulsionaram suas habilidades criativas e fizeram com que ‘Manual de Como Amar Errado’ fosse construído com composições e referências aos relacionamentos como são de verdade, muito diferentes dos amores idealizados, que aparecem em romances e novelas.
“Ele traz um conceito de amor que as pessoas tentam não enxergar. Sinto que elas costumam procurar um amor perfeito hoje em dia. Falar de amor é muito fácil, só que por ser tão fácil as pessoas esquecem. Então, eu trago nesse álbum o amor real, o amor que a gente vive no dia a dia, o amor que não vemos nas redes sociais”, comenta WIU.
O disco permeia temas como saudade, fidelidade, desconfiança, apego e exageros. Cada faixa representa um capítulo do imaginado manual de como amar errado. Este manual hipotético conta com prefácio e epílogo, retratados pelas 5 interludes presentes, que possuem participações ‘secretas’ de amigos de WIU: Pedro Scooby, João Gomes, Arthurzim e Borges. Cada música, também, representa uma lição aprendida e um passo mais perto do amadurecimento de um homem que acaba de iniciar sua vida adulta.
O processo de criação do álbum durou pouco mais de um ano, no estúdio da 30PRAUM, em Fortaleza. O conceito do projeto foi estruturado para ir além dos materiais divulgados em plataformas de streaming, como uma forma de engajar os fãs e ouvintes de uma forma mais ampla.
Para divulgar o projeto, WIU fez uma sequência de publicações em seu Instagram, mostrando casais e duplas famosas que se separaram, com um coração vazio em seus peitos. Entre as celebridades retratadas nas montagens, nas quais o rapper aparece escondido próximo a elas, estão a dupla Simone e Simaria, Selena Gomez e Justin Bieber, Kanye West e Kim Kardashian, Luísa Sonza e Whindersson Nunes.
Minutos antes do lançamento do disco, WIU divulgou em seu canal do YouTube os videoclipes de ‘Oração’ e ‘Ciumenta’, a primeira e a segunda faixa do disco, em que o rapper vivencia um relacionamento amoroso abusivo sob um olhar surrealista.
“‘Oração’ é sobre amor próprio, sobre as minhas ambições, sobre correr atrás dos meus sonhos. ‘Ciumenta’ é sobre um relacionamento tóxico que não me deixa ir além, e correr atrás dos objetivos que eu comento em ‘Oração’”, diz WIU.
As 13 outras faixas também são acompanhadas de visualizers, que complementam a história. As letras e narrações dos interludes representam a ideia de que, enquanto WIU tenta esquecer alguém que o fez mal, ele já pensa em outras mulheres e idealiza novas experiências.
Sendo o único autor das composições, o resultado é um projeto sonoramente diversificado que não se limita apenas ao trap e tem referências do reggaeton, do afropop e do reggae.
Mas, afinal, quem é WIU?
WIU é o nome artístico de Vinicius William Sales de Lima. Nascido em Fortaleza, no Ceará, em 2003, começou a se interessar por rap e música eletrônica trilha sonora de jogos como GTA e FIFA Street. Na escola, participava de batalhas de rima que o ajudaram a aprimorar seus versos freestyle.
Apaixonado por hip-hop desde criança, trocou os videogames pelo programa de produção musical Fruity Loops, do qual foi autodidata. Com apenas 14 anos, em 2017, ainda sob o nome de W$LL, lançou no Soundcloud e YouTube seu primeiro projeto ‘Trvpical Mixtape’, que compôs e produziu por conta própria. Mesmo sem grande visibilidade ou uma equipe por trás, começou naquele momento a ganhar notoriedade dos entusiastas do trap nacional. No mesmo ano, veio a mixtape ‘Neblina EP’.
Vinicius trocou seu nome artístico para WIU, por entender que lhe agregaria mais identidade.
A relação com Matuê, um dos grandes nomes do trap, começou pelas redes sociais até ser firmada uma parceria oficial em 2019, quando WIU foi convidado a integrar o selo e escritório da 30PRAUM.
No mesmo ano, em junho, lançou seu primeiro single oficial, ‘Sucrilhos’. Com clipe dirigido por Phil Mendonça (Clã Filmes), a música representa a mente do cantor, de onde veio e onde quer chegar. Em seguida, veio ‘Mantém’, parceria com Matuê, que conta com 45 milhões de views em seu videoclipe.
Com a assinatura de um contrato com a Sony Music Brasil sob licença da 30PRAUM, todos os lançamentos de WIU a partir do single ‘Pitbull’, lançado em novembro de 2021, são distribuídos pela gravadora nacional.
Ao lado de Pedro Lotto, Celo e Matuê, WIU foi o produtor de 6 das 7 faixas de ‘Máquina do Tempo’, álbum de estreia de Matuê, de 2020, que alcançou o feito de emplacar todas as músicas no Top 15 da parada nacional do Spotify.
Em abril deste ano, Matuê, Teto e WIU divulgaram ‘VAMPiro’, faixa que em apenas cinco dias depois, chegou ao topo do Top 50 do Spotify Brasil e lá permaneceu por mais de duas semanas. O single soma mais de 90 milhões de visualizações em seu videoclipe no Youtube. Ao lado de Matuê e Teto, WIU performou o hit no Rock in Rio 2022, no palco Supernova.
O single que precedeu seu primeiro álbum, ‘Felina’, em parceria com MC Ryan SP, foi disponibilizado nas plataformas digitais em 22 de setembro e no dia seguinte estreou direto no top 60 da parada diária do Spotify Brasil. A música ainda chegou a atingir a terceira posição do chart em poucas semanas. Além de alcançar o topo de paradas nacionais no YouTube Music e na Apple Music.
A discografia do WIU nas plataformas soma mais de 500 milhões de reproduções no total. O rapper ainda possui mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e 6,2 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
Em 2023, está nos planos do rapper levar o ‘Manual de Como Amar Errado’ aos principais palcos do país com um show especial. WIU já está confirmado em grandes festivais como o REP Festival, no Rio, o Planeta Brasil, em BH, o Planeta Atlântida, no Rio Grande do Sul, e o Plantão Festival, em Fortaleza.