in

Quem é Carola, a primeira DJ brasileira preta a se apresentar no Tomorrowland?

A DJ e produtora musical  está confirmada no Lollapalooza Brasil e entra em nova fase musical com ‘Move For Me’,  que conta com vocais de Libutti, música traz elementos de bass house e estrutura experimental

Carola. Foto: Divulgação

A DJ e produtora musical Carola subirá no palco do Lollapalooza Brasil e, pelo segundo ano consecutivo, do Tomorrowland Bélgica, em maio deste ano. A artista também parte para sua primeira turnê nos Estados Unidos, onde se apresentará no mainstage do EDC Las Vegas.

Carola foi a  primeira DJ mulher preta brasileira a se apresentar no Tomorrowland Bélgica. Estreando pela In/Rotation, gravadora do Insomniac Music Group, a artista começa 2023 em nova fase sonora com o single ‘Move For Me’, que traz vocais de Libutti.

Foto: Divulgação

“Estou conseguindo criar uma boa relação com gravadoras e eventos internacionais, estamos construindo uma grande relação com o Tomorrowland, onde me apresento neste ano pela primeira vez no mainstage, me apresentei no ano passado e foi incrível. Também tem um big festival para anunciar nas próximas semanas e que sempre foi meu sonho tocar nesse evento. É incrível saber que isso vai se realizar agora, mais um festival internacional pra conta, então estou muito feliz com essa fase”, destaca Carola.

Carola. Foto: Divulgação

A faixa ‘Move For Me’ apresenta uma Carola um pouco diferente da que se consolidou nos últimos anos. Menos pop e mais crua, trata-se de um tech house com elementos de bass house e estrutura experimental.

“Tentei trazer uma estética pouco convencional. Essa música tem três breaks e três drops, e o vocal não é nada pop, como eu estava habituada a usar nas minhas produções. Quando tentava extrair algo bem diferente no estúdio, um amigo me apresentou o Libutti, que tinha esse sample gravado com a voz dele falando as frases do refrão. Iniciei a ideia com esse refrão e depois escrevi o restante. O resultado foi muito satisfatório”, contou a artista.

Carola. Foto: Divulgação

Em dezembro, o lançamento de Love Goes, uma parceria com Bolth e Jae Walters, marcou o encerramento de um ciclo cuja sonoridade a consolidou globalmente — alcançando festivais como Tomorrowland e Rock in Rio, gravadoras como Armada Music e STMPD RCRDS e suportes de astros como David Guetta, Martin Garrix e Tiësto.

“Completei uma década como DJ, e estou perto de fazer 30 anos. Sigo em busca de mostrar quem sou através da minha arte, e acho que esse amadurecimento sonoro é algo natural. Ainda é difícil definir o futuro das próximas produções, mas os elementos de tech house, melodic e progressive vão estar cada vez mais presentes na nova sonoridade”, explicou a gaúcha sobre o seu novo momento.

Carola. Foto: Divulgação

Leia Mais:

Mas, afinal, quem é Carola?

Carolina Alcantara, 29 anos, é DJ e produtora gaúcha. Conhecida por seu projeto Carola, saiu da Vila Jardim, na periferia de Porto Alegre, para se tornar destaques da cena mainstream da música eletrônica nacional. 

O ano de 2012 marcou o início do sonho de viver de música. Para isso, a artista estudou, praticou, e começou a colher os frutos em 2019, quando foi para São Paulo em virtude dos shows que fazia pelo país. No ano seguinte, começou a consolidar sua carreira em território nacional e a conquistar a cena mainstream internacional com suas produções.

Foto: Divulgação

Em 2021, Carola se tornou a primeira mulher a lançar pela STMPD RCRDS, gravadora de Martin Garrix, com a faixa ‘What They Want’, collab com Gabzy. Alcançar a STMPD era justamente um de seus principais objetivos da carreira.

A divulgação da track fez com que ela se aproximasse de uma marca de cerveja, patrocinadora oficial da última edição do Tomorrowland. Durante a pandemia de covid-19, a marca organizou uma live especial de after party do festival, e Carola foi escalada para o evento. Menos de um ano depois, era anunciada para a edição principal, na Bélgica, se tornando a primeira DJ mulher preta brasileira a se apresentar no festival.

“Sinto que em dois anos tive conquistas muito expressivas, faz dois anos que eu apareci pro mercado nacional da música eletrônica e ao longo desses dois anos consegui criar uma boa relação com produtores de eventos dentro do Brasil, com o público, consegui me conectar muito com o público.”

Carola. Foto: Divulgação

Além do Tomorrowland, em 2022 a produtora mostrou sua face no Rock in Rio e assinou com a UTA Music, uma agência que trabalha com músicos como Guns N’ Roses, Post Malone e Anitta.

Com o suporte de nomes como Tiësto, David Guetta, SOFI TUKKER, Don Diablo, Fedde Le Grand, Vintage Culture e Alok, mais de 30 milhões de plays apenas no Spotify e parte do roster de gravadoras como STMPD, Atlantic, HUB Records e Armada Music — por onde lançou faixas como ‘Come With Me’, que ultrapassou 5 milhōes de plays  — Carola é atualmente um dos maiores expoentes da música eletrônica brasileira.

Hoje, ela reside em São Paulo e faz parte da Entourage

Carola. Foto: Divulgação

O quadro “Quem é” do POPline.Biz é Mundo da Música que traz nomes que estão dando o que falar no mercado como Braga,  Carol RobertoKevi JonnyAzzy Iguinho e LulinhaLais Bianchessi, Gabriel HenriquesVitor Fadul, SlipmamiNairoBebéKadu Martins,WIU, Lyus e mais.