O setor de plataformas de batidas e samples está crescendo na indústria da música. O site Music Business Worldwide revelou que a Universal Music Group está investindo nessa categoria. Por meio da Universal Music Production Music, a gravadora lançou um novo serviço chamado Usample.
Leia Mais:
- Receita do Universal Music Group cresce 16% no primeiro trimestre
- Universal Music elimina saldos não recuperados de royalties de artistas
- Warner, Sony e Universal Music anunciam sanções a Rússia e apoio a ucranianos
De acordo com o site Music Business Worldwide, a empresa entrou com um pedido de marca registrada para o Usample, em outubro de 2021, nos Estados Unidos. No site do Usample, é dito que o serviço oferece um catálogo de cerca de 7 mil faixas “raras”, que, segundo a Universal, vêm “das profundezas do arquivo da empresa, digitalizado pela primeira vez desde as prensagens originais”.
O Music Business Worldwide conta que os primeiros lançamentos no Usample têm como data o início dos anos 1960 e 1970 e que “esses trabalhos são procurados por pesquisadores e colecionadores de discos”. No entanto, a ampla biblioteca é acessível apenas para artistas afiliados a grandes gravadoras.
Como ter acesso ao serviço do Usample?
O site Music Business Worldwide explica que para usar o serviço do Usample, os artistas, afiliados a gravadoras, precisam solicitar acesso preenchendo um formulário no site do serviço para verificar sua identidade. A Universal ainda aponta que possui “tanto os direitos de master quanto de edição musical de todas as faixas do site”. A empresa acrescenta “que embora toda a nossa música seja pré-aprovada, facilitando o licenciamento, nosso trabalho não é isento de royalties e deve ser liberado pela sua gravadora da maneira normal”.
Usample inclui a ferramenta de Inteligência Artificial
Ainda segundo o site Music Business Worldwide, o Usample possui o software de Inteligência Artificial “de última geração” da Universal Music Group. A ferramenta permite isolar ou remover partes como vocais ou bateria e, em seguida, fornecer pedaços associados mediante solicitação.
Além disso, o software de IA da UMG também tem a ferramenta de “Similarity Search”, que tem como objetivo encontrar uma trilha sonora semelhante a uma que um usuário possa ter em mente e esteja procurando usar em seu trabalho.
“Usando a tecnologia de IA, o “Similarity Search” ouve sua faixa de referência, analisa seus recursos de áudio e identifica faixas no catálogo (do Usample) que soam semelhantes”, aponta o site do Usample.
O Music Business Worldwide aponta que o surgimento do Usample veio após a recente decisão da Universal de desligar seus serviços de distribuição com a Spinnup para artistas Do It Yourself.
A Universal não está sozinha com o Usample
O site Music Business Worldwide conta que a Universal não é a primeira grande empresa de música a se interessar pelo mundo dos pacotes de batidas e samples. A Sony Music Publishing fechou uma joint-venture, em 2021, com a Beatstars para um serviço de publicação.