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Dos 100 autores mais remunerados do Brasil apenas 2 são mulheres, revela relatório inédito do Ecad

Foto: Mariana Vusiatytska/Unsplash

A indústria brasileira da música conta com compositoras de talento inegável e diversos nomes de bastante expressão, mas a participação feminina neste mercado, em comparação aos homens, ainda é consideravelmente pequena. O POPline.Biz é Mundo da Música publicou em primeira mão, nesta segunda-feira (8), data que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o relatório da União Brasileira de Compositores (UBC), que revela que a cada R$ 100 distribuídos, o valor destinado a elas é de apenas R$ 9.

Neste mesmo contexto, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lançou o relatório inédito “O que o Brasil ouve”, com o objetivo de identificar e analisar as tendências do que é ouvido em todo o Brasil nos principais segmentos de execução pública.

A primeira edição do relatório aproveitou a data comemorativa para mapear a participação feminina no mercado da música atual, especificamente em execução pública, com base nos dados do ano de 2020 e informações comparativas do início da década.

De acordo com a publicação, de todos os valores distribuídos em 2020 para compositores, intérpretes, músicos e produtores fonográficos, apenas 7% foram destinados às mulheres. A boa notícia para o mercado nacional é que quase 70% desses valores remuneraram brasileiras e o restante contemplou as estrangeiras.

Embora os números tenham crescido de forma expressiva nos últimos dez anos, a análise do banco de dados revela a discrepância do mercado: 85% das pessoas cadastradas são homens e esta realidade se reflete na análise do ranking dos “100 autores com maior rendimento” dos últimos cinco anos, em que a média da presença de mulheres se resume a meros 5%. Ao olhar para o recorte anual, esse número é ainda mais tímido. Em 2020, apenas 2 mulheres figuraram no ranking dos 100 autores com maior rendimento em direitos autorais.

Foto: Reprodução/Relatório Ecad

“Todos os números apontados neste relatório são um reflexo da formação histórica da indústria e um ponto de alerta para a produção brasileira atual. Identificar um problema e conhecê-lo de perto são os primeiros passos para que o mercado pense sobre a inserção das mulheres em todas as etapas: desde a parte técnica, passando pela criativa e incluindo a administrativa e executiva, para que nosso universo da música seja cada vez mais igualitário e justo”, afirma Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.

Considerando uma amostra com aproximadamente 300 mil músicas mais tocadas nos últimos anos e que tiveram rendimentos por execução pública nos segmentos de Rádio, Casas de Festas e Diversão, Música ao Vivo, Festa Junina, Sonorização Ambiental, Show e Carnaval, apenas 14% dessas músicas têm mulheres entre os autores.

Confira a tabela de repasses por categoria para as titulares do gênero feminino:

Foto: Reprodução/Relatório Ecad

Ascensão feminina

Apesar deste cenário, os números também indicam um forte crescimento da entrada delas no mercado da música: na última década houve um aumento de 1.200% de cadastros de mulheres em todas as categorias representadas pelas sete associações de música que administram o Ecad (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC). A quantidade de mulheres remuneradas também saltou de 6 mil em 2010 para 22 mil no ano de 2020.

Confira o ranking das 10 músicas mais tocadas com mulheres entre os autores:

1º “Parabéns a você” – Bertha Celeste Homem de Mello/Mildred Junius Welch Hill/Patty Smith Hill
3º “Medo bobo” – Antonio Aparecido Pepato Junior/Carla Maraisa Henrique Pereira/Francisco Benício de Sá Neto/Juliano Gonçalves Soares/Marcos Vinicius Soares de Oliveira
8º “50 reais” – Bruno Rigamonte Carneiro/Estanislau Alex Torricelli/ Maykow de Carvalho e Melo/Naiara de Fatima Azevedo/Waleria Leão de Moraes
9º “Propaganda” – Alvino Gomes Alves/Diego Henrique da Silveira Martins/Marcia Regina Araújo Farias de Oliveira/ Marder Bezerra Nunes
10º “Eu sei de cor” – Antonio Aparecido Pepato Junior/Elcio Adriano Carvalho/ Gustavo Gomes Pereira/Larissa Ferreira da Silva
11º “Vai malandra” – Andre Murilo da Silva/Brandon Michael Green/Isaac Daniel Junior/Jose Henrique Castanho de Godoy Pinheiro/ Larissa de Macedo Machado/Yuri de Jesus Pereira
16º “Vidinha de balada” – Diego Henrique da Silveira Martins/Larissa Ferreira da Silva/Nycollas Rick Damascena/Rafael Silva Borges
17º “Loka” – Janesson Caique de Jesus Bispo/Rafael Silva de Queiroz/Simaria Mendes Rocha/Simone Mendes Rocha
18º “Made in roça” – Dayane de Oliveira Camargo/Everton Domingos de Matos/Gustavo Martins Felisbino/Lara Menezes da Silva/Ray Antonio Silva Pinto/Victor Gabriel Silva/ Wanderley Henrique Batista Filho
21º “Closer” – Andrew Taggart/Ashley Frangipane/Frederic Kennett/ Isaac Edward Slade/Joseph A King/Shaun Charles Frank