Foto: Spotify Presents An Intimate Evening With Shane McAnally (Jason Davis/Getty Images)
in

Ações do Spotify caem após analistas lançarem dúvidas sobre investimento em podcasts

Após investir mais de $ 800 milhões, Spotify possui dificuldades em provar a importância da aplicação para analistas

As ações do Spotify sofreram uma grande queda na última sexta-feira (15)  depois que os analistas do Citi rebaixaram as ações porque a gigante do streaming de áudio não mostrou “nenhum benefício material” de seu investimento de mais de $ 800 milhões em conteúdo e tecnologia de podcast.

O preço das ações do Spotify fechou em queda de 6,6% na sexta-feira, para $ 319,82 por ação, superando quedas menores no mercado mais amplo. Em 2020, as ações da empresa mais do que dobraram de valor, a partir dos entusiasmos dos investidores pela expansão global e modelo de negócios do Spotify, incluindo sua entrada em podcasts.

“A cadência das adições brutas do [Spotify] Premium (até o terceiro trimestre de 2020) e os dados de download do aplicativo (até o quarto trimestre de 2020) não mostram nenhum benefício material dos investimentos recentes em podcast (que começaram em 2019)”, disse a equipe de analistas do Citi liderada por Jason Bazinet em uma nota de pesquisa na sexta-feira, cortando a classificação das ações do Spotify de “neutro” para “vender”.

Os analistas do Citi escreveram que “nosso medo é que, se o podcasting não fornecer uma maneira de o Spotify se afastar da dependência da gravadora, a Street pode reavaliar o valor subjacente do negócio. E isso seria ruim para o valor múltiplo e patrimonial do Spotify”. O Spotify tem uma capitalização de mercado de mais de US $ 60 bilhões, enquanto continua a registrar perdas operacionais.

Mercado de Podcasts

 

Enquanto isso, os executivos da Apple têm “discutido” um potencial serviço de assinatura de podcast, informou o site The Information na sexta-feira, citando fontes não identificadas. No entanto, não está claro se isso representaria uma ameaça competitiva ao Spotify maior do que a que a Apple Music já representa.

O Spotify no final de setembro tinha mais de 320 milhões de usuários, incluindo 144 milhões de assinantes pagos, em 92 mercados. Atualmente, a plataforma hospeda mais de 1,9 milhão de títulos de podcast, a maioria dos quais não são exclusivos.

O Spotify deu início à sua iniciativa de crescimento de podcast no início de 2019, comprando os estúdios de podcast Gimlet Media e Parcast e a plataforma de autopublicação de podcast Anchor – pagando quase US $ 400 milhões por eles, com pagamentos potenciais adicionais em quatro anos. No ano passado, o Spotify comprou o podcast The Ringer e a startup de mídia de Bill Simmons em um negócio de quase $ 200 milhões e investiu $ 235 milhões em dinheiro para comprar a publicação de podcast e a empresa de publicidade Megaphone.

Também gastou milhões em conteúdo de podcast original e exclusivo. No outono passado, garantiu os direitos exclusivos de “The Joe Rogan Experience”, o programa extremamente popular e polêmico. O Spotify também assinou acordos de podcast plurianuais com os “Obamas” e Príncipe Harry e Meghan Markle com “Archewell Audio”, bem como, acordos de desenvolvimento com Kim Kardashian West, Warner Bros. e DC Comics, e os Duplass Brothers.

Escrito por Láisa Naiane

Karin Hils explica declarações sobre Rouge: “amo elas”

"Bum Bum Tam Tam": MC Fiotti grava clipe no Instituto Butantan

“Bum Bum Tam Tam”: MC Fiotti grava clipe no Instituto Butantan