banner com link para rádio globo
Aniela Jordan, Presidente do Instituto Evoé e Diretora Artística | Foto: Divulgação
in

“Sofri muito preconceito”, revela Aniela Jordan gestora do Teatro Prudential sobre ser mulher

Em entrevista ao POPline.Biz, a gestora revelou o objetivo de promover um mês em homenagem as mulheres no teatro

O mês de março no Teatro Prudential será inteiramente voltado para reverenciar as mulheres. Com uma programação extensa, trazendo muita música, roda de conversa, lançamento de livro e a segunda edição de “Dramaturgia em Leituras e artes cênicas”, o teatro vai abordar temas como feminismo, feminismo negro, sororidade, dororidade e equidade, reunindo nomes expressivos do universo feminino.

Intitulado de “Março com Elas”, a programação traz nomes como Elba Ramalho, Maitê Proença, Jessica Ellen, Duda Brack, Izabella Bicalho, Liah Soares, Andréa Pachá e Vilma Piedade, Agnes Nunes, Debora Lamm, Inez Viana, Olivia Hime e Julia Shimura, que farão parte da homenagem.

Elba, Agnes, Liah e Jéssica fazem parte da programação especial “Março com Elas” | Fotos: Divulgação

Com o gancho das comemorações, o POPline.Biz é Mundo da Música entrevistou Aniela Jordan, Presidente do Instituto Evoé, que faz a gestão dos icônicos teatros Prudential e Riachuelo Rio, para falar sobre a posição da mulher na Industria do Entretenimento e a evolução do mercado de trabalho em busca de equidade de gêneros.

Leia mais:

Referência no setor cultural, Aniela é uma das mais atuantes e experientes produtoras do país, sobretudo na criação e condução de grandes espetáculos musicais e na recuperação, gestão e curadoria de programação de tradicionais aparelhos culturais. Em 2021, inclusive, ela foi eleita pela Veja Rio como uma das 30 cariocas que mudaram a história da Cidade Maravilhosa nas últimas três décadas, sendo o maior nome para a cultura.

Durante a entrevista, foi levantada a questão da movimentação do mercado ao promover eventos temáticos em datas comemorativas como Dia da Mulher e sobre a atenção pontual a temas que durante o ano não são debatidos. Questionada sobre esse movimento e a falta de equidade latente no entretenimento, Aniela revelou o diferencial ter um time de trabalho é majoritariamente feminino.

“Somos uma empresa “feminina “, composta em sua maioria por mulheres de ponta a ponta e até mesmo por termos esse quadro, infelizmente ainda atípico, chega em março nos esforçamos para entregar algo diferente, especial, com profundidade e para além do dia 8”, revela.

Com o “Março com Elas” no Teatro Prudential, além dos shows e espetáculos cênicos 100% criados e feitos pela própria equipe de mulheres, Aniela destaca que o objetivo de “honrar as histórias de muitas que se foram e outras tantas – e cada vez mais – que permanecem para pleitear por mais espaços, oportunidades, direitos iguais e a liberdade de ser e fazer o que quisermos”.

E completa: “E por sermos muitas e diversas, nosso time, do qual tenho o privilégio de ser gestora, criou uma agenda extremamente rica e potente, assim como nós somos. Precisamos cada vez mais reforçar a importância da mulher na vida social e econômica do país. Ressaltar isso no mês da mulher é muito pertinente!”.

Teatro Prudential terá programação especial no mês das mulheres | Foto: Divulgação

Representatividade feminina em cargos de liderança

Na indústria do entretenimento ainda nos deparamos com a ausência de representatividade feminina em cargos de liderança – principalmente na música, os números não mentem. Questionada sobre as mudanças do mercado nos últimos anos, Aniela é categórica ao dizer que “Avançou muito!”.

“Eu comecei muito jovem no backstage de teatro, trabalhando com iluminação, não existia uma referência feminina sequer e sofri muito preconceito no sentido de desqualificar ou duvidar nas minhas habilidades e potencial de crescimento. E digo mais: não existiam mulheres nas equipes técnicas como um todo e os técnicos tinham muita dificuldade em aceitar qualquer comando, ainda mais de uma jovem”.

Ela destaca que isso foi mudando aos poucos ao longo dos anos, à medida que o mercado foi amadurecendo e incorporando alguns avanços sociais iniciados lá fora. “Hoje há várias mulheres na liderança em vários cargos dos diversos setores que compõem a Economia Criativa e que são muito bem aceitas”, completa.

Programação especial “Março com Elas”

A programação especial do teatro está bem diversificada não só em gêneros artísticos, como em gerações e públicos. Aniela comentou sobre como foi feita a curadoria das artistas e qual mensagem gostaria de passar com essa ação:

“Por sermos e nos enxergarmos como muitas e diversas, criamos um mês inteiro dedicado à pluralidade das potências femininas. “Março com Elas” será feito com elas e por elas, porém se dirigindo à todos, incluindo os homens, para somar com a gente e essas artistas e pensadoras brilhantes, em uma extensa programação inédita, plural, acessível e democrática. Queremos mostrar a multiplicidade de talentos femininos em todas as idades nos diversos segmentos do palco: teatro, música, escrita, equipe criativa…”, revela.

Clique aqui e confira a programação completa do Março com Elas do Teatro Prudential.

Escrito por Rafa Ventura

Bam Bam: Single de Camila Cabello e Ed Sheeran estreia no top 20 do Spotify

Membros do Now United chegam ao Brasil com recepção calorosa