Pedro Kayat resume seu trabalho em poucas palavras: “eu faço discos”. No entanto, esse processo vai muito além. Ao conhecer um artista, o engenheiro de som e produtor estuda como moldar as ideias do músico até transformá-las em música, que depois pode ser compartilhada com o mundo.
O produtor musical e engenheiro de som trabalha na Interscope Records, em Los Angeles, por onde passam nomes como Lady Gaga, Lana del Rey, Selena Gomez, Blackpink, Billie Eilish, Tupac, Kendrick Lamar, entre outros.
Leia Mais:
- Quem é Jenni Mosello, cantora e compositora que traz reflexões sobre o feminino no álbum ‘FEMMINA’?
- Quem é Maria Maud, a voz de ‘Dengo’ da novela ‘Travessia’?
- Quem é Caramico, multiartista que acabou de lançar o EP ‘Diz Em Canto’?
“Gosto de fazer tudo, desde coescrever, produzir, mixar e gravar, e acho que cada uma dessas etapas tem um papel crítico em como a música vai soar. Adoro colaborar com diferentes artistas e músicos porque realmente acredito em combinar a criatividade de todos e experiências musicais únicas para criar algo novo e empolgante”, afirma Pedro Kayat.
Essa foi uma das razões que levou o artista a co-criar a produtora Favorite Song Records, uma parceria com o produtor e engenheiro Rodrigo Martins (indicado ao Grammy pelo trabalho com o músico Rubel) e a compositora Manny Moura, em Los Angeles. O objetivo do trio é buscar novos talentos com potencial musical para produzir do início ao fim seus trabalhos
Dentre os trabalhos produzidos pela casa, como sessões com artistas independentes, um ganhou destaque internacional recentemente. A música original ‘Espelho do Mundo’ para o curta-metragem brasileiro ‘A Menina e o Mar’, de Gabriel Mellin, que vem conquistando prêmios nacionais e internacionais por festivais em 12 países.
A obra levou prêmios de Melhor Curta e Melhor Direção no Poombukar Independent Film Festival e de melhor curta no Indie Festival, na Ucrânia e ainda foi indicada ao Festival de Cannes, um dos mais importantes do cinema. Com composição e melodia assinadas por Manny Moura, a música foi lançada oficialmente nos streamings da artista, em março.
Pedro Kayat também já trabalhou com Jorge Aragão, Beanie Sigel, Sara Diamond, HeartBeats [Nicki Minaj, Jesy Nelson], George Garzone, Rodrigo Martins, Manny Moura, João Boiajion, C The Third, Nathan Dies, e muitos outros.
Dentre os trabalhos realizados, Pedro Kayat produziu o single ‘Is this what it feels like?’, da artista Natalia Toache. Além disso, está produzindo como músico o Nadji Jeter que é um ator, dublador, dançarino e músico americano.
Mas, afinal, quem é Pedro Kayat?
Tudo começou com um piano velho, presente do seu pai para sua mãe. Com o instrumento, Pedro Kayat ensaiou suas primeiras notas musicais ao reproduzir as melodias dos desenhos animados somente de ouvido.
O avô, que tocava flauta, observou o potencial do neto de sete anos e, prontamente, providenciou um teclado e sua primeira aula de música. No entanto, foi com a guitarra elétrica aos nove anos que descobriu que fazer música seria seu propósito para o resto da vida.
Hoje é produtor musical e engenheiro de som na Interscope Records, em Los Angeles e co-fundador da Favorite Song Records, produtora criada com os amigos.
“Mudar para Boston, estudar na Berklee Colege of Music, fazer música, conhecer pessoas incríveis e inspiradoras, trabalhar em dois estúdios diferentes em Nova York e chegar em Los Angeles e trabalhar com muitos artistas indicados e premiados como o Grammy, assim como produtores e engenheiros, percebo que correr esses riscos e abraçar o desconhecido definitivamente valeu a pena. É realmente um sonho realizado poder trabalhar neste universo e conhecer e trabalhar com tantas pessoas incríveis que me inspiraram a perseguir meu sonho e continuam me inspirando a nunca desistir dele”, comemora o artista, que teve sua primeira experiência no estúdio do lendário baixista Arthur Maia, que o ajudou a produzir e gravar sua primeira música, ‘Sozinho’, escrita com o pai Marcos Kayat em 2012.
Além de atender inúmeros artistas consagrados nas gravadoras por onde passou em Nova Iorque como a Electric Lady e Penthouse Studios, Pedro Kayat atendeu como engenheiro de som artistas como Jorge Aragão (indicado ao Grammy Latino), Beanie Sigel (rapper americano indicado ao Grammy) e Freeway.