banner com link para rádio globo
Qual é a diferença entre um som oficial e UGC no TikTok
Qual é a diferença entre um som oficial e UGC no TikTok. Foto: Unsplash
in

Qual é a diferença entre um som oficial e UGC no TikTok?

Uma das dúvidas mais comuns entre os artistas que usam de forma estratégica a plataforma para divulgar a sua música, entenda a diferença

Se os olhares estão voltados para uma das plataformas mais populares do momento, o TikTok, os artistas buscam as melhores formas de explorar os recursos do aplicativo, se aproximarem dos seus fãs e também fazer a divulgação da sua música. Entre as dúvidas mais comuns do artistas que usam plataforma, está a diferença entre um som oficial e o som UGC (conteúdo gerado pelo usuário).

Leia Mais:

Os Sons oficiais podem ser encontrados na biblioteca de sons do TikTok, nos perfis oficiais dos artistas ou sendo usados nos vídeos dos criadores. Esses sons são oficiais porque são enviados para a plataforma através dos parceiros de música do TikTok. Eles têm o nome do artista e da música e também têm sua própria página dentro do aplicativo, onde você pode ver os vídeos que foram criados usando-o.

Um Som não-oficial ou UGC (conteúdo gerado pelo usuário) é o som associado a um vídeo. Ele é gerado automaticamente quando um vídeo é postado e, embora suas informações possam ser editadas, seu nome contém “Som original” e o nome de usuário da conta do criador. Ao contrário do som oficial, os sons UGC não podem ser encontrados na biblioteca de sons do TikTok.

Qual é a diferença entre um som oficial e UGC no TikTok?
Foto: Hello I’m Nik/Unsplash

Como faço para colocar minha música no TikTok?

Se você for um artista independente, precisará se inscrever em uma Distribuidora Musical para enviar suas músicas para o TikTok, pois a plataforma não permite o upload de músicas diretamente. Além do TikTok, a maioria dos distribuidores de música também enviará sua música para outros serviços de música.

Como escolho a hora em que minha música começa no TikTok?

No TikTok, os artistas só podem ter até 60 segundos de sua música carregada. E dependendo da empresa de distribuição digital com a qual você trabalha, esse tempo pode variar entre 15 segundos a 55 segundos. É muito importante que cada artista selecione a parte da música que deseja ter no TikTok.

Algumas práticas recomendadas incluem identificar qual parte da música entre os versos e o refrão pode ser a melhor para os usuários criarem vídeos com sua música. Pense no que as letras transmitem ou como a música e as batidas inspirarão a comunidade a criar. Essa, essencialmente, é a melhor abordagem para escolher sua música como forma de direcionar os usuários a criar e, portanto, alcançar a viralidade.

Por exemplo: o refrão de uma música pode não ser necessariamente a melhor parte para incentivar a criação de vídeos no TikTok, mas talvez a introdução possa ter batidas muito legais que podem ser usadas com uma transição divertida para contar uma história em um vídeo. Portanto, reserve um tempo para escolher qual parte da música estará disponível na biblioteca de músicas do TikTok, e esse trecho irá direcionar a estratégia na divulgação da sua música.

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Escrito por Láisa Naiane

Justin Bieber estreia a “Justice World Tour” nos Estados Unidos

POPline Charts by STRM: Bom Gosto está no topo do Top 30 Samba, Pagode e Axé