in

Quem é Karen Francis, a cantora amazonense promessa da nova MPB e do R&B

A artista, que lançou nesta semana o single “Expectativa”, subirá nos palcos dos festivais Se Rasgum e Primavera Sound neste ano

Karen Francis. Foto: Divulgação

Karen Francis está em uma nova fase da sua carreira. Com um pop solar, a música “Expectativa” foi lançada nessa quarta-feira (22).  A canção é o segundo single do seu primeiro disco, que está em fase de finalização. A direção do videoclipe da canção é de Demi Brasil.

Leia Mais:

Em entrevista exclusiva para o POPline.Biz É Mundo da Música,  a cantora amazonense conta sobre o novo single, o lançamento do seu primeiro álbum, a sua trajetória na música e as suas participações em grandes festivais ainda neste ano, como o Se Rasgum e o Primavera Sound.

Quem é Karen Francis, a cantora amazonense promessa da nova MPB e do R&B

“Expectativa’ é um som gostoso, com uma pitada de referências afro-brasileiras. Meus últimos trabalhos foram mais voltados pro R&B, mas esse vem com uma energia dançante, mais enérgica, que faz a gente querer se mexer”, conta a artista. 

“Criando a ‘Expectativa’”

“A ideia da música é falar sobre os sentimentos que andam juntos com a expectativa numa relação quase romântica, e o clipe vem pra mostrar tudo isso de uma forma descomplicada, sabe? Mostrar o cansaço que rola quando esperamos por alguém, mas também a atitude de não esperar mais, de entender que não vale mais a pena”, conta Karen. “Parafraseando o que Nina Simone disse, ‘é saber levantar da mesa quando o amor não está sendo servido'”, complementa Karen.

A canção foi produzida em maior parte de maneira remota, devido à pandemia da covid-19. A produção e mixagem é assinada por Tico Pro, que também é responsável pelo instrumental. Já a direção artística ficou sob encargo da cantora amazonense Elisa Maia. 

A cantora assina parte do roteiro e da direção de arte do clipe, que foi gravado em estúdio e em alguns pontos de Manaus, como a entrada da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o viaduto da Av. Darcy Vargas. As gravações foram feitas em duas diárias e reuniu um elenco de figurantes formado, principalmente, por artistas negros e indígenas. 

Mas, afinal, quem é Karen Francis?

Karen Francis é uma das representantes da nova MPB e do R&B contemporâneo produzido no Norte do Brasil. Nascida em Maués, no interior do Amazonas, a sua voz potente, a lírica sensível e a musicalidade estão impressas nas melodias da cantora, compositora e instrumentista.  

Karen Francis. Foto: Divulgação

Embora tenha nascido no interior do Amazonas, a cantora cresceu na capital, em Manaus. Parte do seu processo de musicalização foi influenciado pelos seus pais. A sua mãe, natural de Moçambique, trouxe na bagagem os ritmos africanos e um jeito próprio de cantar, já o seu pai, missionário, foi cantor em grupos de pagode.

A cantora aprendeu a tocar violão aos 9 anos. Quando completou 11, se mudou para Nova Olinda do Norte, Amazonas, e começou a se apresentar em igrejas, escolas e eventos da cidade. Aos 13 anos, ela já compunha suas primeiras músicas. 

No período na adolescência, a paixão pelo mundo da música ficou mais forte, até que, em 2017, já determinada a seguir carreira musical, começou a cursar Licenciatura em Música na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A paixão pelo mundo da música não bastava, Karen Francis fez “Acontecer”

Aos 18 anos, em 2018, a cantora lançou o EP de estreia, “Acontecer”, gravado e produzido em Blumenau, Santa Catarina. Com cinco composições próprias, que passeiam entre o MPB e o pop, discorrem sobre dramas amorosos, o desejo de libertar a si mesma e o outro.

Desde então, ela tem transformado em canções suas experiências enquanto mulher negra e lésbica na periferia de Manaus. Estão presentes nas suas composições discussões sobre dramas amorosos, desejos, ancestralidade e negritude. 

Karen encerrou o ciclo iniciado três anos atrás com o projeto “Acontecer – Ao Vivo” e começou a preparar o terreno para o lançamento de seu primeiro álbum, que já conta com o single “Confissão”. Com participação de Anna Suav, foi produzido dentro da programação das Seletivas Se Rasgum Amazônia Legal, do Festival Se Rasgum, no Pará. 

As parcerias de Karen Francis

A cantora já colaborou com outros nomes que fortalecem a música no Norte, como o rapper Ian Lecter e o grupo Saravá. Além disso, foi presença nos palcos da  Mostra de Música Canção da Mata do Sesc/AM e no projeto Sofar Sounds. Karen também se apresentou em festivais como “Até o Tucupi”, “Somas”, “Virada Sustentável” e “Passo a Paço”.

Como a curadoria do line-up diferencia o Primavera Sound de outros festivais

2022: O ano de Karen Francis 

A cantora antecipa que o seu primeiro álbum está em fase de finalização e deve ser lançado ainda neste ano. Além disso, Francis estará presente nos palcos do Festival Se Rasgum, que acontecerá no Pará e, também,  no Primavera Sound, em São Paulo.

Karen Francis. Foto: Divulgação

O quadro “Quem é” do POPline.Biz é Mundo da Música que traz nomes que estão dando o que falar no mercado como MD Chefe, Tasha e TracieJohn AmplificadoGabráGabriela GomesJoão GomesDuquesaJessé AguiarLuan EstilizadoRuivinha de MarteLukinhasKant, Zé VaqueiroMaluDiego & Victor HugoKrawk, Vitor Fernandes, Rai Saia RodadaNattanMC DrickaLuthuly, Marina Sena, Joel Carlo, Melly, Juçara MarçalTaty PinkDanny BondLuccas Carlos e mais.

Escrito por Duda Monnerat

Residência de shows de Adele em Las Vegas sofre novo adiamento e pode até não acontecer

Saiba quanto o ex-empresário de Luva de Pedreiro levou de seu cachê no “Domingão”