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Spotify alcança 345 milhões de usuários ativos e 155 milhões de assinantes

O total de usuários cresceu 27% a a receita líquida atingiu R$ 395 milhões, resultados recordes

O Spotify divulgou hoje (3) o relatório Q4 – que revela os resultados do último trimestre de 2020 – embalados em um forte final de ano agitado pela pandemia, superando as previsões de assinantes Premium que chegaram a 155 milhões (mais 24%), adicionando um recorde de crescimento de 30 milhões para o ano. O total de usuários do streaming de áudio cresceu 27%, para 345 milhões no quarto trimestre, após uma receita líquida de US$ 74 milhões (R$ 395 milhões) em 2020, também um recorde.

A empresa elogiou sua estratégia de podcast e reiterou sua crença de que a estratégia está dando retorno, apesar de alguns céticos no Wall Street. No quarto trimestre, o Spotify tinha 2,2 milhões de podcasts na plataforma (ante 1,9 milhão de podcasts no trimestre anterior) e disse que 25% de sua base total de usuários estava envolvida com conteúdo de podcast no trimestre (contra 22% no terceiro trimestre). Além disso, as horas de consumo de podcast no quarto trimestre quase dobraram ano a ano.

“Temos uma convicção cada vez maior na relação causal entre o crescimento no consumo de podcast levando a um valor mais alto [a longo prazo] e a retenção entre nossa base de usuários”, disse o Spotify em sua carta aos acionistas do quarto trimestre.

Foto: Spotify Reports Fourth Quarter 2020

O Spotify excedeu as metas financeiras do quarto trimestre para receita com vendas totais de 24% (excluindo o impacto das taxas de câmbio) e margem bruta. A empresa viu uma força particular nas vendas de anúncios, que cresceram 39% no trimestre (em moeda constante). As despesas operacionais aumentaram 17% no quarto trimestre em maiores custos de compensação com base em ações após o preço das ações da Spotify subir durante o trimestre. O lucro bruto aumentou 21% no trimestre, enquanto o prejuízo líquido diminuiu para € 125 milhões contra € 209 milhões no quarto trimestre de 2019.

“Apesar da incerteza global de 2020, foi um ano notável para o Spotify”, disse o CEO e fundador do Spotify, Daniel Ek, ao anunciar os resultados. “Após um forte segundo e terceiro trimestre, o quarto trimestre atendeu ou excedeu nossa orientação em quase todas as métricas.”

Foto: Usuários Ativos Mensais/Spotify Reports Fourth Quarter 2020

No entanto, as ações do Spotify caíram mais de 5% no pré-mercado, com uma previsão anual que pode ter sido mais leve do que alguns investidores anteciparam. Para o primeiro trimestre de 2021, a empresa está projetando um total de usuários de 354 a 364 milhões e de assinantes pagos de 155 a 158 milhões. Para o ano todo, Spotify espera atingir MAUs entre 407 milhões e 427 milhões e o total de assinantes Premium de 172 a 184 milhões.

Spotify observou: “Dadas as circunstâncias operacionais extraordinárias que enfrentamos atualmente com relação ao impacto do COVID-19, há uma maior probabilidade de variações dentro dessas faixas do que trimestres típicos.”

Na frente de vendas de anúncios, Spotify disse que os segmentos de podcast e estúdio de anúncio mais que dobraram a receita ano após ano. A empresa disse que teve “ganhos saudáveis ​​de CPM de dois dígitos”, juntamente com contribuições de Ringer de Bill Simmons, “The Joe Rogan Experience” e a aquisição de US $ 235 milhões (R$ 1,25 bilhão) da empresa de tecnologia de publicidade de podcast Megaphone, que fechou em 8 de dezembro.

Foto: Usuários Premium, Assinantes/Spotify Reports Fourth Quarter 2020

Em dezembro, “The Joe Rogan Experience” tornou-se exclusivo do Spotify – e no final de 2020 era o podcast número 1 na plataforma em 17 mercados, apesar (ou por causa de) controvérsias em torno do show de Rogan. “Embora ainda seja cedo, estamos muito encorajados com o desempenho deste conteúdo desde sua chegada em nossa plataforma, pois estimulou a adição de novos usuários, ativou ouvintes de podcast pela primeira vez e impulsionou tendências de engajamento favoráveis, incluindo consumo de podcast”, Spotify disse em seu comunicado.

Também no mês passado, o Spotify anunciou um novo contrato plurianual com a Archewell Audio do Príncipe Harry e Meghan Markle para produzir podcasts exclusivos, com um lançamento em escala real de shows do casal real em 2021. Saiba mais detalhes clicando aqui.

Escrito por Láisa Naiane

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