#BIZ

The Town é o 1º festival privado a receber Selo do Ecad por respeitar direitos autorais

Roberta Medina, CBRO da Rock World recebe o Selo de Reconhecimento do Ecad pelo pagamento de Direitos Autorais, por Isabel Amorim, Superintendente do Ecad. Foto: Divulgação

O The Town é o primeiro festival de música promovido pela iniciativa privada a receber o Selo de Reconhecimento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), lançado em 2023, por respeitar compositores e artistas e valorizar os direitos autorais. O maior festival de música, cultura e arte de São Paulo fechou parceria em sua primeira edição para remunerar os compositores que terão suas canções tocadas nos palcos montados na Cidade da Música, no Autódromo de Interlagos, durante os seus cinco dias. Com essa iniciativa, o The Town segue o exemplo do Rock in Rio, que paga direitos autorais de execução pública de música desde sua primeira edição, há 38 anos

Em entrevista ao POPline.Biz é Mundo da Música, a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, destaca a importância da ação e aborda mais detalhes sobre a metodologia do Selo, presença do Ecad no The Town e a campanha de conscientização em prol dos detentores de direitos autorais.

“O The Town é um exemplo para os outros festivais no Brasil e é muito representativo que logo em sua primeira edição já seja parceiro do Ecad nessa campanha nacional de reconhecimento ao pagamento dos direitos autorais de música.O selo foi criado para reconhecer festivais que adotam boas práticas por meio da valorização da música e do pagamento aos seus criadores. Toda a gestão coletiva, formada pelo Ecad e pelas associações que nos administram, levanta uma bandeira no mercado para que organizadores de eventos estejam cientes da importância dessa adimplência para a manutenção da música sempre viva e para garantir os direitos de quem vive por meio dela”, disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.

Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad. Foto: Divulgação

Leia Mais:

Dos mesmos criadores do Rock in Rio, The Town estreia em São Paulo no dia 2 de setembro e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos. Com previsão para receber cerca de 500 mil pessoas com mais de 235 horas de música, a Cidade da Música contará com seis palcos e o público poderá imergir em novas e inesquecíveis experiências.

Segundo Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, o direito autoral é um tema de extrema importância para a organização do The Town.

“Um dos grandes problemas da indústria da música atualmente é o seu consumo gratuito, fazendo com que o consumidor muitas das vezes não tenha a percepção do trabalho como todo. É fundamental reconhecer todas as etapas e profissionais dessa cadeia, incluindo financeiramente. E esse trabalho tem que começar na base. Não a questão financeira, mas também a falta de mulheres em cargos de liderança na indústria da música, por exemplo. Estamos felizes em receber o selo e sermos exemplo para todo o mercado, já que essa é uma prática nossa desde a primeira edição do Rock in Rio, em 1985″, conta Roberta Medina.

Roberta Medina, CBRO da Rock World recebe o Selo de Reconhecimento do Ecad pelo pagamento de Direitos Autorais, por Isabel Amorim, Superintendente do Ecad. Foto: Divulgação

Selo de Reconhecimento concedido pelo Ecad

O Selo de Reconhecimento concedido pelo Ecad foi criado neste ano e tem o objetivo de valorizar a adimplência de festivais realizados em todo o país. Essa é uma iniciativa em prol dos compositores, que nem sempre sobem aos palcos dos festivais, como os intérpretes e músicos acompanhantes e, sem eles, os eventos não seriam possíveis.

Em entrevista ao POPline.Biz, Isabel Amorim destaca que a Rock World, além de ser adimplente há 38 anos, possui preocupação com os roteiros enviados e uma negociação transparente com o Ecad. Além disso, a entrega do Selo ao The Town combina com o início de uma campanha de conscientização, coordenada pelo Ecad, voltada para o mercado publicitário, sobretudo os profissionais da agências que representam as marcas.

Para a executiva, as marcas são fundamentais no ecossistema que permitem que os shows aconteçam de forma sustentável. Logo, essas empresas precisam ser informadas se os festivais ou eventos que estão correlacionados com a sua companhia, respeitam os direitos de remuneração aos autores.

“O nosso trabalho – Ecad e Gestão Coletiva – é reforçar que o compositor receba, mas, que no final das contas, todo mundo que está envolvido na cadeia do entretenimento, deveria estar sendo remunerado. Eu espero que o Selo seja o início de um movimento e um símbolo para que as empresas sejam éticas, corretas, trabalhem dentro de todas as questões que são de ESG”, destaca Amorim.

Selo de Reconhecimento do Ecad entregue ao The Town em 2023. Foto: Divulgação

A metodologia para a entrega do Selo de Reconhecimento do Ecad passa por um processo de curadoria interna do escritório. De acordo com Isabel, são levados em consideração o histórico da empresa, além da vericidade dos dados enviados, sobretudo, dos roteiros encaminhados. Logo, um Festival, Casa de Show ou estabelecimento que tenha execução pública de música, só será contemplado pelo Selo, após a avaliação do Ecad sobre o preenchimento dos requisitos.

Ecossistema e tecnologia para identificação das músicas no The Town

O processo de identificação das mais de 235 horas de música durante os cinco dias de The Town, envolve uma equipe dedicada no local do evento, além de um time no escritório responsável pela auditoria de qualidade.

Segundo Isabel, no último Rock in Rio 2022, 20 profissionais do Ecad estiveram no evento e seguiram uma série de diretrizes que envolvem: gravação das músicas, recebimento do roteiro e checagem dos dados em relação às músicas que foram executadas. Esse trabalho é dividido entre cada um dos palcos existentes no Festival, em todos os dias do evento. Por fim, ainda há o processo de auditoria de todos os dados que foram coletados.

O calendário de distribuição do The Town acontecerá em novembro deste ano.

Ações do Ecad durante o The Town

Além da entrega do Selo de Reconhecimento do Ecad ao Festival, o escritório também estará presente durante todos os dias do evento. Diariamente, será veiculada uma vinheta nos telões do The Town, falando sobre a entrega do Selo ao evento da Rock World e a importância da adimplência e respeito aos direitos autorais.

Em paralelo, haverá uma peça eletrônica de mobiliário urbano, dentro do The Town, destacando o papel do Ecad e da Gestão Coletiva e o reconhecimento à Rock World, que paga direitos autorais, desde a primeira edição do Rock in Rio, há 38 anos.

Por fim, haverá um totem entre a área de circulação dos artistas, no backstage, pontuando que o The Town recebeu o Selo e que está em conformidade com o pagamento autoral, bem como, o trabalho do Ecad e das Associações Musicais (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) que garantirá a correta distribuição aos titulares de direito autoral.

Destaques

#Noticias

Em julho, Katy Perry decidiu aparecer de surpresa em uma boate gay na Espanha para promover o álbum “143”, que, à época, ainda não...

#Noticias

Após abrir as portas da Cidade da Música pela primeira vez, no ano passado, o The Town retorna em 2025 para sua aguardada segunda...

#Noticias

Um ano após um show emblemático no Rock in Rio 2024, Katy Perry retornará ao Brasil com sua nova turnê, a “The Lifetimes Tour”....

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile