Connect with us

Hi, what are you looking for?

#BIZ

Quem é Iuna Falcão, indicada ao Prêmio Multishow na categoria Brasil?

O single ‘Silêncio’, lançado em julho, está concorrendo à premiação tem a composição assinada por Luedji Luna e Héloa e traz a proposta sonora preta e contemporânea da artista maranhense
Iuna Falcão. Foto Lucas Cordeiro.

Iuna Falcão tem mostrado toda sua potência em seus lançamentos. O single ‘Silêncio’, lançado em julho, está concorrendo na categoria Brasil no #PrêmioMultishow 2023. A composição, assinada por Luedji Luna e Héloa, traz a proposta sonora preta e contemporânea da artista maranhense, com sua voz expressiva e autêntica. 

No mês passado, Iuna lançou a canção ‘Estrela’, uma parceria com a Xênia França. O single inspirado na força feminina e no poder das yabás, é uma releitura do EP Iuna Falcão, unindo a percussão maranhense e programações sonoras rítmicas que dão uma nova roupagem à composição. No dia 27 de outubro, será disponibilizado o álbum da artista.

Leia Mais:

‘Estrela’ é o terceiro single do projeto, onde apresenta suas raízes maranhenses e indígenas atreladas às vivências baianas, Iuna Falcão apresenta a nova canção com uma letra que exalta a mulher, a feminilidade e a religião. A artista revela que a música foi uma forma que encontrou de homenagear e reafirmar a figura feminina. 

“Essa música fala sobre a energia feminina, o poder das yabás e das mulheres no mundo, é uma forma de homenagear e reafirmar essas figuras. Eu sempre me inspirei em mulheres fortes, minha família é baseada em um matriarcado, eu quis trazer isso não só nessa música, além da letra, a referência melódica foi tirada das minhas vivências Maranhenses em geral”, destaca Iuna Falcão.

Iuna Falcão. Foto: Lucas Cordeiro.

A música é uma parceria com Xênia França, baiana indicada ao Grammy Latino e ao Women Music Award, que ao lado de Iuna ampliam as aberturas de vozes. Esse novo arranjo com timbres homônimos vem da trajetória pessoal das duas e da conexão com o que a música expressa.

Cantar essa música com Xênia França é sobre encontros de trajetórias, onde as memórias coletivas nos alimentam também do que somos. Uma música que nos conecta em um lugar tão especial, que veio antes da gente: a ancestralidade. Oxum se encarregou de nos colocarmos juntas nesse momento”, comemora.

Iuna Falcão. Foto: Lucas Cordeiro.

Para Iuna, fazer a releitura de uma composição antiga é um desafio, mas que marca um novo momento através dos feitos, synts, teclado e percussão, que dão uma nova roupagem à canção. 

“Os novos arranjos escolhidos para Estrela trazem uma tônica atual, marcada pelos grooves da bateria inspirados nas levadas norte-americana do rap. Uma das grandes assinaturas são os efeitos adicionados a voz, que abusam do reverb criando no público essa sensação de dissonância.  Do outro lado do rio está o piano, que chega cintilante, preenchendo os espaços e conversando com nossas vozes. Os graves são especiais e temperados com o Baixo Synth que deu a liga necessária ao som, transformando tudo em um ritmo perfeito”, finaliza.

Iuna Falcão. Foto: Lucas Cordeiro.

Mas, afinal, quem é Iuna Falcão?

Aos 7 anos, Iuna Falcão já tocava piano e pintava. Com influência da música de sua cidade natal, São Luís do Maranhão, a arte era carnal em sua vivência familiar.

Com 17 anos, a artista entrou para a Escola de Belas Artes, na Faculdade Federal da Bahia (UFBA) e, a partir disso, os caminhos musicais voltaram a te atrair de forma incessante. Sem ter como fugir, Iuna decidiu mergulhar de vez na música e trancou o curso. 

“Diria que a minha avó, foi uma das principais figuras atuantes nesse meu processo de me apaixonar pela música. Sempre a minha maior referência, a primeira mulher radialista do Maranhão, não faltava nada na sua coleção de LP’s da época”, lembra Iuna Falcão.

Iuna Falcão. Foto: Lucas Cordeiro.

A artista se considera bem eclética quando o assunto é música. Ela acredita que todos os ritmos, principalmente o jazz, R&B, o rap e outros estilos musicais, predominantemente, os negros influenciam diretamente no tipo de som que ela gosta de fazer. Iuna se considera uma cantora da nova música preta contemporânea do Brasil.

Atualmente, com quase 24 anos, que serão feitos neste mês de outubro, e uma longa estrada na carreira musical, Iuna Falcão diz que faz dois anos que ela se  reencontrou neste caminho e tem sido um trabalho árduo. No entanto, de “muito amor e aprendizado”, como pontua a artista.

O quadro “Quem é” do POPline.Biz é Mundo da Música que traz nomes que estão dando o que falar no mercado como Anna, Som de FaculdadeGica AlmarAnanda PaixãoChadyKingCaioPedro KayatCaramicoJenni Mosello,  Maria MaudMC CaverinhaClara x SofiaGabi FernandesCammieJulia SvacinnaCarolaBraga e mais.

Destaques

#BIZ

A Altafonte Brasil marca presença pelo terceiro ano consecutivo com o Coala Festival, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de setembro, assinando...

#BIZ

A Strm, music fintech brasileira, anuncia parceria com a Cartel World Produções Artísticas, um selo de música urbana, que também é produtora de filmes,...

#BIZ

Os executivos Alan Lang e Marcelo Frauches, com passagens pela Som Livre, iniciam a operação da “Royalty Split”, uma empresa de gestão de royalties...